Como contratar o Proesc para escolas públicas

Tempo de leitura: 5 minutos

Quer melhorar a educação da sua escola estadual ou municipal? Descubra como o Proesc ajuda diretores, professores e alunos, e como contratar o Proesc para sua escola!

Os desafios na gestão escolar pública

A educação pública no Brasil é também uma grande promotora de transformação social. No entanto, aqui na Proesc compreendemos que cada estado e município enfrenta verdadeiros desafios na gestão escolar.

É comum em conversas com secretários e secretárias de educação encontrarmos 3 áreas de grandes desafios:

Gestão Acadêmica: controle de frequência dos alunos, entrega e recebimento de atividades;

Gestão Pedagógica: grande trabalho de lançamento de notas, muitos em cadernetas de papel, não acompanhamento dos horários de aula e disciplinas e anotações e observações sobre as aulas e alunos;

Gestão de Secretaria: retrabalho na geração de documentos comprobatórios como: histórico, comprovante de matrícula, Requerimentos, Memorandos internos. Além disso, existe a dificuldade na comunicação com pais e responsáveis e controle de estoque e dispensa da escola.

Entendendo essa realidade, o Proesc automatiza e facilita o controle acadêmico, pedagógico e de secretaria, reduzindo o retrabalho, eliminando custos com papel e facilitando a vida de alunos, professores e técnicos da sua escola.

Assim, as escolas do seu estado ou município podem inovar na educação pública com o que há de mais atual em tecnologia e automatização da gestão escolar.

Proesc.com: a solução ideal para sua escola

O Proesc.com ajuda gestores escolares, professores e alunos a construírem uma educação de qualidade através de um sistema de gestão escolar completamente online com aplicativo.

Com o Proesc sua escola poderá automatizar o controle de frequência dos alunos, o envio e recebimento de atividades, além dos pais e responsáveis acompanharem tudo em tempo real pelo aplicativo.

Também é possível no Proesc lançar notas e diários, criar turmas e disciplinas gerando um maior controle sobre horários e número de alunos por etapa ou séries.

Além disso sua equipe de secretaria não passará mais horas e horas para fazer levantamento de arquivos ou gerar documentos, com o Proesc você gera históricos, comprovante de matrícula e requerimentos de maneira automatizada e digital, reduzindo custos com papel.

O Proesc.com sempre inova trazendo também atualizações e novos módulos de acordo com os novos desafios na educação: também é possível agendar aulas online através do Proesc!

Tudo isso e muito mais está ao alcance das escolas públicas também, basta seguir um dos modelos de contratação a seguir.

Modalidades de contratação do Proesc para escolas públicas

As escolas públicas podem contratar o Proesc de 3 maneiras: contratação pelo poder público, contratação pela escola e contratação através da associação de pais.

Contratação pelo poder público

Atualmente, as compras públicas, incluindo as contratações de inovação tecnológica, são reguladas pela Lei no 8.666/93, também conhecida como Lei de Licitações e Contratos para a Administração Pública.

Para que o setor público realize qualquer tipo de aquisição de bens, serviços ou obras, há dois possíveis caminhos: a abertura de um processo licitatório ou a realização de contratações diretas, que são permitidas nos casos em que há inexigibilidade ou dispensa de licitação.

Uma novidade para o setor público é uma nova condição (trazidas pela Lei 12.349/2010 e pelo Decreto 9.238/2018) para a dispensa de licitação: a chamada Encomenda Tecnológica (ETEC).

A compra pública a partir da ETEC ocorre para a contratação direta de soluções tecnológicas inovadoras. Para isto são necessárias ao menos duas condições: (i) que a entidade pública ou privada contratada possua experiência na realização de atividades de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e (ii) que a solução para o problema técnico específico envolva risco tecnológico. Quer saber mais sobre ETEC? Acesse: compraspublicas.brazillab.org.br

Contratação pela escola

Pela escola é possível a contratação pelo Programa Dinheiro Direto da Escola (PDDE).

O Programa Dinheiro Direto da Escola é regido pela Lei Nº 11.947/09 e por resoluções do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O objetivo do programa é a contribuição para a elevação do desempenho escolar por meio de melhorias na infraestrutura física e pedagógica.

Para contratar o Proesc através do PDDE, a escola pública precisa ter mais de 50 alunos matriculados, estar adimplente com a prestação de contas de exercícios anteriores e criar uma Unidade Executora Própria (UEx) até o último dia útil de outubro. É possível criar a Unidade Executora através clicando aqui

Atendendo a todos os requisitos, a assistência financeira do programa é concedida sem a necessidade de acordos, convênios, contratos, ajustes ou instrumento congênere.

Contratação através da associação de pais

Algumas escolas contam com a associação de pais que possui CNPJ e costuma promover bingos, rifas e eventos para arrecadar fundos. É possível também contratar o Proesc por meio desta associação, assim os pais ficam completamente informados junto com o gestor da escola sobre a implantação do sistema e seus benefícios.

Gostou de conhecer o Proesc e como ele ajuda sua escola? Então assine a newsletter do Proesc e receba conteúdos, dicas e novidades do Proesc e do mundo educacional!

LEITURAS ALTAMENTE RECOMENDADAS:

Como adaptar a rotina escolar durante a Pandemia

Coronavírus na escola: 4 dicas para minimizar os impactos das paralisações

Planejamento escolar: 6 passos para sua escola ter sucesso

Aproveite e curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário