Boletim escolar online: como consultar notas e faltas dos alunos?

Tempo de leitura: 6 minutos

Hoje em dia é cada vez menor o número de pais que costumam acompanhar a educação dos seus filhos. E isso nem sempre acontece pela falta de interesse, mas sim pela falta de opções como o boletim escolar online.

Na maioria dos casos, o afastamento dos pais é reflexo de uma rotina de vida corrida e agitada, onde, em meio aos afazeres da casa e do trabalho, acaba não sobrando tempo para ir até a escola, saber como seu filho está se saindo nas atividades e avaliações.

Um bom exemplo disso são as reuniões de pais, que acontecem mensalmente, ou a cada dois meses, com a finalidade de levar ao conhecimento dos pais o rendimento escolar das crianças. Percebe-se que essas reuniões estão cada vez mais vazias, ou seja, nem ao menos uma vez por mês sobra tempo para os pais irem até a escola,  saberem mais da vida escolar de seus filhos.

Emissão de boletim escolar

Com a emissão do boletim escolar impresso, muitos pais não ficam sabendo do desempenho dos seus filhos, uma vez que não possuem tempo para irem às reuniões. Enquanto isso, se o boletim online do aluno estiver disponível na internet, ele poderá acessá-lo e verificar se as notas do seu filho estão baixas ou acima da média, e assim, busque maneiras para tentar ajudar para que isso melhore.

É possível ainda que, vendo uma situação como esta, o pai procure a escola para saber o que está acontecendo, assim pode saber o fazer para melhorar. Isso servirá, então, como um incentivo para que ele comece a acompanhar melhor as tarefas. No conforto do seu lar, o pai pode sempre estar atento às avaliações que são feitas na sala de aula, uma vez que tem acesso facilitado às informações importantes.

Aproxime os pais da escola

Sabendo disso, uma boa alternativa para tentar aproximar os pais da rotina escolar de seus filhos é implementar nas escolas o boletim escolar online. Como todo mundo sabe, o boletim convencional, que mostra através de notas o rendimento das crianças, costuma ser impresso e entregue aos pais durante essas reuniões.

Mãe acompanhar o boletim online do aluno
Mãe incentivando sua filha após acompanhar o boletim online do aluno

No entanto, como os pais não vão às reuniões, eles acabam por ficar sem saber como o seu filho está se saindo nas atividades. Dessa forma, o boletim escolar online pode ser disponibilizado virtualmente, para que o pai e mãe acessem na hora em que desejarem as notas do seu filho.

O boletim escolar online do aluno

Será que o boletim escolar online seria uma ótima alternativa para aproximar os pais da rotina escolar de seus filhos?

A resposta é sim, o boletim escolar online pode incluir os pais no processo de ensino-aprendizagem dos filhos, já que praticamente todas as pessoas atualmente possuem acesso à internet, seja em computadores, em casa, no local de trabalho, ou até mesmo pelos celulares e demais dispositivos móveis. Essas tecnologias servem justamente para facilitar a vida, tornando algumas tarefas mais práticas de serem realizadas.

Dessa forma, se as escolas começassem a disponibilizar uma plataforma online para que os pais tivessem acesso ao boletim de seus filhos, provavelmente eles se sentiriam muito mais motivados a começar a participar, de fato, da vida escolar das crianças.

A legalidade do boletim eletrônico do aluno

A Lei  9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da educação brasileira, famosa LDB, estabelece, em seu Art. 24 parágrafo VI, que a educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada pela escola.

VI – o controle de freqüência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a freqüência mínima de setenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação;

Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm

Portanto o uso do boletim escolar online é uma inovação opcional para as escolas particulares, porém altamente recomendada em virtude dos seus inúmeros benefícios.

Mas em alguns municípios e estados do Brasil a adoção do boletim eletrônico do aluno se tornou obrigatória por força de Lei. Podemos citar exemplos da cidade de Campinas.

A Lei 14.745/2013 do Município de Campinas, que institui na rede pública municipal de ensino o boletim eletrônico do aluno.

Art. 1º Fica instituído no Município de Campinas que as escolas da rede pública deverão disponibilizar o boletim escolar eletrônico, contendo dados com notas, frequências e observações acerca do comportamento do aluno, através da internet.

§ 1º O poder público municipal deverá proporcionar os recursos técnicos necessários para viabilizar a implantação do boletim escolar na forma eletrônica através do site da Secretaria Municipal de Educação.

Art. 2º As escolas da rede pública municipal de ensino ficarão responsáveis pela alimentação do banco de dados com as informações que irão gerar o boletim eletrônico.

Conclusão

Conclui-se que o boletim escolar online é uma inovação opcional para as escolas, porém as instituições de ensino que não adotarem essa nova tecnologia poderão ficar para trás e serão taxadas como ultrapassadas.

O boletim eletrônico pode ser uma ferramenta aliada da melhoria da educação, uma vez que inclui os pais no processo de ensino-aprendizagem dos filhos.

O boletim escolar online do aluno já está se tornando obrigatório no Brasil em muitos municípios e estados. Estão sendo criadas leis que obrigam as secretarias de educação a disponibilizar as notas, conteúdos e frequências dos alunos na internet.

Agora, compartilhe com a gente se você já usa boletim escolar online ou pretende usar! Deixe seu comentário!

Agende uma demonstração

Assine a newsletter do Proesc

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão assim que são publicados? Então assine a newsletter do Proesc agora mesmo e fique por dentro dos melhores conteúdos sobre o mundo educacional.

LEIA MAIS:

Como melhorar o relacionamento entre a escola e os pais

10 motivos para a escola investir na satisfação dos pais e alunos

Como implantar o diário eletrônico do professor

Indisciplina de alunos na escola: como lidar?

Curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.