Aulas online: conheça 8 ferramentas práticas

Tempo de leitura: 6 minutos

Com a paralisação das instituições de ensino, muitos coordenadores e professores não passaram por um treinamento para a nova rotina à distância, e, para isso, a tecnologia é essencial. Neste artigo, separamos 8 ferramentas para aulas online que vão lhe ajudar do planejamento ao acompanhamento do aluno com as aulas à distância.

LEITURA RECOMENDADA: Coronavírus na escola: 4 dicas para minimizar os impactos das paralisações

Ferramentas para planejamento das aulas online

O planejamento é uma etapa essencial para que as aulas e atividades online aconteçam de forma correta e satisfatória.

Existem diversas ferramentas online que podem lhe auxiliar no plano de aula, compartilhamento de atividades, documentos e mais, e assim garantir que o período de aulas a distância ocorra de maneira mais fácil e organizada.

Mindmeister

O Mindmeister é uma ferramenta online e com plano gratuito onde se é possível criar esquemas de aulas, mapas mentais e estruturação das aulas. Além disso, você também consegue compartilhar o seu esquema.

Isso ajuda muito alunos de ensino médio em época de Enem, pois os professores e até mesmo os próprios alunos podem criar um mapa mental das disciplinas e assim facilitar o estudo.

Para faculdades e cursos, essa ferramenta ajuda a organizar a ementa da disciplina para guiar os alunos.

Google Docs

O Google docs é o editor de documentos do Google que funciona como o Word ou Libreoffice, mas com o diferencial de ser online e completamente gratuito.  É uma ferramenta simples e prática, com funcionalidades que facilitam muito a sua vida na hora de planejar a aula.

A primeira funcionalidade é a colaboração. Digamos que você compartilhe uma disciplina com outro professor, vocês então podem criar os planos de aula juntos, simultaneamente e de forma online, ou seja, os dois podem editar o documento ao mesmo tempo por dispositivos diferentes.

Outra função bem legal é compartilhar o documento com o nível de acesso que você deseja.

Imagine que você quer compartilhar uma anotação da sua aula com alunos, mas não quer que eles editem esse documento, você pode então optar por compartilhar o documento apenas para visualização.

Essa função é ideal para quem está orientando alunos em época de TCC, para sugerir mudanças e fazer comentários.

Além disso, é possível adicionar imagens, comentários, links e muito mais. A única coisa que você e seu aluno precisam para acessar os documentos é uma conta do Gmail, podendo acessar de qualquer dispositivo que esteja vinculado a esta conta.

LEITURA RECOMENDADA: Projetos escolares: 9 Dicas para elaborar

Google Drive

O Google Drive é um serviço de armazenamento de arquivos que permite que você salve na nuvem qualquer documento e organize em pastas, e também permite o compartilhamento do mesmo.

Você já deve ter ouvido falar em nuvem, e não ter entendido. Pois bem, simplificando, no mundo da tecnologia da informação, a nuvem é uma memória externa ao seu computador que você acessa através de um site. Isso permite que você e as pessoas que você permitir acessem um determinado material de qualquer lugar que tenha internet!

Compartilhar pastas com documentos e arquivos é uma função muito importante neste momento. Se você é professor(a) da educação infantil, sabe que os pais ou responsáveis precisam ter acesso às atividades para repassar aos alunos.

Você pode criar uma pasta e deixar as atividades separadas por dias das semanas, ou então por habilidade, e em seguida compartilhar o link da mesma com os alunos ou responsáveis. Assim, ambos têm acesso aos materiais de maneira facilitada.

Assim como o Google Docs, para ter acesso ao Google Drive, basta ter uma conta Gmail.

LEITURA RECOMENDADA: Como usar a tecnologia para arquivar documentos escolares

Ferramentas para apresentação

Diferente da sala de aula onde o aluno está em um local mais centrado para focar nos estudos, o nosso lar é um lugar com muitas distrações e quanto mais novo o seu aluno é, a probabilidade dele se distrair é maior.

Para contornar essa situação você irá precisar preparar aulas mais chamativas visualmente, e algumas ferramentas onlines são essenciais para isso. Confira:

Canva

O Canva é uma plataforma de design que permite criar diversos elementos visuais, incluindo apresentações.

Com funcionalidade prática e intuitiva, a plataforma contém um modelo para quase tudo. Assim, não importa se você é um iniciante ou um profissional, criar apresentações, infográficos, atividades e muito mais se torna uma atividade bem fácil.

Kit COVID-19: Não pare sua escola ou curso, acelere!

Google Slides

Se você está mais acostumado com a ideia de slides, o Google Slides é a ferramenta ideal para você. Ele funciona de maneira muito semelhante ao Powerpoint, mas com os benefícios de compartilhamento e colaboração online.

Youtube

Quando o assunto é transmissão ao vivo, a ferramenta do momento é o YouTube.

Com ele, a sua escola pode criar um perfil na plataforma e organizar com os professores um calendário de transmissões de aulas ao vivo, e também postar vídeos de conteúdos para seus alunos.

Ferramentas para acompanhamento

E depois que acaba a aula? Existem ferramentas online para passar alguma atividade ou até mesmo fazer uma pesquisa sobre o que seus alunos estão achando da experiência.

Google Forms

Com o Google Forms você pode criar um formulário, questões ou enquetes e ter o controle de acessos e respostas. É possível deixar ele disponível para respostas durante o tempo que achar necessário.

Ferramenta bônus para aulas online

E-class do Proesc.com

O Proesc.com possui um Ambiente Virtual de Aprendizagem: o módulo e-class! No e-class é possível criar salas de aula online (vídeo chamada) com interação ao vivo entre professores e alunos pelo computador, celular ou tablet.

Nele também é possível fazer o cadastro organizado por data de aulas gravadas com links do Youtube, enviar materiais de apoio, atividades online e comunicados via e-mail e aplicativo tanto para Android quanto para iOS.

Quer conhecer melhor essa ferramenta e outras funcionalidades do Proesc.com para sua instituição de ensino “driblar” esse momento difícil?

Fale com um dos nossos consultores educacionais e saiba como podemos contribuir para que o ensino da sua escola ou curso continue funcionando perfeitamente de modo online! CLIQUE AQUI

10 motivos para assinar o Proesc.com

LEITURAS ALTAMENTE RECOMENDADAS:

5 funcionalidades do Proesc que ajudam sua escola na quarentena

MP 927 nas escolas: alternativas trabalhistas devido ao COVID-19

5 Dicas para cobrar mensalidades na quarentena

Assine a newsletter do Proesc

Gostou de conhecer essas ferramentas para aulas online? Então assine a newsletter do Proesc e receba conteúdos, dicas e novidades do mundo educacional!

Aproveite e curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário