Avaliação da aprendizagem dos alunos e professores

Tempo de leitura: 7 minutos

Quer melhorar a qualidade da educação oferecida em sua escola, mas não tem certeza de como começar? Neste artigo, vamos falar sobre como isto está diretamente ligado à importância da avaliação da aprendizagem dos alunos e avaliação pedagógica dos professores da sua escola.

Interessou-se pelo assunto? Continue lendo e confira!

O que é a avaliação pedagógica?

As avaliações dos resultados pedagógicos são de extrema importância, podendo ser externas ou internas. As externas, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre outras, são válidas, mas não podem ser usadas como o único meio de avaliação da performance de uma escola.

A análise dos resultados  da avaliação da aprendizagem dos alunos e avaliação pedagógica dos professores serve principalmente para que se tenha uma visão ampla da educação no país. E consequentemente, para que seja possível saber o que fazer para melhorar as políticas públicas nesta área.

As escolas também precisam fazer uma avaliação interna. A junção de todos os resultados encontrados é que garantirá um bom aprendizado para os alunos e um avanço na qualidade do ensino de uma instituição.

Utilizar uma solução online que ofereça, entre outras funcionalidades, a comparação dos resultados, facilitará a vida do gestor. As avaliações internas podem ocorrer em todo começo de ano. Que é quando a coordenação, o corpo docente e, às vezes, a direção se reúnem para discutir sobre práticas, projetos e resultados pedagógicos obtidos no último ano.

Fale com um consultor

Importância da avaliação pedagógica

Este é um momento muito importante de avaliação para que se decida o que será mudado e o que será mantido. Mas este não deve ser o único momento de avaliação e reflexão. Ao final de cada bimestre, a coordenação e os professores precisam separar um momento para discutir sobre o desenvolvimento da turma e de cada aluno, em particular.

Segundo Dayse Gonçalves, coordenadora pedagógica da escola Carlitos, em São Paulo, “é hora de olhar para a produção dos estudantes, os dados relacionados ao desempenho escolar, o trabalho desenvolvido pelo professor e as condições oferecidas pela instituição”.

Avaliação da aprendizagem dos alunos

Tal procedimento não serve somente para comparar se a nota dos alunos melhorou ou piorou. Serve para fazer a avaliação da aprendizagem dos alunos como um todo e em cada área de estudo. Para tanto, é muito importante o uso de diários de classe, portfólios e fichas de registro com as atividades e produções dos estudantes, que demonstrem de forma clara o avanço (ou não) de cada um e em cada conteúdo.

avaliação da aprendizagem dos alunos
Aluno que teve um bom desempenho escolar

Resultados da avaliação pedagógica

Agora, com os resultados em mãos, chegou a hora de decidir quais ações serão necessárias. Isso, para que a turma ou o aluno alcancem o aprendizado que ficou defasado. Estar em contato frequente com os pais é essencial para que eles tenham ciência de como anda o aprendizado de seus filhos e, assim, também possam ajudá-los.

É preciso ter o cuidado de não comparar um aluno com outro, pois cada um é um ser único e especial. Além disso, as condições físicas e estruturais oferecidas pela escola também fazem parte desta avaliação.

Afinal, não adianta o coordenador querer que os professores utilizem a sala de informática se ela não está funcionando direito, por exemplo. E, considerado como um dos pontos mais relevantes, é um ótimo momento para fazer a avaliação pedagógica dos professores.

Por que fazer a avaliação pedagógica dos professores?

A ideia de avaliar o professor surge no momento em que sabemos que ele é o elemento mais importante durante a aprendizagem do aluno, para que este obtenha sucesso. Um bom profissional influencia (e muito!) nesse processo.

Entretanto, não se pode vincular o sucesso ou o fracasso dos estudantes apenas à qualidade do docente. Isso porque precisamos considerar que existem outros elementos que também influenciam de forma significativa na evolução do aluno. Por isso, fazer a fazer a avaliação pedagógica dos professores é tão importante. Assim como fazer a avaliação da aprendizagem dos alunos.

Como fazer a avaliação do professor?

O maior problema enfrentado quando se fala em fazer a avaliação pedagógica dos professores é a grande resistência desses profissionais em serem avaliados. Não existe um modelo único de avaliação e, ao redor do mundo, ela é feita de várias formas diferentes.

  • França:  a avaliação pedagógica dos professores é realizada pela equipe pedagógica da própria escola; na
  • Inglaterra: os responsáveis são o diretor da instituição e avaliadores externos treinados para isso; já em
  • Portugal: são os próprios professores que avaliam uns aos outros.

Temos, ainda, a observação da aula por parte do coordenador, bem como a imprescindível autoavaliação feita pelo professor. O ideal seria a utilização de avaliadores internos e externos, mas esta é uma alternativa que sai muito cara e, portanto, pouco utilizada.

O que é considerado como essencial é que ela seja justa, eficaz e que tenha objetivos claros. Assim, seus resultados serão considerados confiáveis pelos professores, pois eles são profissionais que desempenham tarefas complexas — e avaliá-los não é uma tarefa simples. Veja alguns dos aspectos que podem ser considerados na hora da avaliação pedagógica dos professores:

  • o domínio científico do conteúdo lecionado;
  • o uso de ferramentas pedagógicas em sala de aula;
  • o planejamento das aulas;
  • seu relacionamento com os alunos;
  • como ele lida com a indisciplina;
  • a participação em reuniões;
  • o cumprimento de horários.

É preciso tomar cuidado para não focar na avaliação de muitos pontos e acabar por não chegar a lugar algum. Ou, se ater a uma questão e não obter um resultado confiável e real sobre o desempenho de cada professor. É preciso chegar a um equilíbrio.

Se avaliadores externos forem utilizados no processo, deve-se ter a certeza de que tais pessoas foram muito bem treinadas para isto.

O que fazer com os resultados pedagógicos obtidos?

Realizar a avaliação pedagógica dos professores sem ter o que fazer com seus resultados torna-se inútil. É necessário que seja marcado um horário com cada docente para uma devolutiva. O objetivo é de elogiá-lo e encorajá-lo a repensar seu desempenho e a melhorar nos aspectos que forem necessários.

Com os resultados em mãos, o coordenador pode ainda usar tais reuniões para trabalhar com as dificuldades encontradas pelos profissionais. Assim, desenvolvendo uma formação continuada ao longo do ano. Sendo assim, elas não se tornam apenas momentos de passar recados ou resolver problemas administrativos. Mas, oportunidades de aprendizado efetivo para todos.

Agora que você percebeu a importância de acompanhar os resultados pedagógicos da escola para descobrir quais aspectos devem ser melhorados e, assim, alcançar a excelência na qualidade do ensino, que tal ler nosso conteúdo sobre gestão escolar? Até a próxima!

Assine a newsletter do Proesc

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão assim que são publicados? Então assine a newsletter do Proesc agora mesmo e fique por dentro dos melhores conteúdos sobre o mundo educacional.

LEIA MAIS:

Formação continuada de professores

Solução online para escolas e cursos: como acompanhar professores?

8 indicadores de qualidade para acompanhar na gestão escolar

Curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.