Descubra como aumentar a taxa de rematrícula na sua escola

Tempo de leitura: 7 minutos

Garantir que os pais renovem a matrícula de seus filhos e aumentar a taxa de rematrícula é um desafio para qualquer instituição de ensino. Os motivos que levam a isso são diversos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela ClassAPP, o cuidado e a atenção pessoal com o filho são os quesitos mais valorizados pelas famílias no momento de escolher uma escola, o que evidencia que, além de estrutura (o que também é importante) a relação interpessoal está entre as prioridades.

Isso porque, com as exigências do mercado de trabalho e as jornadas cada vez mais exigentes, além da necessidade muitas vezes de dois empregos para conseguirem complementar a renda, os pais e mães têm requisitado uma educação em tempo integral para os seus filhos e, consequentemente, estão também mais exigentes com o ensino.

Mas, é claro que esses são apenas alguns dos itens levados em consideração. Muitas outras questões são cruciais para isso. Portanto, é imprescindível que as escolas se utilizem de estratégias que possam ajudar nesse processo de aumentar a taxa de rematrícula.

Confira algumas dicas que ajudam a fortalecer o vínculo entre pais e escola e assim garantir as taxas de rematrícula.

Invista no marketing de relacionamento para aumentar a taxa de rematrícula!

Uma dica importante e que pode contribuir para o aumento no número de rematrículas é o marketing de relacionamento. Você sabe o que é isso? É mais simples do que imagina.

Trata-se de uma estratégia que tem como propósito justamente fidelizar os clientes por meio de uma abordagem simples, mas que proporciona satisfação.

Questione pais e alunos sobre as melhorias que consideram necessárias, demonstre interesse e dê atenção especial às suas demandas. Esse cuidado pode fazer toda diferença e fazer os próprios clientes propagarem as qualidades da escola para amigos e conhecidos, fazendo-a ganhar ainda mais visibilidade.

Essa divulgação informal, conhecida como o “boca a boca”, tem um peso muito maior entre pais, e ajuda ainda na prospecção de novos clientes, afinal, a opinião de quem já utiliza um serviço é extremamente relevante.

Ofereça descontos

Qual cliente não gosta de receber um tratamento diferenciado e benefícios, como descontos na rematrícula? Essa é uma excelente estratégia que ajuda a garantir que o aluno continue na instituição de ensino e eleve a taxa de rematrícula.

As opções são diversas: taxa de matrícula gratuita, descontos especiais no pagamento de parcelas à vista, sorteios de bolsa e até mesmo descontos mais altos para quem realizar a rematrícula com antecedência.

Sem dúvida, essa é uma estratégia que ajuda a levar vantagem diante da concorrência. O valor de desconto deve variar de acordo com a capacidade da instituição.

Apresente diferenciais

Um “quê” a mais também é fundamental para conquistar os estudantes e seus pais. Além de um ensino de qualidade disponibilizado por profissionais capacitados com diferenciais e habilidades únicas, há inúmeras outras possibilidades de se destacar em meio à concorrência.

Inovações tecnológicas que proporcionam mais comodidade e praticidade, a exemplo de rematrículas online ou automáticas e a possibilidades de pagamentos automatizados com cartão de crédito e débito são ações que atraem.

Plataformas que possibilitem consultas de notas online também são um atrativo muito relevante. Além disso, estar sempre antenado às novidades que possam agregar ao ensino por meio de atividades internas e externas, palestras, grupos de estudo, parcerias e outros também agregam valor a instituição de ensino.

Invista em campanhas de marketing

Você já ouviu a frase “quem não é visto não é lembrado”. Isso vale para tudo, inclusive para as instituições de ensino.

Além do marketing de relacionamento, investir em campanhas publicitárias ajudam a dar muita visibilidade e credibilidade, o que também pode influenciar no momento de escolher se fará ou não a rematrícula.

Divulgações em outdoors, shoppings centers e principalmente nas redes sociais podem fazer a diferença. Mas, o marketing não deve se resumir apenas à divulgação da marca. Você pode utilizá-la de maneiras diversas e que podem gerar resultados positivos, tanto nas taxas de rematrículas também.

Outra possibilidade é o marketing educacional. Nunca ouviu falar sobre isso? Consiste em produzir conteúdos educacionais e que tenham relação direta com o perfil do seu público.

Elaborar conteúdos relacionados a vestibular, principais assuntos que caem Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), dicas de redação são exemplos do que pode ser produzido e que, com certeza, surtiram um efeito muito positivo na imagem da instituição de ensino.

Passo-a-passo-para-implementar-o- Planejamenyo-Estratégico-em-escolas-e-cursos-particulares

Busque uma orientação especializada

Para te ajudar a encontrar as melhores estratégias para captar alunos e fidelizar os já existentes uma orientação especializada é necessária. Por meio de profissionais capacitados, especializados e experientes, serão analisadas as melhores alternativas viáveis que possam garantir o aumento nas taxas de rematrícula e matrícula na sua instituição de ensino. Dessa forma, você poupará tempo e desgaste em busca de soluções que, muitas vezes, podem não ser tão assertivas.

Um exemplo de empresa que pode te ajudar nessa missão é a Proesc.com. É um sistema de gestão escolar on-line especializado em gestão financeira e captação de alunos para escolas particulares e que pode facilmente ser acessado por um portal na web ou aplicativo.

O Proesc.com tem expertise nas seguintes áreas:

  • Gestão financeira: emissão de boleto registrado com cobrança automática, integração bancária, fluxo de caixa e relatórios de controle de inadimplência;
  • Gestão acadêmica: gestão de matrículas e turmas de maneira integrada com o financeiro, além de emissão de relatórios escolares, como declarações, boletins, históricos e outros;
  • Gestão comercial: CRM com gestão de interessados por curso, acompanhamento e agendamento de atividades, relatórios de fechamento de matrícula por origem;
  • Gestão pedagógica escolar: diário de classe eletrônico com APP do professor, módulo de coordenação pedagógica, geração de documentos pedagógicos, horários e ocorrências.

Em suma, para que uma escola alcance sucesso no número de matrículas e rematrículas e consiga se manter em meio a um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental buscar as ferramentas que possam potencializar o seu negócio.

Credibilidade, uma marca forte, serviços diferenciados e de qualidade, ferramentas que proporcionem mais facilidade para pais e alunos, inovações tecnológicas são alguns dos itens que devem ser tidos como prioridade para isso.

Leituras Recomendadas

Continue aprendendo! Acesse nossos materiais educativos e se aprofunde nos principais assuntos sobre gestão de instituições particulares de ensino. Recomendamos para vocês esses materiais:

E-BOOK GUIA DEFINITIVO DA GESTÃO DE COBRANÇA DE MENSALIDADES ESCOLARES

E-BOOK: COMO CRIAR UM SETOR COMERCIAL PARA ESCOLAS PARTICULARES

E-BOOK: GUIA DEFINITIVO PARA CAPTAÇÃO DE ALUNOS

Assine a newsletter do Proesc

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão assim que são publicados? Então assine a newsletter do Proesc agora mesmo e fique por dentro dos melhores conteúdos sobre o mundo educacional.

Curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário