5 passos para criar um blog para minha escola

Criar blog é uma incrível oportunidade para promover o nome do colégio, além de ser a ferramenta mais barata e eficiente para marketing digital.

Não existe mais nenhum segmento que não precise das tecnologias digitais para ter sucesso. Criar um blog é indispensável para o marketing digital, além de estreitar o relacionamento com o público enquanto consolida sua marca em meio a um mercado competitivo e acirrado. Quem não tem um site ou um blog, está perdendo tempo e público para os seus concorrentes!

No contexto escolar e acadêmico, ter um blog é uma incrível oportunidade para promover o nome do colégio, ao mesmo tempo chamando a atenção de cada um dos alunos ao utilizar uma linguagem que a eles é comum, clara e prática.

Além disso, vale destacar que é realmente uma estratégia de aproximação que promove e colabora com o caráter dos alunos ao trabalhar com eles conceitos distintos como participação, pró-atividade e companheirismo, entre outros valores.

Que essa interação é importante, já sabemos. Ao longo deste artigo, veja como criar um blog para a escola e quais as melhores estratégias digitais a serem aplicadas para que ele atinja suas metas!

5 passos para criar um blog

5 Passos para criar um blog fantástico para sua escola:

1. Estabeleça quais são os objetivos do blog
2. Defina o público-alvo do blog
3. Determine o tipo de conteúdo do blog
4. Procure pelo domínio do blog
5. Trace estratégias para a divulgação do blog

1. Estabeleça quais são os objetivos do blog
O primeiro passo para criar um blog pode até parecer o mais simples de todos, mas não se engane. Determinar quais são, de fato, os objetivos da criação de um blog é a base que ditará seu posterior sucesso ou fracasso. Por isso, dedique-se!

Ente os objetivos mais comuns neste contexto destacam-se a necessidade de melhorar o relacionamento entre a escola e os pais, aumentar o empenho dos alunos, melhorar a comunicação entre escola, professores, estudantes e pais e incentivar o convívio do grupo, aumentar a captação de alunos.

2. Defina o público-alvo do blog
“Meus alunos!”, você pode ter pensando prontamente. Afinal, estamos falando da criação de um blog para a escola, não é mesmo?

Mas será que você irá criar um blog apenas para os estudantes matriculados no colégio? Se entre seus objetivos estiver a opção de atrair novos alunos, lembre-se de considerar este público, bem como seus pais, e professores que estejam buscando por um novo emprego.

Público alvo para o blog

Público alvo para o blog

3. Determine o tipo de conteúdo do blog
Após criar o blog e estabelecer o público-alvo do blog, é hora de determinar os melhores conteúdos e formatos para cada um deles.

Alunos do colégio podem gostar de ver assuntos de seu cotidiano estampados no blog, estudantes de outras instituições podem chegar até o seu site a partir de pesquisas para trabalhos escolares, e pais e professores podem procurar por conteúdos que demonstrem, em números, a qualidade do ensino da escola.

Antes de criar os conteúdos é bom definir um padrão, com título do conteúdo, resumo, no mínimo três subtítulos com 3 conteúdos e conclusão. O site  maikon.biz possui um gerador de conteúdo que ajuda a criar os primeiro textos para o blog.

Está sem tempo para escrever? Uma alternativa muito utilizada é a compra de textos originais, você apenas define o tema, pauta, público alvo e quantidade de palavras e solicita para empresas especializadas em produzir conteúdo, tudo pela internet. Algumas ótimas empresas que vendem textos são:

 

redaweb textbroker
greatcontent rockcontent


4. Procure pelo domínio do blog

Após os passos anteriores, é hora de sentar na frente do computador e pesquisar por domínios e registros para ver qual deles é mais adequado à necessidade do seu blog. Bons sites para fazer essa pesquisa são o godaddy.com e o registro.br

Atualmente, existem opções gratuitas na internet para criar um blog:

Você pode escolher as ferramentas e recursos de que precisa para dar este primeiro passo oficial para criar o blog da sua escola na internet.

Por exemplo, para criar um blog grátis no Blogger:

1. Entre no www.blogger.com
2. Faça login com a mesma conta do gmail
3. No canto superior esquerdo clique na seta para baixo .
4. Clique em Novo blog.
5. Digite um nome para o blog.
6. Escolha o endereço ou o URL do blog.
7. Escolha um modelo.
8. Clique em Criar blog.

5. Trace estratégias para a divulgação do blog
Depois de montar todas as páginas e detalhes do blog e caprichando muito no layout, é claro, é hora de definir quais serão as estratégias para fazer com que o blog comece a receber visitas.

Uma dica interessante é promover algum tipo de concurso entre os alunos do colégio que os incentivem a compartilhar o link da página em suas redes sociais como:

Gostou deste passo a passo? Viu como é simples? Aproveite que chegou até aqui e compartilhe suas experiências com outros leitores. Qual é a maior dificuldade e facilidade em montar um blog para a escola em sua opinião?

Comments

Bitnami