Ferramentas de gestão podem ajudar a escola sair do vermelho?

Tempo de leitura: 7 minutos

A inadimplência é um dos maiores problemas para as empresas, principalmente para as instituições de ensino. O não pagamento das mensalidades por parte dos clientes pode indicar prejuízos em manter a qualidade da educação e é capaz de representar um grande empecilho para a escola sair do vermelho.

Promoção de Independência do Proesc.com

Dessa forma, ter um acompanhamento estratégico online e automático que possa ajudar a empresa a atingir o reconhecimento da marca no mercado, aumentar a geração de tráfego e melhorar o controle financeiro é de extrema importância. Tanto para as instituições que precisam sair do vermelho quanto para aquelas que não querem passar por esse problema.

Identificou-se com o tema? Já pensou em como as ferramentas de gestão podem ajudar a escola sair do vermelho? Então continue a leitura deste post para ficar por dentro do assunto!

Por que é necessário dar importância à gestão financeira?

A inadimplência na educação cresce a uma taxa de 4,3% ao ano no Brasil, e quando não identificada para ser controlada, passa a ser um problema ainda maior, que dificulta o crescimento e a constante melhoria da instituição.

Sendo assim, para que a inadimplência deixe de ser um dos motivos para que uma escola consiga sair do vermelho, é preciso organizar e automatizar as tarefas e obrigações. Além também, de implementar uma boa gestão financeira. Isso porque ela é um dos principais setores que englobam a gestão escolar. Uma má gestão pode impactar todos os departamentos da instituição, como no controle de matrículas, notas, faltas e portal para pais e alunos.

Em contrapartida, uma boa gestão financeira pode contribuir para que os gestores mantenham a qualidade do ensino, a eficiência pedagógica e acadêmica, uma maior organização dos dados e dos documentos escolares, além de contribuir para uma maior eficácia e otimização de assuntos burocráticos, como a diminuição das taxas de inadimplência.

Softwares especializados foram criados para tornar o processo de gestão mais completo, confiável e eficaz, já que, quando tais processos são realizados de forma manual, corre-se o risco de perder datas e de esquecer de emitir boletos, por exemplo.

Então, quando uma escola reconhece que está com problemas financeiros ao ponto de prejudicar as outras atividades institucionais, é o momento de tomar medidas imediatas, como a identificação de despesas, de pagamentos e de receitas, assim, haverá a possibilidade da escola sair do vermelho.

O software especializado em instituições de ensino otimiza esses processos, gera dados, relatórios e soluções reais — podendo ser eficaz na retomada do controle financeiro.

O que um software pode fazer por você?

“Voltar para o verde” pode ser um processo muito mais difícil quando feito sozinho, de forma manual e sem instruções.

Ferramentas de software focadas no setor financeiro podem ajudar você a controlar e organizar os dados da escola e, inclusive, identificar e analisar riscos, indicando as taxas de inadimplência, controle de gastos, os déficits e superávits, além das falhas existentes que dificultam a retomada do crescimento.

Como resultado, é possível ter informações suficientes em mãos para melhorar a tomada de decisões na gestão financeira e, em consequência disso, fazer a escola sair do vermelho — promovendo uma sustentabilidade com metas, objetivos e mudanças de rota planeados.

Para deixar esse assunto um pouco mais claro, a seguir, listamos os benefícios que um software de gestão pode trazer para a sua instituição. Acompanhe.

Gestão do caixa da escola

A gestão do caixa da escola contribui gerando relatórios financeiros diariamente, os quais contêm todos os dados da movimentação bancária da instituição — o que entrou, o que saiu, o que foi pago e o que não foi.

Cobrança automática de mensalidades escolares

A cobrança automática é feita por meio da geração e envio de boletos bancários e o respectivo alerta de lembrança via e-mail e SMS, os quais são enviados aos clientes antes do vencimento. Quando necessário segunda via de algum boleto, o software também é capaz de gerá-la.

Geração de relatórios financeiros

Estando em contato direto com os bancos, o software gera, em tempo real, gráficos e dados do relatório financeiro, como a relação da evolução de inadimplentes, listagem de pagamentos, gráficos de faturamento, balanço, entre outros.

Gestão de contas a pagar

As contas, para que não sejam esquecidas, são geradas de forma automática — sejam elas variáveis ou fixas. Tomemos como exemplo: a empresa fornecedora de energia elétrica, que é uma conta fixa da instituição, pode ser cadastrada no sistema, a fim de que a cobrança não deixe de ser feita.

Negociação de débitos escolares

A negociação de débitos escolares acontece da seguinte forma: se algum pagamento não for feito de forma integral, o software gera e envia automaticamente um novo boleto com o valor restante.

Comunicação facilitada

Uma boa gestão escolar ainda proporciona uma comunicação acessível, frequente e facilitada entre a escola, os pais e alunos, os quais podem conversar sobre as demandas, as cobranças, os pagamentos e, principalmente, sobre o andamento e crescimento institucional.

Com essas facilidades da gestão educacional e, principalmente, da gestão financeira, o risco de esquecimento por parte dos gestores, e também dos clientes, sobre cobranças e pagamentos, é reduzido. Com isso, as taxas de inadimplência, a rápida identificação dos riscos e a necessidade de cortes financeiros, também.

A escola sair do vermelho é um ato de coragem ou de responsabilidade?

Digamos que é um ato de coragem por reconhecer que sua escola está no vermelho e de responsabilidade, por precisar adotar medidas imediatas para melhorar tal realidade.

O software ideal para sua escola é aquele que facilita e melhora a sua vida, assim como o Proesc.com. Que pensa e projeta a longo prazo e que identifica soluções reais e eficazes, por meio da automatização de tarefas e da melhor gestão educacional e financeira.agende uma demonstraçãoFazer a escola sair do vermelho implica em um acompanhamento estratégico que ajudará a empresa a atingir suas metas e voltar a crescer. Controle, organização e otimização são as palavras essenciais quando falamos em gestão financeira. É preciso conhecer sua instituição, os riscos que ela corre, o que ganha e o que perde diariamente.

Ficou interessado em saber qual software de gestão financeira melhor se encaixaria na sua escola? Que tal entrar em contato conosco? Saia logo do vermelho, sua instituição de ensino precisa voltar a crescer!

Assine a newsletter do Proesc

Se essas informações foram úteis para você, assine a newsletter do Proesc e receba conteúdos, dicas e novidades do mundo educacional!

LEITURAS RECOMENDADAS:

Guia completo da retenção de alunos para escolas e cursos

7 funcionalidades indispensáveis em um sistema escolar online

Gestão financeira para escolas e cursos: 7 dicas de como manter o controle sobre as despesas

Aproveite e curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário