Como adaptar a rotina escolar durante a Pandemia

Tempo de leitura: 5 minutos

Com a paralisação das atividades presenciais das instituições de ensino, a rotina escolar sofreu diversas mudanças. Com o aumento das atividades à distância, os alunos, responsáveis, professores e gestores escolares precisam se adaptar à nova realidade.

Kit COVID-19: Não pare sua escola ou curso, acelere!

Por quê adaptar a rotina escolar?

As paralisações pegaram todas as instituições de ensino de surpresa, e por isso, muitas escolas e cursos ainda não apresentavam uma estrutura digital que permitisse uma rotina escolar à distância.

As instituições que já haviam passado por uma transformação digital, saíram na frente e obtiveram resultados como:

Retenção de Alunos: com as paralisações, as escolas melhor adaptadas tiveram pouca ou nenhuma evasão escolar. 

Pais Satisfeitos: as escolas que já utilizam tecnologia consegue mostrar aos pais e responsáveis a continuação dos trabalhos com os alunos.

Evitam Inadimplência: instituições de ensino que conseguem automatizar suas cobranças e continuar suas atividades conseguem demonstrar a importância de se continuar o pagamento das mensalidades.

Continuação do Processo de Ensino: todas as escolas que optaram por continuar suas atividades estão operando com aulas à distância. Para isso, é fundamental habituar e capacitar os professores às ferramentas online que a escola escolheu usar.

LEITURA RECOMENDADA: Guia completo da retenção de alunos

Adaptar a rotina escolar passou a ser fundamental para a saúde financeira das instituições de ensino durante a pandemia. Para ajudar você, preparamos dicas práticas para você adaptar as diferentes áreas da sua instituição.

Não pare sua escola ou curso, adapte a rotina escolar!

Selecionamos aqui adaptações que as instituições de ensino têm adotado durante a pandemia, de acordo com cada setor.

Adaptação dos Alunos em casa

  • É importante criar um ambiente tranquilo e sem distrações para o estudo;
  • Organização de uma rotina de estudos e descanso;
  • Tornar a atividade de ensino em casa prazerosa, não usar como castigo;
  • O aluno assume agora uma postura mais independente sobre o processo de aprendizagem, por isso educar o aluno para ser disciplinado é importante para a continuação das atividades.

Adaptação das Atividades escolares

  • Use a tecnologia para permitir o controle de presença durante as aulas online. É possível, inclusive, fazer esse controle via formulário online;
  • A Escola pode enviar dicas para os pais de como fazer um cronograma de estudos, ou enviar um cronograma de atividades com as datas e horários. Sabemos que no ensino infantil, os pais e responsáveis têm um papel fundamental na continuação das atividades.
  • Entender a situação de cada pai e aluno, nem todos têm internet ou aparelhos tecnológicos, por exemplo.

LEITURA RECOMENDADA: 10 dicas para uma comunicação escolar eficiente

Adaptação dos Professores

  • Aula virtual é novidade para muitos professores. Por isso é necessário buscar melhores práticas para fazer uma ótima aula à distância, como posicionamento de câmera, compartilhamento de tela, liberação de microfone e gravação de aula.
  • Uma coisa que tem se ouvido bastante por parte dos professores é: parece que estamos trabalhando mais!

    Isso ocorre devido a mudança da rotina de preparo de aulas, para isso é necessário reorganizar a rotina de planejamento de aulas.

    Para isso, deve-se levar em conta aulas programadas e horários online, e sempre se preparar para imprevistos envolvendo a tecnologia.
  • Lidar com os alunos é diferente em um ambiente online, principalmente quando se trata de ter a atenção deles. Usar estratégias como ensino dirigido ou “gamificar” suas aulas podem ajudar!

Adaptação da Coordenação

  • Para continuar as atividades de gestão e coordenação diante de alunos e responsáveis é essencial que os cadastros e informações destes estejam atualizadas. Sem isso, a comunicação e cobrança de mensalidades acaba sendo prejudicada.
  • Uma gestão mais transparente é fundamental! Comunicação com professores, responsáveis e alunos sobre as ações durante as paralisações é necessária para alinhar esforços e continuar as atividades.
  • Nesse momento, os responsáveis não podem ir até a instituição para requerer documentos, então gerar e enviar documentos para pais ou responsáveis de maneira remota é fundamental!
  • A tecnologia que você utiliza para continuar as aulas online, também pode ser usada para fazer reuniões internas com a equipe da escola, ou reuniões externas com pais e responsáveis.

Adaptação do Financeiro / Administrativo

  • É importante ficar atento às iniciativas de governo para redução de despesas dos impostos, folha de pagamento, financiamentos, bolsas;
  • Reforçar lembretes de pagamento – antes e após o vencimento;
  • Utilizar mais canais de envio de boleto como e-mail, WhatsApp e ligação;
  • Formular um roteiro de ligação para utilizar nas cobranças, contornando as objeções, destacando as ações realizadas e explicando porque o pagamento é importante para a escola.
Fale com um consultor para conhecer o Proesc.com, Sistema de Gestão Escolar Online.

Para adaptar a rotina escolar é preciso adotar tecnologia!

Todas as adaptações que apresentamos só é possível diante a adoção de uma ou mais tecnologias de acordo com a necessidade de cada setor da sua instituição de ensino. Para que você não precise adotar várias ferramentas, você pode reunir e integrar todas as funções em uma única plataforma: o Proesc.com!

No Proesc.com você consegue fazer a gestão da sua instituição de ensino de forma remota e também fazer aulas online de maneira programada com o controle das atividades dos alunos.

Os melhores recursos para adaptar sua rotina escolar em uma única ferramenta! Você pode conhecer melhor o Proesc.com agendando uma demonstração grátis clicando aqui.

LEITURAS ALTAMENTE RECOMENDADAS:

Aulas online: conheça 8 ferramentas práticas

5 funcionalidades do Proesc que ajudam sua escola na quarentena

Gestão de mensalidade: 5 dicas de sucesso

Assine a newsletter do Proesc

Gostou de conhecer essas ferramentas para aulas online? Então assine a newsletter do Proesc e receba conteúdos, dicas e novidades do mundo educacional!

Aproveite e curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário