Saiba como atrair alunos com cursos extracurriculares

Tempo de leitura: 8 minutos

Professores de qualidade e infraestrutura completa são atrativos para pais e alunos na sua escola. Porém, com um mercado cada vez mais competitivo, é necessário criar um diferencial para que a sua instituição de ensino se destaque das demais. Então, para que a sua instituição de ensino esteja a frente, veja neste artigo, como atrair alunos e melhorar a rentabilidade da sua escola por meio da oferta de cursos extracurriculares!

O que são cursos extracurriculares

O MEC define o currículo básico de uma escola, ou seja, as atividades que, obrigatoriamente, devem ser ofertadas aos alunos de acordo com o seu nível de escolaridade. Muitas escolas limitam a sua oferta de cursos e disciplinas a essas atividades, adotando um currículo básico.

Dessa forma, cursos extracurriculares são aqueles que vão além das diretrizes básicas de ensino. São atividades como dança, culinária, economia, teatro, entre outras que complementam a educação das crianças e adolescentes. Esses cursos podem trazer diversos benefícios para pais e responsáveis, estudantes e a escola como um todo e, com isso, atrair alunos.

Fale com um consultor

A importância dos cursos extracurriculares

O papel de uma escola vai além de apenas transmitir os conhecimentos exigidos pelo MEC. Uma instituição de ensino é o local onde as crianças e adolescentes se socializam, aprendem as regras básicas de conduta e recebem insumos para tomar decisões sobre o seu futuro profissional. E isso tende a melhorar com a oferta de cursos extracurriculares.

Essas atividades são muito benéficas, pois:

  • permitem a aplicação de conhecimentos teóricos, aprendidos na sala de aula, em diferentes contextos;
  • promovem maior engajamento nos estudos, mesmo em áreas que não se relacionam diretamente com o curso extracurricular escolhido;
  • aumentam a capacidade de aprendizagem e o rendimento em sala de aula;
  • desenvolvem habilidades e competências diversas nos alunos, auxiliando no convívio social e decisão profissional futura;
  • melhoram a autoestima e a autoimagem dos estudantes, principalmente pelo fato de poderem escolher atividades mais relacionadas com seus interesses pessoais.

Portanto, se você está se perguntando como atrair alunos para a sua escola, considere a criação de cursos extracurriculares. Diante de tantos benefícios, essa prática aumenta a procura dos pais e responsáveis pela sua escola, uma vez que eles percebem o compromisso da sua instituição com uma formação ampla e completa dos estudantes.

Sua instituição ganha credibilidade e confiança, criando um diferencial de mercado perante as concorrentes. E como consequência, há um aumento da sua lucratividade e garantia de sucesso.

Como implementar cursos extracurriculares na sua escola

Antes de dar esse passo importante, tome alguns cuidados e realize um bom planejamento. Veja os elementos principais:

Estrutura necessária para ofertar as atividades

Comece pensando na estrutura física e de profissionais. Faça um levantamento dos cursos que você gostaria de implementar e dos materiais, professores, espaço e equipamentos necessários. Avalie os recursos disponíveis e o investimento que você se dispõe a fazer.

Adequação dos cursos ao perfil da escola e dos alunos

É essencial que os cursos tenham um propósito na educação e desenvolvimento dos seus alunos. Eles devem ser coerentes com o projeto político pedagógico da escola, o perfil dos alunos e as atividades em sala de aula. Além disso, é importante fazer um levantamento de interesse por parte dos estudantes, bem como dos pais e responsáveis.

Qualidade das atividades oferecidas

O ponto central da implementação de cursos extracurriculares é a garantia da qualidade do serviço. Caso contrário, você pode não sentir os benefícios da atividade e ela pode, inclusive, prejudicar a imagem da sua instituição. Dessa forma, avalie e planeje com cuidado todas as mudanças executadas.

Carga horária e outras características pertinentes

Outro aspecto que você deve avaliar é a carga horária, pois não é interessante que os seus alunos fiquem sobrecarregados. Você também pode escolher entre cursos gratuitos ou não, dependendo do perfil dos seus alunos e da realidade da gestão financeira da sua instituição.

Ampla divulgação das atividades

Por fim, mas não menos importante: não se esqueça de divulgar esses cursos amplamente! Afinal, não tem como atrair alunos sem uma boa estratégia de marketing, fazendo essas informações chegarem aos pais e responsáveis de maneira efetiva.

Como atrair alunos com alguns cursos extracurriculares que podem ser oferecidos

Aprofundamento em idiomas

Saber mais de um idioma é essencial para o mercado de trabalho hoje em dia. Assim, investir nesse tipo de formação para os seus alunos pode atrair a atenção de pais e responsáveis para a sua escola, sendo uma forma de atrair alunos para a mesma.

Portanto, invista em cursos e atividades utilizando a língua estrangeira. Além de cursos em sala de aula, você pode propor performances, jogos e brincadeiras com outro idioma. Isso ajuda na aprendizagem dos seus estudantes, amplia o vocabulário deles para uso cotidiano e viabiliza a prática da conversação.

Voluntariado

Além de transmitir conhecimento, é importante que a escola tenha responsabilidade de formar cidadãos. O desenvolvimento de atividades extracurriculares que envolvam o voluntariado é importante nesse aspecto porque ajuda na formação de valores e desenvolvimento de responsabilidade social nos seus alunos.

Além disso, algumas atividades são capazes de desenvolver outras competências e habilidades que podem ser úteis no futuro, como a comunicação, a autonomia e a empatia.

Dança e teatro

Atividades como teatro e dança podem desenvolver diversas habilidades nos seus alunos, complementando a formação deles. Além de percepção corporal, criatividade e expressão emocional, o teatro e a dança ajudam os alunos a se tornarem mais confiantes e a trabalharem em grupo.

Além disso, o teatro desenvolve a habilidade de falar em público e é uma ótima maneira de os estudantes perderem a timidez. Já a dança atua como uma atividade física, promovendo saúde no ambiente escolar.

Finanças

Culturalmente, o brasileiro não é ensinado a lidar com dinheiro até que realmente precise desse conhecimento. Com isso, existem muitos jovens — e adultos — que têm dificuldades em administrar suas contas. Ao pensar sobre os benefícios desse tipo de atividade, você consegue entender como atrair alunos por meio desses cursos.

Portanto, a educação financeira é um diferencial nas escolas da atualidade. Desse modo, você prepara crianças e adolescentes para um consumo mais consciente e uma vida mais sustentável. Além disso, muitos dos conhecimentos relacionados à matemática aprendidos em sala de aula podem ser aplicados em um curso de finanças.

Informática e games

Estamos diante de uma geração que já nasceu em contato com a internet, tablets, smartphones e jogos digitais. Então, ensinar os alunos a manipular ferramentas e softwares que talvez sejam úteis para eles no futuro pode ser uma ótima opção de curso extracurricular para a sua escola.

E outra: você pode investir em cursos de criação de games digitais, uma atividade ampla e que desenvolve diversas habilidades nos seus alunos. Além de melhorar a criatividade e ensinar técnicas básicas de programação, a criação desses jogos pode exigir pesquisas que englobam os conhecimentos teóricos da sala de aula, melhorando os seus resultados.

Agora você já sabe como atrair alunos e ganhar um diferencial de mercado com a implementação de cursos extracurriculares no currículo da sua escola. Planeje com cuidado e comece hoje mesmo a considerar essa inovação na sua instituição de ensino.

Leia também:

Marketing para atrair alunos: aprenda como fazer!

Marketing digital para escolas e cursos

Por que oferecer bolsas de estudo para alunos com bom rendimento?

Assine a newsletter do Proesc

Gostou deste artigo e quer deixar a sua opinião sobre nossas dicas de como atrair alunos com cursos extracurriculares? Sua escola oferece algum desses cursos mencionados no artigo? Deixe o seu comentário aqui no post falando um pouco sobre o assunto! Assine a newsletter do Proesc e fique atualizado sobre o mundo educacional!

E para ficar por dentro das nossas dicas de melhoria para a sua escola, siga a Proesc nas redes sociais. Estamos no FacebookYouTubeTwitter e Instagram.

Para nos curtir no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.