Como fidelizar alunos de cursos particulares

Tempo de leitura: 6 minutos

Em todo e qualquer tipo de instituição de ensino particular, fidelizar alunos é um desafio e um dos principais objetivos a ser alcançados. Para que isso aconteça, são necessários organização, estratégias e planejamento. No caso de uma instituição de cursos particulares, o padrão é o mesmo.

Como criar uma máquina de matrículas

Fidelizar alunos é garantir um bom desempenho e excelentes resultados, mas trata-se de uma tarefa que requer um conjunto de práticas aliadas à percepção das necessidades individuais e coletivas.

Confira, por meio deste conteúdo, algumas estratégias que poderão ser adotadas por sua instituição de ensino, a fim de investir na retenção dos alunos e em mantê-los satisfeitos e fidelizados.

Valorize os profissionais

Profissionais satisfeitos com o trabalho e engajados apresentam melhores resultados. Invista em seus colaboradores para que o trabalho desenvolvido por eles esteja a contento dos alunos e seus familiares.

É importante que sua instituição tenha funcionários preparados tecnicamente para atenderem às demandas da educação, mas eles também precisam de incentivos para oferecer o melhor de si.

Um ambiente de trabalho agradável e com uma organização adequada, além de suporte apropriado por parte dos gestores, é um elemento motivador que faz a diferença em qualquer emprego.

Não permita que os profissionais, principalmente os professores, sintam-se carregados por uma carga de responsabilidade acima da apropriada. Esse tipo de situação pode deixar o profissional estressado, diminuir seu rendimento e refletir nos resultados diante dos alunos.

Mostre o diferencial de sua instituição

Como a concorrência é sempre grande no mundo corporativo, oferecer opções diferenciadas no seu serviço garante bons resultados. Pesquise o mercado em que sua escola está inserida e entenda quais são as demandas específicas mostrando valor e fidelizar alunos.

Perceba na relação abaixo algumas alternativas para fazer com que sua escola se destaque perante as demais.

  • Invista em tecnologia diferenciada;
  • Ofereça a possibilidade de atividades extracurriculares;
  • Tenha no quadro de sua instituição instrutores capacitados e com um nível profissional elevado;
  • Busque oferecer opções inovadoras de ensino;
  • Ofereça promoções exclusivas;
  • Realize eventos internos que despertem o interesse de alunos e famílias, como palestras, debates, apresentações artísticas, oficinas, etc.

Invista no marketing da instituição

As estratégias de marketing são essenciais para o alcance e a captação de alunos e, a partir daí, o investimento em fidelização.

Descubra qual planejamento de marketing é o ideal para sua instituição e faça um trabalho contínuo para que sua escola seja reconhecida e desperte o interesse das pessoas pelos serviços que ela pode oferecer.

Busque interação com as famílias

A presença das famílias no processo ensino-aprendizagem é extremamente importante para os discentes, mas não é somente esse o benefício. Um contato da família com a escola fará com que ela se sinta acolhida e confie mais na instituição.

Organize momentos em que os familiares possam interagir com os colaboradores e com os espaços disponíveis e ter acesso ao plano de ensino e às demais informações relevantes sobre o funcionamento da escola.

Realize também eventos nos quais famílias e alunos possam interagir entre si dentro da escola, como já mencionado acima: apresentações artísticas, oficinas, debates, palestras etc.

Apresente os resultados

As pessoas geralmente confiam muito mais em um trabalho quando os resultados são demonstrados. Por isso, faça com que sua instituição seja reconhecida por aquilo que já ofereceu e com o que já contribuiu até aqui.

Os resultados devem ser positivos e precisam representar a realidade, estando disponíveis aos alunos e às famílias. Eles podem ser baseados em fatores como reconhecimento da instituição no setor acadêmico e profissional, resultados de avaliações acadêmicas, conquistas dos alunos egressos no mercado de trabalho, em concursos, vestibulares etc.

Conheça os motivos de desligamentos

Conhecer os motivos do cancelamento de uma matrícula é essencial para perceber se alguma coisa não está funcionando como deveria dentro da instituição e fazer as mudanças necessárias, se for o caso.

Busque, por intermédio de uma sondagem com os desistentes, quais são as razões para o desligamento. Dentre os vários possíveis motivos pode haver:

  • Insatisfação com o ensino ou com os métodos utilizados;
  • Possibilidade de maiores vantagens dos mais variados tipos em outra instituição;
  • Descontentamento com o trabalho de um ou mais profissionais;
  • Insatisfação com o trabalho dos gestores da instituição;
  • Insatisfação com valores praticados pela escola;
  • Dificuldades financeiras.

Ofereça soluções diante de demandas financeiras

Um dos principais motivos do desligamento de um estudante em um curso particular são as dificuldades financeiras que muitas vezes podem aparecer.

Essa situação pode surgir por vários motivos, mas geralmente advém de uma instabilidade financeira ou de um aumento na mensalidade acima das possibilidades do orçamento familiar ou pessoal.

Proponha soluções que possibilitem ao aluno permanecer em sua escola. Como isso será feito vai depender da gestão financeira da escola, mas muitas instituições optam por algum tipo de financiamento ou pelo parcelamento facilitado do total da dívida.

A opção de desconto nos valores devidos também pode ser uma solução.

Coloque-se à disposição

A melhor maneira de fidelizar alunos e saber se o cliente está satisfeito é ouvindo o que ele tem a dizer. Por esse motivo, toda a equipe profissional da instituição precisa manter um contato direto com os alunos e seus familiares.

Essa regra vale principalmente para os diretores e para toda a equipe gestora da escola. Estar acessível aos clientes transmitirá confiança a eles e fará com que se sintam à vontade para demonstrar claramente qualquer tipo de insatisfação.

7 passos para trocar o sistema de gestão escolar

Ofereça atendimento de qualidade

A prestação de um serviço de qualidade por parte dos instrutores e gestores é indispensável, mas todos os profissionais precisam fazer com que os alunos se sintam amparados e bem atendidos.

Para fidelizar alunos sua instituição precisa oferecer o melhor atendimento quanto aos serviços de recepção, limpeza, lanchonete ou refeitório, atendimento financeiro, atendimento a distância (telefone, e-mail, chat, WhatsApp e redes sociais), atendimento ao aluno, etc.

Esses profissionais precisam estar prontos para esclarecer todos os questionamentos, atender às demandas e solicitações e resolver os problemas que possam surgir.

Um sistema de gestão escolar eficiente fará toda a diferença no trabalho de fidelizar alunos e em todos os demais aspectos do funcionamento de uma instituição de ensino. Conheça com a Proesc o que esse tipo de trabalho pode agregar e permita que os melhores resultados estejam presentes em sua escola.

Assine a newsletter do Proesc

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão assim que são publicados? Então assine a newsletter do Proesc agora mesmo e fique por dentro dos melhores conteúdos sobre o mundo educacional.

Leia mais:

Inadimplência escolar: estratégias simples e infalíveis para reduzir

Descubra 4 passos incríveis para captar alunos para escolas particulares e cursos

Sistema de gestão para escolas: saiba como escolher!

Curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário