6 exemplos de escolas inovadoras a serem seguidos!

Tempo de leitura: 7 minutos

As crianças já chegam até a sua instituição de ensino sabendo utilizar celulares, tablets, acessar à internet, entre outras habilidades desenvolvidas no mundo moderno. Além disso, ao saírem para o mercado de trabalho, se deparam com exigências muito diferentes das dos seus pais ou avós — e, até mesmo, da maioria dos professores. Isso mostra o quanto a sociedade se modificou nos últimos anos, o que cria uma nova demanda de escolas inovadoras no âmbito educacional.

Infográfico: Planejamento Estratégico para Escolas e Cursos

Mas você conhece escolas inovadoras? Sabe como esses conceitos podem ser aplicados na prática? Se não, está na hora de conhecer!

Exemplos inspiradores de escolas inovadoras

Leia este artigo e descubra 6 exemplos de escolas inovadoras espalhadas pelo mundo nas quais você pode se inspirar para transformar a sua instituição de ensino em uma escola do futuro. Confira!

1. NAVE — Núcleo Avançado em Educação (Pernambuco)

Uma das escolas inovadoras que você deve conhecer para se inspirar é o Núcleo Avançado em Educação (NAVE), localizada na Região Nordeste do Brasil.

Os principais focos da NAVE são a educação profissional e o desenvolvimento da criatividade dos alunos. Para isso, ela une o ensino médio tradicional ao ensino profissionalizante na área de mídias digitais, oferecendo formação em Multimídia, Programação de Jogos Digitais e Roteiro para Mídias Digitais aos alunos.

Dessa forma, ela une a educação tradicional às ferramentas tecnológicas tão presentes na vida diária dos alunos. Além disso, os estudantes saem com uma formação técnica alinhada às demandas e necessidades da Era Digital na qual a sociedade está inserida.

Os alunos têm aula no período integral e, além do curso técnico, têm oportunidade de atuar como pesquisadores dentro da NAVE, o que estimula a criatividade e a capacidade de solução de problemas dos estudantes. E a prova de que essa metodologia funciona é o fato de que o Núcleo Avançado em Educação ficou em primeiro lugar no ranking de escolas públicas do ENEM, tanto em Recife quanto no Rio de Janeiro.

2. The Bath Studio School (Inglaterra)

A Bath Studio School é uma escola totalmente gratuita e que tem como objetivo fornecer uma educação de qualidade alinhada à formação profissional e empreendedora dos alunos. Ela é destinada à estudantes de ensino médio e conduz o ensino por meio de projetos que simulam o que o jovem encontrará no mercado de trabalho.

Isso porque faz parte da visão da escola a diminuição do gap entre educação e mercado de trabalho, ou seja, a distância entre o ambiente educacional e o mercado com o qual o aluno se deparará ao deixar o colégio.

Tudo isso é feito por meio de ensino de qualidade e investimento na autoestima e resiliência dos alunos. Além disso, a escola oferece seis cursos de formação, incluindo mídias digitais, artes e design e negócio e marketing.

3. Escuela de La Nueva Cultura La Cecilia (Argentina)

Outro exemplo latino de escola inovadora é a Escuela de La Nueva Cultura La Cecilia, localizada na Argentina. Essa escola foge da mera preparação para ingresso em uma Universidade ou no mercado de trabalho, preparando os estudantes para enfrentarem os desafios que a vida cotidiana impõe.

Nela, os alunos não são separados por idade ou ano escolar, os diretores moram na escola e a alimentação oferecida é totalmente vegetariana. Além disso, as aulas são abertas e em ambientes aconchegantes e próximos à natureza, permitindo que os alunos definam o próprio currículo, de acordo com as suas necessidades individuais.

Com isso, o objetivo da escola é atuar na transformação pessoal e social dos estudantes, impactando toda a sociedade ao seu redor.

4. Steve Jobs School (Holanda)

O exemplo holandês de escola inovadora é a Steve Jobs School, inaugurada em 2013. O foco dessa instituição é a tecnologia, sendo que todos os estudantes que frequentam a escola recebem um tablet ao se matricular.

A ideia aqui é substituir quadro de giz, lousa e aulas expositivas por um modelo totalmente interativo, no qual os alunos conseguem se relacionar com os conteúdos por meio da tecnologia. Além disso, quem define o que vai estudar e aprender é o próprio aluno, que pode dar prioridade para os assuntos que despertem sua curiosidade e seu interesse.

Isso faz com que os conteúdos da sala de aula estejam de acordo com o dia a dia dos alunos, que, desde novos, já têm contato com a tecnologia. Além disso, a escola possibilita o desenvolvimento de habilidades alinhadas às necessidades da sociedade atual, como a capacidade de resolver problemas, a criatividade e a inovação.

5. Ørestad Gymnasium (Dinamarca)

Cadeiras enfileiradas e salas de aula tradicionais — esses elementos, tão comuns nas instituições de ensino tradicionais, são secundários dentro do Ørestad Gymnasium, escola localizada na Dinamarca.

Só a proposta estrutural e arquitetônica já deixa clara a proposta inovadora da escola, que conta com um edifício de planta livre e aberto, organizado em torno de uma grande escada central. E a metodologia de ensino não fica de fora do conceito inovador, sendo que a maior parte das atividades são desafios propostos pelos professores aos alunos, que devem resolvê-los em pequenos grupos.

Além disso, cadernos, papéis e livros também são elementos do passado dentro da Ørestad Gymnasium, uma vez que os alunos e professores utilizam, preferencialmente, ferramentas tecnológicas para potencializar o processo de ensino-aprendizagem.

6. Ritaharju School (Finlândia)

A Ritaharju School, escola que surgiu na Finlândia em 2010, é um exemplo de educação integrada à comunidade. Além do ensino formal oferecido, a instituição também investe no ensino informal dos alunos e permite o envolvimento direto da comunidade ao redor da escola na formação das crianças e adolescentes.

Além disso, o ambiente físico da instituição também não fica de fora do conceito inovador. As paredes são móveis, podendo se adaptar a diversas atividades distintas. Os espaços também são amplos e coloridos, potencializando a criatividade e aprendizagem dos alunos, sem falar no papel de protagonista que o aluno ocupa na instituição, desenvolvendo confiança e autonomia na hora de definir o próprio currículo.

Diante de tantos exemplos de escolas inovadoras no Brasil e no mundo, você já deve ter percebido que mudar a realidade da educação é possível — apesar de ser uma tarefa desafiadora. Invista na sua própria instituição e modernize os seus processos e atividades. Dessa forma, você cria um ambiente propício para que os seus alunos se desenvolvam de forma completa e alinhada às necessidades e demandas da sociedade atual.

Guia completo sobre Big Data na educação

Assine a newsletter do Proesc

Se esses exemplos de escolas inovadoras foram úteis para você, assine a newsletter do Proesc e receba conteúdos, dicas e novidades exclusivas do mundo educacional!

LEITURAS RECOMENDADAS:

Saiba tudo sobre integração de sistemas nas escolas

Tecnologia na educação infantil: como as escolas devem lidar?

Como está sendo aplicada a Internet das Coisas na educação?

Aproveite e curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário