10 Dicas para uma comunicação escolar eficiente

Tempo de leitura: 7 minutos

A comunicação está na raiz da sobrevivência de instituições. Afinal, elas são compostas por humanos, que precisam se comunicar. O bem-estar de uma escola depende diretamente da capacidade de nos comunicarmos melhor, assim como uma sociedade só é saudável quando o fluxo de comunicação presente é feito de maneira eficiente. Neste artigo daremos algumas dicas práticas para uma comunicação escolar eficiente.

E-book gestao escolar

Muitas falhas que percebemos durante o dia está na comunicação. Empresas perdem muito tempo tentando descobrir problemas em lugares errados. Mal imaginam que é a comunicação equivocada entre líderes, funcionários e departamentos que está gerando o problema.

Em uma escola, o processo é o mesmo. No entanto, é preciso considerar as características particulares do ambiente escolar. A comunicação escolar vai desde do aluno com o aluno, do professor com o aluno, da equipe pedagógica com o professor e assim por diante.

Dessa forma, para melhorar a comunicação escolar, é importante olhar para diversos aspectos. Como melhorar a comunicação entre professores? E com os pais? Cada um exige um meio. Vamos elencar algumas dicas que farão você entender que o processo de comunicação pode ser mais fácil do que imagina.

1. Memorando pode ser uma boa opção

O memorando parece carregar aquele peso burocrático, mas pode ser um parceiro ótimo para despachos simples. Ao longo da semana recebemos muitos e-mails, mensagens, correspondências etc., e o memorando é uma maneira de organizar tudo o que importa.

Todas as informações mais básicas e operacionais podem ir, resumidamente, para o memorando. De maneira rápida, você foca no que é importante: os objetivos da semana, insights importantes, observações, prazos e o calendário.

O memorando pode ser criado para toda segunda-feira, e colocado em um ambiente visível, onde todos passarão por ele. Assim, prestar atenção nele se tornará um hábito da equipe. Além disso, se você escreve o texto em tom descontraído e leve, tira o peso da comunicação burocrática.

2. Simplifique com reuniões informais

As reuniões formais são as mais importantes, mas é possível criar reuniões informais, como um chá com os professores semanal. Elas tiram o tom sério da formalidade, mas trazem a discussão para a relação pessoal. Um café facilita a comunicação e permite que seja discutido assuntos de menor importância, mas fundamentais para a melhoria do ambiente escolar.

3.  Utilize informes através de e-mails

O e-mail é uma das mais antigas formas de comunicação da era digital, e nem por isso deve ser descartado. Pelo contrário, a ferramenta é extremamente útil em criação de projetos, agendamento, envio de arquivos e resolução de problemas. A escola pode promover a boa utilização do e-mail na comunicação escolar através de uma política educativa, que envolva até mesmo os alunos.

4. Use e-learning na comunicação escolar

O Ensino a Distância (EAD) é uma das facilidades que vieram na esteira da revolução promovida pela internet. A tendência é que o EAD esteja cada vez mais presente nos ambientes escolares. Estar conectado com essa tecnologia é fundamental para garantir mais recursos que ajudem o processo de aprendizado dos alunos. Na hora de realizar as tarefas em casa, por exemplo, eles podem entrar em contato direto com o professor em caso de dúvidas.

5. Seja transparante em seu Site

É importante manter as informações fundamentais sobre a escola em um site institucional. Além de demonstrar a estrutura da escola e o método pedagógico, os sites podem oferecer serviços de dúvidas e resoluções. Assim, os pais e parceiros podem resolver algumas dúvidas sem precisar entrar em contato diretamente com a escola. Além disso, os próprios professores podem criar sites e projetos de web para as suas turmas, melhorando a comunicação na gestão da sala de aula.

6. Use Mídias sociais

As mídias sociais são uma espécie de “espelho social” que sua escola deve manter. Facebook, Twitter, LinkedIn, por exemplo, são ferramentas muito úteis para a instituição criar uma comunicação escolar direta com o mundo, e por isso não devem ser dispensadas.

7. Facilite com o WhatsApp

Desde o surgimento do WhatsApp, diversas empresas exploram a ferramenta devido à facilidade de se comunicar e até administrar projetos. Os grupos são importantes para manter uma equipe unida e em direção às metas. Problemas simples podem ser resolvidos rapidamente pelo smartphone. Os grupos ajudam professores, a equipe, a direção e até as turmas.

8. Canais para comunicação com os pais

Em um negócio, a empresa precisa fornecer meios de comunicação rápidos e eficientes. Sobretudo nos tempos de hoje, as pessoas desejam resolver problemas e responder dúvidas de maneira veloz. Com a escola é a mesma coisa. Dar aos pais meios para comunicação rápida pode ser uma grande jogada. É possível fazer isso com canais no site e um software eficiente, como falaremos à frente.

9. Realize pesquisas internas

As pesquisas sempre são excelentes ferramentas para melhorar a gestão. Elas fornecem informações que escapam normalmente das lideranças, e evidenciam qual é a visão de quem está de fora. Elas podem ser aplicadas semestralmente, ou anualmente, abordando as mais variadas questões, e em diversos setores. Por exemplo, uma pesquisa para pais, outra para alunos, e outro para o corpo docente.

Banner-manual-completo-sobre-o-uso-de-TICs-na-Educação

10. Automatize com um software de gestão escolar

Todas as dicas aqui são importantes para melhorar a comunicação dentro da escola, mas essa aqui é a principal delas. Isso porque um software consegue integrar os mais variados recursos e, por isso, muitas das nossas dicas serão facilmente aplicadas por meio dele.

Um software de gestão escolar vai melhorar a comunicação por meio da integração os departamentos e gestão de processos. Os pais e alunos podem acessar, por meio de um app ou pela web, informações fundamentais, como o próprio boletim.

É possível contar com módulos EAD e sistemas de comunicação muito mais eficientes para todos os que estão relacionados aos processos da escola. A gestão acadêmica é feita por meio da geração de relatórios, boletins, declarações, históricos.

Além disso, você ainda tem vantagens na gestão do fluxo de caixa. Você obtém a relação dos devedores, reduzindo drasticamente a taxa de inadimplência. Ou seja, um software é uma forma de investimento que evita maiores perdas.

Como todas as informações estão em um só lugar, a equipe ganha em produtividade. O que levaria dias para fazer, é possível realizar em uma hora.

Leituras Recomendadas

Continue aprendendo! Acesse nossos materiais educativos e se aprofunde nos principais assuntos sobre gestão de instituições particulares de ensino. Recomendamos para vocês esses materiais:

Checklist de Matrículas: Saiba o que não pode faltar antes e durante a realização das matrículas escolares!

PLANILHA: Precificação de mensalidades escolares.

E-book: Guia do sistema de gestão acadêmica.

Assine a newsletter do Proesc

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão assim que são publicados? Então assine a newsletter do Proesc agora mesmo e fique por dentro dos melhores conteúdos sobre o mundo educacional.

Curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário