5 Dicas para o retorno das aulas presenciais

Tempo de leitura: 5 minutos

Com a diminuição de casos do novo coronavírus, alguns estados brasileiros já estão executando os planos de retomada das atividades econômicas. E com as instituições de ensino não é diferente. Neste artigo, selecionamos dicas práticas que vão auxiliar no retorno das aulas presenciais da sua escola ou curso. Confira:

Dica 1: Atente-se para as decisões dos órgãos competentes

Desde junho, instituições como o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional da Educação (CNE) têm divulgado diretrizes para o retorno das aulas presenciais.

Recomendamos que você acesse documentos como o Protocolo de Biossegurança disponível no portal do MEC e os pareceres do CNE (os mais atuais até o momento sobre o assunto são o Parecer CNE/CP 11/2020 e o Parecer CNE/CP 5/2020).

Nesses documentos, você vai encontrar orientações sobre medidas coletivas e individuais de prevenção à Covid-19, critérios para a retomada de atividades presenciais e sugestões aos sistemas de ensino, redes, escolas, professores e gestores sobre a reabertura das escolas.

Lembre-se também de acompanhar os decretos municipais e estaduais de onde você reside. Eles irão estabelecer as datas de retorno das atividades econômicas e medidas sanitárias necessárias. 

Dica 2: Encontre referências no retorno das aulas presenciais

No Brasil e no mundo já existem escolas que estão retornando com as aulas presenciais, isso permite você acompanhar experiências que deram certo.

Para experiências internacionais, busque artigos ou notícias de instituições que acompanham o que tem acontecido com a educação, como a Organização das Nações Unidas, que apresentam conteúdos sobre quando, onde e como reabrir as escolas.

No Brasil, pesquise notícias de instituições de ensino que já fizeram o retorno das aulas presenciais e aproveite as redes sociais dessas instituições de ensino para entrar em contato e trocar experiências.

Não tenha receio em perguntar ou buscar informações, esse é o momento de unirmos esforços para superarmos essa pandemia.

LEITURA RECOMENDADA: Proesc aluno: o incrível APP para alunos

Dica 3: Planeje o retorno das suas aulas presenciais

Nossas primeiras 2 dicas ajudam você a ter muitas informações, mas antes de colocá-las em prática é preciso planejar o retorno das aulas presenciais.

É importante, neste momento, que a gestão da instituição reúna professores, pais, responsáveis e alunos para planejar este retorno.

Sabemos que há um certo receio na volta às aulas devido a novas contaminações, mas é para isso que existem os protocolos de biossegurança e medidas sanitárias! 

Baseie-se nas medidas de segurança para criar os protocolos de segurança da sua instituição de ensino, descrevendo como será a entrada, na sala de aula, no recreio/intervalo e na saída. Recomendamos também a prática do ensino híbrido, já existem escolas com ações como rotatividade de alunos.

É importante que todos participem desse processo para que o sentimento de confiança e de responsabilidade sejam construídos em conjunto, afinal todos serão responsáveis pela saúde dentro da escola.

Dica 4: Organize-se e faça avaliações periódicas

Feito o planejamento, você precisa da estrutura necessária para atender as medidas de segurança e higiene, faça esse levantamento e informe os responsáveis que caso haja acréscimos nas mensalidades, é devido a este investimento. Você pode recorrer também a financiamentos para isso.

Ao longo dos dias letivos, faça levantamentos preditivos entre gestão, professores, responsáveis e alunos que apresentem sintomas ou pessoas próximas sintomáticas. A escola deve ser um local sempre higienizado e seguro, então a menor suspeita já é uma justificativa para a falta de um aluno ou professor, por exemplo.

Uma prática comum nos planos de retorno das aulas particulares é a organização por etapas. Separe as diferentes etapas de ensino (educação infantil e ensino médio, por exemplo), prepare materiais educativos para professores, alunos e responsáveis.

Ao longo que as etapas forem sendo executadas, avalie se precisa ajustar ou criar mais medidas de segurança, sempre mantendo todos informados.

CONTEÚDO RECOMENDADO: Os novos desafios pedagógicos em tempos de coronavírus

Dica 5: Seja transparente na comunicação e orientações

É importante entender que todas as dicas anteriores são possíveis devido a um fator: comunicação!

Você precisa ter um canal automatizado, seguro e comum de comunicação com todos da sua instituição de ensino! E quem já usa o Proesc consegue fazer de maneira prática. Se você ainda não usa o Proesc.com na gestão da sua escola, clique aqui para agendar uma demonstração gratuita.

Fale com um consultor

O retorno das aulas presenciais, é acima de tudo, um voto de confiança na instituição de ensino, e para mantê-la é preciso deixar todos informados do que está ocorrendo, medidas de segurança, atividades para a casa, o preparo do alunos e da equipe antes de ir para a instituição.

Além da comunicação interna, atente-se para as notícias externas sobre novas datas de aberturas de escolas, novos protocolos de higiene e segurança e até mesmo novas notícias da pandemia que podem repercutir na sua escola ou curso.

Entendendo e aplicando essas 5 dicas, com certeza você conseguirá organizar o retorno das aulas presenciais da sua instituição de ensino com maior preparo.

Assine a newsletter do Proesc

Quer receber em primeira mão os artigos do blog do Proesc.com? Então assine a newsletter do Proesc e receba conteúdos, dicas e novidades do mundo educacional!

LEITURAS ALTAMENTE RECOMENDADAS:

Saiba o que é e como aplicar o ensino híbrido

Os desafios da educação online em tempos de coronavírus

Kit covid-19: Não pare sua escola ou curso, acelere

Aproveite e curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

Proesc.com

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário