10 motivos para a escola investir na satisfação dos pais e alunos

Tempo de leitura: 6 minutos

O Brasil está enfrentando uma grave crise econômica e as escolas precisam criar boas estratégias para redução da inadimplência, aumentando a captação de novos alunos e garantindo a retenção dos alunos atuais. Neste cenário uma arma poderosa é investir na satisfação dos pais e alunos.

10 razões para investir na satisfação dos pais e alunos

Selecionamos 10 fortes razões para você apostar nessa estratégia, indispensável para sua escola ir na contramão da crise. Enquanto a concorrência sofre, sua escola precisa crescer.

1. Criação de engajamento

Pais comprometidos se tornarão fãs da sua escola. Curtirão notícia no Facebook, darão depoimentos positivos nas redes sociais e o melhor de tudo, recomendarão sua escola para parentes e amigos. Estarão envolvidos com a escola e aumentarão a captação de novos alunos, além de manter os filhos na escola no ano seguinte. Eles participarão das reuniões e encontros pedagógicos.

Pais e alunos engajados tenderão a estabelecer um canal contínuo de comunicação com a escola, darão sugestões valiosas para melhoria das atividades a serem desenvolvidas em sala de aula, farão críticas construtivas sobre problemas na estrutura física da escola, além dos feedbacks sobre o desempenho dos professores em sala de aula.

Segundo uma pesquisa feita pela Fundação Lemann, fundada pelo empresário Jorge Paulo Lemann em 2002 que desenvolve e apoia projetos inovadores na área da educação, descobertas recentes apontam para a importância do desenvolvimento de habilidades socioemocionais, para o futuro das crianças e para o papel dos pais na educação de seus filhos.

2. Redução da inadimplência

A inadimplência é o atraso de pagamentos por parte de clientes e um dos principais causadores de fracasso de muitos empreendimentos. Quando uma escola possui alta inadimplência, compromete o fluxo de caixa e ameaça o futuro dos negócios. Muitas vezes os gestores são obrigados a recorrer a empréstimos para quitar a folha de pagamento. Para reduzir a inadimplência, a escola poderia pôr em pratica estratégias como: pagamento das mensalidades através de boletos, os responsáveis teriam opções de pagamentos e premiação pelos pagamentos feitos em dia, através de prêmios ou descontos.

3. Captação de alunos

Para uma escola captar clientes é necessário conquistar novos alunos. Por isso, a escola deve investir em algumas estratégias para agradar novos pais e alunos, como: através de uma pesquisa de satisfação, procurar saber o que os pais e alunos procuram em uma nova escola e assim investir nesses quesitos; desenvolver o capital social da escola, ou seja, desenvolver uma rede de relacionamento com base na confiança e cooperação entre escola e responsáveis. Vale lembrar que uma escola que conversa com os pais procurando saber suas necessidades gera uma ampla divulgação da escola através desses pais, que se sentem satisfeitos com os serviços prestados; mostrar os resultados alcançados pela escola, como: desempenho no Enem, medalhas em competições e concursos, etc. E utilizar as redes sociais para conhecer seu publico e atrair novos alunos.

4. Retenção de alunos

A evasão de alunos é muito prejudicial para a saúde financeira de uma escola privada. Além do prejuízo financeiro a escola tem também um marketing negativo, pois os pais ou aluno dificilmente vão indicar a escola para outras pessoas. Por isso é importante incentivar a satisfação dos pais e alunos. A escola deve sempre procurar um relacionamento com os responsáveis para saber do que eles gostam e o que não gostam em sua instituição e assim corrigir os erros para melhorar cada vez mais a satisfação dos pais e alunos.

5. Marketing gratuito

Pais e alunos satisfeitos possuem um sentimento de gratidão com a escola. Essa gratidão se traduz em marketing gratuito quando curtem as publicações em redes sociais como Facebook, Twitter, Youtube, Instagram e Linkedin. E o melhor desse marketing são os comentários positivos elogiando a escola, criando uma prova social que mostra aos futuros alunos que a escola possui autoridade.

6. Melhoria nos indicadores educacionais da escola

Os indicadores educacionais são parâmetros que a escola deva seguir para alcançar qualidade de seus serviços como: ambientes educativos, a prática pedagógica, a avaliação, a gestão escolar democrática, a formação e condições de trabalhos de seus profissionais e ambiente físico.

7. Melhoria no comportamento dos alunos

Alunos satisfeitos tendem a contribuir com a manutenção da limpeza da escola e com a preservação das instalações físicas. Para isso, a escola deve investir: na limpeza, conservação e novos equipamentos, em espaços adequados, equipe comprometida e a participação da comunidade. Pois alunos insatisfeitos não cuidam da escola, alguns até se tornam vândalos e quebram equipamentos da instituição.

8. Melhoria no processo educacional

O professor e a escola devem trabalhar juntos para oferecer um processo educacional onde os alunos tenham materiais, metodologias de ensino, livros didáticos, recursos tecnológicos, recursos visuais e recursos de áudio que se molde às suas necessidades.

9. Cuidando da estrutura física da escola

O espaço físico da escola é um espaço pedagógico. A estrutura física da escola é fundamental para o aprendizado, pois quanto melhor o conforto dos alunos e professores, melhor será o rendimento psíquico, intelectual e social. Quando pais e alunos estão motivados dão feedbacks contínuos para melhoria da arquitetura da escola, acessibilidade, melhorias em sala de aula, melhoria nos móveis.

Fale com um consultor

10. Economia

Com a satisfação dos pais e alunos, a instituição de ensino ganha um marketing gratuito. Os estudantes e os seus responsáveis prezam pelo patrimônio da escola, pagam as mensalidades em dia e isso tudo gera economia para a escola.

Para a inadimplência não prejudicar a saúde financeira da instituição, o gestor deve seguir algumas orientações: manter a documentação e dados cadastrais dos alunos organizados e em dia para possíveis cobranças; elaboração de um contrato claro e que contemple as necessidades de ambas as partes; ter pessoas preparadas na instituição para tratar desses assuntos internamente; organizar uma semana de conciliação para facilitar um acordo e dar descontos para os pagamentos em dia.

Assine a newsletter do Proesc

Gostou desses 10 motivos para investir na satisfação dos pais e alunos? Então assine a newsletter do Proesc e receba conteúdos, dicas e novidades do mundo educacional!

LEITURAS RECOMENDADAS:

Gestão financeira para escolas e cursos: 7 dicas de como manter o controle sobre as despesas

Gestão da secretaria escolar: O proesc é especialista

Guia completo da retenção de alunos para escolas e cursos

Aproveite e curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário