Diário escolar digital do professor: vantagens e desvantagens

Tempo de leitura: 9 minutos

Há anos que o diário do professor não sofre inovação tecnológica. É comum os professores brasileiros usarem o velho e arcaico diário impresso em papel. Neste artigo, mostramos como escolas modernas tem adotado com sucesso o celular, tablet ou notebook para substituir o ultrapassado diário em papel, dando origem ao novo diário escolar digital do professor.

Passo-a-passo-para-implementar-o- Planejamento-Estratégico-em-escolas-e-cursos-particulares

Diário do professor em papel

O diário do professor, que em outras regiões do Brasil é conhecido como caderneta ou diário de classe, é o instrumento legal usado pelo docente para anotar as frequências dos alunos, notas das avaliações e provas, além dos conteúdos ministrados em sala de aula.

Diário de classe digital em aplicativo

Já existem alguns aplicativos que podem ser instalados no celular. Eles transformam o seu smartphone em um poderoso diário de classe digital. Além de serem fácil de usar, evitam que o professor carregue consigo os ultrapassados diários em papel.

Os aplicativos facilitam o dia-a-dia do professor, uma vez que possibilitam o uso do celular para:

  • Registrar frequência dos alunos em sala de aula
  • Lançar notas de provas, atividades e avaliações
  • Lançar conteúdos pedagógicos trabalhados em sala de aula
  • Consultar o horário do professor
  • Enviar mensagens para os pais e alunos
  • Consultar a situação de um aluno ou da turma

Um exemplo de aplicativo que possui todas essas funções é o proesc.com, vale a pena conhecer e usar.

Diário escolar digital do professor

Relativamente nova, a tecnologia já tem sido muito pesquisada por instituições de ensino e tem recebido atenção, inclusive, da rede pública em alguns dos mais importantes governos municipais e estaduais do Brasil.

O diário escolar digital do professor também é conhecido como diário de classe digital, diário de classe eletrônico, diário online do professor, diário escolar online. O nome não importa, pois o mais importante é que indiscutivelmente o diário escolar digital do professor facilita muito o trabalho do educador.

O diário digital no celular ou no computador proporciona em tempo real uma transparência das ações pedagógicas executadas pelo professor na escola.

Veja a seguir as principais vantagens de se implantar o diário escolar digital do professor nas secretarias de educação, escolas e cursos.

Diário do professor de educação infantil

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica. Geralmente contempla o ensino para alunos de 0 a 6 anos.

A educação infantil envolve 2 seguimentos:

  • 1. Creche: Para crianças de 0 a 3 anos
  • 2. Pré-escola: Para crianças de 4 a 6 anos.

Mas como é o diário do professor na educação infantil?

O diário do professor de educação é diferente do ensino fundamental ou médio. A primeira diferença é que na educação infantil os alunos não são avaliados por nota ou conceito. Nesta fase os pequenos estudantes são avaliados por habilidades e competências.

As habilidades e competências são virtudes que devem ser desenvolvidas nos alunos para se sejam aptos a tomar decisões, ter atitude de liderança, resolver conflitos e utilizar bem os conhecimentos adquiridos na escola e na vida.

O proesc é o único sistema escolar cujo diário digital do professor possui recurso para avaliar alunos por habilidades e competências.

Diário digital simade

O Diário Escolar Digital simade é uma plataforma idealizada pela Secretaria de Estado de Educação de MInas Gerais – SEEMG – e desenvolvida pela Prodemge, cuja proposta é ampliar a interação entre estudantes, pais, responsáveis e profissionais da educação (Professores, Especialistas, Diretores e Secretários de Escola).

Segundo a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, o Diário permite agilidade na coleta de dados e melhor gerenciamento de frequência do estudante e seu desempenho acadêmico, coletando dados para o Sistema Mineiro de Administração Escolar – SIMADE.

O SIMADE reúne dados de gestão pedagógica e de parte da rotina administrativa das escolas, visando à proposição de políticas educacionais adequadas às diferentes realidades das escolas da rede pública estadual.

Uma ferramenta criada para melhorar os processos educacionais, otimizar o trabalho dos profissionais que atuam nas escolas estaduais, monitorar a frequência dos estudantes e garantir maior segurança dos dados escolares, dentre outros pontos. Em funcionamento na rede estadual desde março de 2017, o Diário Escolar Digital (DED) é mais um passo que a Educação em Minas Gerais dá no sentido de modernizar as escolas e disponibilizar tecnologias que facilitem o dia a dia do professor, ao mesmo tempo em que permite uma gestão mais qualificada das informações dos estudantes, escolas, professores, entre outras.

Vantagens do diário escolar digital do professor:

1. Economia de papel e conservação do meio ambiente

Milhares de cadernetas impressas correspondem também a um grande número de árvores derrubadas, não é mesmo? Pois bem, ao optar pela implantação de um sistema de diário eletrônico, a escola passa a fazer a sua parte ao contribuir com a natureza, optando por sua não degradação pelo uso excessivo de papéis.

Além disso, há uma evidente economia nos gastos também, principalmente no que diz respeito ao longo prazo.

2. Sem risco de perdas e esquecimentos

Honestamente, se você nunca viu um professor que esqueceu, ou pior, perdeu um diário de classe, talvez você não seja capaz de compreender o tamanho do estresse deste profissional que tem ali anotado toda a vida escolar do aluno.

Com o diário eletrônico do professor, não há chances para o acaso e todos saem ganhando, pois o diário fica disponível online com possibilidade de consultas e alterações a qualquer momento!

Diário do professor em papel

3. Registro simples e rápido

Você sabia que é possível fazer anotações na caderneta eletrônica até mesmo pelo notebook e/ou celular? Esta tecnologia foi justamente pensada a fim de facilitar a vida do professor.

Em aulas externas, é um importante recurso que garante ao profissional tomar nota de tudo o que for necessário sem que, para isso, tenha que carregar peso consigo mesmo do diário do professor em papel.

4. Anotações mais claras

Em casos de substituições e licenças, com certeza o professor substituto se sentirá mais seguro em analisar anotações feitas por meio eletrônico ao invés de ficar decifrando a letra de seu companheiro de profissão, não é mesmo?

No retorno à sua turma, o professor também se sentirá mais seguro em analisar as anotações feitas pelo substituto.

Diário eletrônico do professor

5. Acompanhamento contínuo dos pais

A última grande vantagem que deve ser aqui elencada é o acompanhamento virtual e contínuo que os pais podem ter de todas as anotações e registros que são feitos em nome de seus filhos no boletim online do aluno.

Os pais podem saber automaticamente se o aluno está com presença ou falta em determinada aula, permitindo assim um controle mais rígido, além de um acompanhamento preciso que colabora com a melhor aprendizagem do aluno.

Como se pode ver, são muitas as vantagens de se trabalhar eletronicamente no registro da presença, da nota e das demais observações do cotidiano em sala de aula. Agora queremos saber a sua opinião sobre o assunto: de que outros jeitos a educação pode ser melhorada através de instrumentos como o diário eletrônico do professor?

Desvantagens do diário eletrônico do professor:

1. Precisa de internet para funcionar

Um das desvantagens do diário eletrônico do professor é que a maioria deles funciona somente online. O professor precisa obrigatoriamente pagar um plano de internet para que possa registrar diariamente aulas, notas e frequências dos alunos.

Porém a escola pode contratar um único plano de internet e disponibilizar rede wifi para os professores.

Outra alternativa é adotar um diário eletrônico que funcione em uma  aplicativo online e offline. Desta forma o professor pode utilizar seu celular para lançar as informações sem a necessidade de internet. As informações são sincronizadas na nuvem sempre que uma conexão de internet for detectada. Um exemplo de aplicativos que funciona online e offline é a inovação criada pelo proesc.com.

2. Precisa de energia para funcionar

Outra desvantagem do diário eletrônico do professor em relação ao diário em papel é a necessidade de energia para funcionar. Porém essa desvantagem já foi superada com o surgimento dos novos smartfones.  Esses celulares de última geração possuem modernas baterias que permitem o funcionamento dos dispositivos móveis por até 3 dias.

Quer ajuda para implantar o diário digital do professor?

Uma das melhores plataformas online que disponibiliza o diário do professor em meio eletrônico é proesc.com, um sistema completo para diário educacional online para facilitar o trabalho do professor.

diário digital do professor

Quer ajuda para implantar o diário escolar digital do professor do professor na sua secretaria de educação, escola ou curso? Então fale com um consultor do Proesc.com.

Fale com um consultor

Veja o vídeo abaixo da mudança que o diário escolar digital do professor do proesc.com fez na vida de Eládio Vidal – professor do colégio Expansivo.

Leia mais:

A importância do software de gestão para as escolas e cursos

Gestão pedagógica: tudo o que você precisa saber

Indisciplina de alunos na escola: como lidar?

Assine a newsletter do Proesc

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão assim que são publicados? Então assine a newsletter do Proesc agora mesmo e fique por dentro dos melhores conteúdos sobre o mundo educacional.

Curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.