Como modernizar a secretaria de educação

Tempo de leitura: 8 minutos

Desde que surgiu, a Internet dominou o dia-a-dia das pessoas de todo mundo. É muito difícil encontrar alguém que viva sem ela. Estamos o tempo todo conectados e antenados nas novidades que surgem diariamente. A secretaria de educação, seja estadual ou municipal, precisa urgentemente acompanhar essa modernidade, porque caso contrário, se tornará ultrapassada e ineficaz na gestão  da educação brasileira. Veja a seguir, dicas valiosas de como modernizar a secretaria de educação.

Banner-guia-do-sistema-de-gestão-acadêmica

Os aparelhos eletrônicos melhoram e se atualizam a cada segundo e precisamos estar preparados para acompanhar essas mudanças. Você já parou para pensar que todas essas novidades podem ser utilizadas na modernização da secretaria de educação?

Muitas vezes, parece difícil entender todos esses novos caminhos e possibilidades que as novas tecnologias proporcionam para todos nós. Porém, é preciso se desligar de coisas do passado que, hoje em dia, atrasam nossas vidas, literalmente.

Investir em tecnologia educacional para modernizar a secretaria de educação na educação municipal é o primeiro passo para avançarmos para esse mundo moderno.

1. Como modernizar a secretaria de educação

Pensando nisso, entendemos que é preciso haver uma modernização da secretaria de educação. É preciso deixar para trás aspectos culturais e formalidades que já ditaram regras nesse tipo de ambiente, mas que atualmente, se tornaram ultrapassadas.

O secretário de educação precisa dar o pontapé inicial para que essas mudanças aconteçam. Ele precisa ser adepto às novas tecnologias, estar informado sobre tudo que acontece no Brasil e no mundo e trazer para as prefeituras tudo de melhor que a Internet e suas tecnologias podem nos trazer.

É por isso que o primeiro passo para modernizar a secretaria de educação deve ser dado pelo secretário de educação. Investir em tecnologia para o setor em que trabalha está em suas mãos. É bem verdade que será preciso buscar ajuda e parcerias para que a educação municipal seja de fato modernizada, porém, idealizar o projeto e começar a colocá-lo em prática é o que iniciará esse processo.

Todos sabemos que há muitos desafios para serem enfrentados a partir do momento em que se decide pela modernização da secretaria de educação. A burocracia pode ser uma pedra no sapato do secretário de educação. Porém, a vontade deve ser maior. Somente com muito empenho a tecnologia educacional será uma realidade no país.

2. Adquira novos recursos tecnológicos para a secretaria de educação

Não é nenhuma surpresa que, para atingir de fato a modernização da secretaria de educação, muitos recursos serão necessários. Além da vontade e determinação do secretário de educação, o investimento em equipamentos deve ser alto. Porém, o custo benefício do processo vale a pena para todos os envolvidos.

A primeira coisa em que se deve pensar para que a modernização da secretaria de educação aconteça é a compra de computadores. Porém, não podemos pensar em qualquer computador. Para que seja uma realidade modernizar a secretaria de educação, é preciso investir no melhor. É preciso garantir que a qualidade e a eficiência do equipamento adquirido seja a melhor possível.

O bom e barato pode custar caro durante o processo de modernização da secretaria de educação, pois tecnologias baratas acabam se revelando verdadeiras dores de cabeça e impedem que as atividades realizadas para informatizar as escolas e as prefeituras com a tecnologia educacional, sejam executadas da forma correta e com perfeição.

Isso inclui uma rede de wifi de qualidade. Afinal, não adianta ter um super computador, mas não poder utilizar de todos os benefícios da Internet porque a conexão não funciona. Para que o processo de modernização da secretaria de educação seja uma realidade, tudo precisa estar conectado e isso só acontece com uma rede wifi rápida e eficiente.

3. Promova a formação continuada de professores e funcionários

A partir do momento em que se têm equipamentos e uma conexão ágil com a Internet, o próximo passo é investir em treinamentos. Afinal, ninguém nasceu sabendo e adaptar-se ao mundo da tecnologia pode ser um processo difícil durante a modernização da secretaria de educação.

Portanto, o secretário de educação também precisa pensar que todos os profissionais necessitam de treinamento, pois é somente dessa forma que a secretaria de educação, a prefeitura e a educação municipal irão viver a tecnologia educacional em sua plenitude.

4. Instale internet e wifi nas escolas e creches

A Internet está presente no dia-a-dia dos alunos das escolas particulares há muito tempo. Porém, já passou da hora de a secretaria de educação estender essa realidade para a educação municipal. Os alunos das escolas públicas também precisam ter acesso às novas formas de tecnologia e ao mundo de informações que só a Internet nos proporciona e isso só irá acontecer se modernizar a secretaria de educação.

O secretário de educação precisa garantir que todos esses alunos terão as mesmas oportunidades para que, no futuro, eles não sejam deixados para trás por desconhecerem vários cenários que a tecnologia educacional poderia ter lhes proporcionado.

Para que a modernização da secretaria de educação aconteça, é preciso investir em tecnologias nas prefeituras e também dentro das escolas, na educação municipal.

5. Crie aplicativos para os pais e alunos usarem nos seus celulares 

Com a modernização da secretaria de educação, a tecnologia educacional pode ir muito além dos muros das escolas. Ela pode atingir não apenas os alunos, mas seus pais também. Diversos aplicativos foram desenvolvidos e pensados justamente para que isso aconteça.

É preciso expandir os horizontes na prefeitura, na educação municipal, mas também nas casas de todos pais e estudantes. Modernizar a secretaria de educação irá levar um mundo de possibilidades para essas famílias que, sem esse processo, poderiam nunca ter contato com todas essas modernidades.

6. Adote um bom sistema de gestão de gestão educacional

Grande parte da ação para modernizar a secretaria de educação também passa pelo uso de um sistema de gestão. Ele irá facilitar a vida de todos os profissionais envolvidos pela tecnologia educacional. Nesse sistema, a escola pode ter um controle financeiro maior e dados mais efetivos sobre seus alunos e funcionários.

O sistema de gestão também serve para que a prefeitura e, principalmente, a secretaria de educação, estejam por dentro de tudo que está acontecendo nas instituições de ensino. Investir nessa tecnologia é investir na modernização da secretaria de educação, e isso traz vantagens para o secretário de educação, para os alunos, seus pais e para a comunidade como um todo.

Se quiser descobrir os principais benefícios de usar sistema de gestão escolar online na sua instituição de ensino, leia o artigo: Sistema de gestão escolar online: vale a pena?

7. Supere as barreiras da mudança cultural

É bem verdade que, muitas vezes, relutamos em aceitar que mudanças são necessárias para tornar a nossa vida melhor. Porém, é preciso ter em mente que modernizar a secretaria de educação é um processo que irá melhorar a vida de muitas pessoas. A tecnologia educacional atinge de uma forma positiva a prefeitura, a secretaria de educação, a educação municipal e toda a sociedade.

Porém, entendemos que esse processo precisa estar alinhado com o planejamento estratégico da secretaria de educação. Nada muda do dia para a noite, e muito menos sem muito estudo e reflexão sobre o assunto.

O ideal é planejar tudo que irá envolver esse sistema de implementação da tecnologia educacional e que irá acarretar na efetiva modernização da secretaria de educação. Com tudo planejado, os próximos passos serão conquistados com muito esforço e dedicação de todos os envolvidos.

Agende uma demonstração

Assine a newsletter do Proesc

Se essas informações foram úteis para você, assine nossa newsletter e tenha acesso a mais conteúdos como este!

LEITURAS RECOMENDADAS:

Gestão da secretaria escolar: O proesc é especialista

Guia completo da retenção de alunos para escolas e cursos

Matrícula digital: economia para a secretaria de educação

Aproveite e curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.