Como captar alunos para cursos particulares

Tempo de leitura: 7 minutos

O mercado está bastante competitivo. Estão surgindo muitos estabelecimentos particulares de ensino nos últimos tempos e captar alunos tem sido um desafio constante para todos os gestores.

Quem pensa que essa tarefa acontece apenas nos finais e inícios de semestres e que depende exclusivamente de uma boa estratégia de marketing, está enganado. Na verdade, é preciso reunir um conjunto de fatores que devem atuar de forma constante para o sucesso da ação.

A seguir, algumas dicas eficientes para que esse desafio seja para a instituição de ensino um grande sucesso.

Promoção de Independência do Proesc.com

Como captar alunos para sua escola

As estratégias de marketing são fundamentais para atingir o público-alvo do seu negócio, especialmente o marketing digital. Mas, além disso, a própria escola precisa apresentar qualidades capazes de atrair e fazer com que o aluno permaneça na instituição.

Estimule o bom relacionamento com pais, alunos e comunidade

A escola precisa ter uma convivência saudável com todos os envolvidos no processo escolar buscando a satisfação de todos sempre. Essa aproximação cria relações de confiança com a escola e estimula as indicações dos pais a vizinhos e amigos.

Uma ideia é fazer pesquisas de satisfação dentro e fora da escola e verificar as necessidades do seu público.

Reduza a burocracia nos processos

Faça adesão a um sistema de gestão online com automatização de processos e redução dos eventos burocráticos. Com o estilo de vida atual, mais corrido e atarefado, quanto menos tempo gasto em procedimentos como matrícula e acesso a boletins, por exemplo, melhor e mais atrativo para os pais.

Ofereça ótimos ambientes de estudo e lazer

Uma escola que oferece um ambiente moderno, limpo, organizado, com equipamentos tecnológicos atuais é atraente, tanto para os alunos, quanto para os pais. Invista também em espaços que estimulem o convívio social, a leitura e a prática de esportes.

Apresente um diferencial

O que a sua escola tem de diferente das demais? Pode ser uma metodologia de ensino, foco em determinadas provas de seleção, carga horária diferenciada, atividades específicas, cursos profissionalizantes para alunos e comunidade. Descubra o que você tem que outras escolas não possuem e invista nisso.

Ofereça um bom projeto pedagógico

Qual é a metodologia de ensino da escola? Em quais princípios o sistema de ensino é baseado. Deixe todas essas informações explícitas no site da escola, nos panfletos, na reunião com os pais e facilite a identificação dos pais e os interesses deles com os objetivos da instituição.

Ofereça descontos ou bolsas de estudo

É uma estratégia que sempre dá certo para captar novos alunos. Apesar da grande procura dos pais por escolas particulares, as mensalidades e demais custos sempre pesam bastante no orçamento familiar. Portanto, uma promoção sempre é muito atrativa.

e-book: guia definitivo da gestão de cobrança de mensalidades escolares

Estipule prazos para a promoção, estimulando a adesão. Não se esqueça de fazer o mesmo com aqueles que já são alunos e que também merecem o reconhecimento seja pela prática esportiva, pelo bom desempenho em exames, etc.

Invista em uma comunicação eficiente

O primeiro passo para se comunicar de forma eficiente é saber com quem você está falando, quem é o seu público-alvo, qual o perfil do aluno que você deseja captar. Estabeleça todas as estratégias de comunicação voltadas para esse público definido.

Do que esses alunos gostam? Onde eles estão? Que lugares frequentam? O que gostam de aprender atualmente? Traga tudo isso para dentro da escola e ofereça o que eles precisam.

Tenha perfis ativos nas redes sociais

Não importa o tamanho da sua escola, ter perfis nas redes sociais é fundamental. A internet já faz parte da vida da grande maioria das pessoas e é através dela que muitos pais buscam informações sobre instituições de ensino para os seus filhos.

Não fique de fora dessa grande vitrine virtual. Tenha perfis ativos nas principais redes sociais, meios de contato de fácil acesso, como e-mail e número de WhatsApp. Responda aos comentários e mensagens enviadas e seja sempre solícito.

Nas redes sociais, faça chamadas para que as pessoas acessem o blog ou o site da escola e conheça mais sobre a instituição.

Invista em marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é a grande tendência dos negócios na atualidade. Nada mais é do que oferecer aos alunos, pais e comunidade, conteúdo relevante, interessante e que solucione questões levantadas por eles.

Uma dica é criar um blog com artigos específicos sobre assuntos que envolvam educação como dicas de estudo, provas e exames recorrentes como ENEM e outros vestibulares, vídeos educativos e muito mais.

Além de estreitar a relação com o aluno e com a comunidade, o blog abre portas para a escola no mundo digital, facilitando o acesso à página através dos mecanismos de busca online. Descubra quais são as palavras-chaves que mais se destacam nas pesquisas e desenvolva conteúdos baseadas nessas informações.

Divulgue o sucesso de ex-alunos

Entre em contato com ex-alunos e compartilhe as conquistas deles nas suas redes sociais, no blog, chame-os para palestrar na escola, enfim, faça um trabalho de divulgação daqueles que já passaram pelos bancos escolares da instituição e hoje estão trilhando caminhos de sucesso.

É uma forma de valorizar os alunos mais antigos e estimular os novos a seguirem caminhos semelhantes, tendo a escola como parceira rumo a esse futuro idealizado.

Não foque apenas no marketing digital

Uma boa estratégia de marketing envolve tanto o marketing digital, quanto o tradicional. Eles não são opostos, mas complementares. Portanto, além de criar uma boa estratégia de marketing online, defina também formas de divulgação usando os meios tradicionais.

Os panfletos, anúncios em rádio e televisão, outdoor e busdoor são técnicas eficientes para fortalecer a imagem da escola na mente de pais e alunos.

Tenha um sistema de gerenciamento de alunos e interessados

Um sistema online de gerenciamento de alunos e de possíveis interessados é fundamental para fazer a captação de novos estudantes e deve ser alimentado e analisado durante todo o ano e não só durante o período de matrícula.

É importante coletar e guardar informações como nome, telefone, e-mail, endereço, núcleo familiar e o que mais for interessante para fazer uma abordagem posterior.

Captar alunos para instituições particulares e mantê-los fiéis é uma tarefa que deve ser executada em conjunto, por todos que fazem parte da escola. As estratégias precisam ser constantes, com foco na satisfação de pais e alunos.

Para saber mais sobre gestão e assuntos educacionais, assine a nossa newsletter e receba todas as informações em primeira mão.

Aprenda como criar um setor comercial de sucesso dentro da sua instituição de ensino com o e-book:

E-book como criar um setor comercial para escolas particulares

Assine a newsletter do Proesc

Se essas informações sobre como captar alunos foram úteis para você, assine a newsletter do Proesc e receba conteúdos, dicas e novidades do mundo educacional!

LEITURAS RECOMENDADAS:

Marketing para escolas e cursos: entenda como captar mais alunos

E-book: Guia definitivo para captação de alunos

Descubra 4 passos incríveis para captar alunos para escolas particulares e cursos

Aproveite e curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário