Indisciplina na escola: Como lidar com alunos indisciplinados?

Tempo de leitura: 6 minutos

A convivência no espaço escolar, assim como o comportamento dos alunos, nem sempre acontecem como os pedagogos, funcionários e pais esperam. Isso porque a indisciplina na escola aumenta a cada dia mais. O mau comportamento, seja dentro das salas de aula ou nos espaços de recreação, toma 20% dos tempos das aulas. Ou seja, é gasto um dia por semana apenas para lidar com a indisciplina de alunos.

De acordo com a maioria dos educadores, a indisciplina de alunos na escola é o maior problema enfrentado, sendo ela a mais apontada como o motivo da carência de aprendizagem em revistas renomadas como a Nova Escola.

A indisciplina é a falta de comportamento, de respeito ao próximo, como também a falta de limites que levam determinados indivíduos a adotarem posturas inadequadas ao convívio social (Márcia Guedes da Silveira).

Promoção de Independência do Proesc.com

Causas da indisciplina na escola

Mas afinal, por que os alunos estão cada vez mais bagunceiros? A verdade é que, não é a indisciplina dos estudantes o grande problema, uma vez que ela é apenas o resultado da rotina desatualizada e da falta de adequação dos processos de aprendizagem.

causas da indisciplina na escola
Entendendo a indisciplina na escola

Sabendo disso, é possível então começar a pensar sobre as possíveis causas da indisciplina  na escola e definir estratégias para envolver da melhor forma possível, os alunos nas atividades escolares, fazendo com que a indisciplina diminua.

Atividades para alunos indisciplinados

Quando se fala em aluno indisciplinado, a maioria dos professores, funcionários, coordenadores e diretores associam esse tipo de comportamento a práticas de repressão, em uma espécie de castigo ou punição.

No entanto, estudos recentes mostraram que a ação punitiva tende a piorar a situação, uma vez que os alunos acabam se sentindo revoltados e incentivados a desobedecer ainda mais.

Dessa forma, é preciso apostar por práticas mais concretas, durante toda a jornada escolar, de modo a fazer com que, aos poucos, as crianças e jovens sintam-se mais motivados pelo processo de aprendizagem.

Indisciplina de alunos na escola
Indisciplina na sala de aula: Como lidar?

Não existe uma regra, muito menos um manual de como acabar com a indisciplina de alunos na escola. Isso porque essa tarefa é um pouco complicada e requer persistência e, principalmente, paciência.

Não há uma fórmula pronta de como lidar com alunos indisciplinados, desinteressados ou desobedientes, uma vez que cada caso, é um caso, e por isso, o que funciona para um, pode não funcionar para outro, e vice-versa.

Dicas para lidar com a indisciplina de alunos na escola:

1 – Distinguir bem as regras escolares

Para que os alunos desobedientes se comportem adequadamente, é importante, acima de tudo, que ele tenha conhecimento claro sobre as regras. Isso não apenas sobre as regras da escola, como proibido o uso de celular, bonés e conversas durante as aulas, mas também, e principalmente, sobre as regras da natureza moral, ou seja, baseadas nos princípios éticos, como respeitar o próximo, não bater, não xingar, etc.

A escola precisa ter regras de convívio bem definidas. Devem ser estipulados os deveres da escola e os da família. Tão importante quanto ter diretrizes, é indispensável que a família seja conscientizada sobre os direitos e deveres dos alunos, da escola e dos pais.

Informações que podem ser abordadas nas regras da escola:

  • Defina o uso obrigatório do uniforme
  • Seja rígido com os horários de entrada, lanche e saída na escola
  • Normatize o uso de bonés, lenços e adornos na sala de aula e na escola
  • Defina regras claras para o uso de celulares e aparelhos eletrônicos
  • Cobre dos pais a frequência dos alunos
  • Mantenha comunicação direta com os pais sofre atos de indisciplina
  • Estabeleça e cumpra o calendário de aulas e feriados
  • Deixe claro para os pais e alunos as datas de provas e atividades
  • Documente com clareza e divulgue os critérios de avaliação e aprovação
  • Estabeleça regras claras a respeito da entrada na escola de pais e visitantes
  • Defina se é permitida a entrada de animais na escola
  • Mantenha a rotina constante de reuniões pedagógicas
  • Caso ocorra um acidente ou incidente comunique imediatamente os pais

2 – Saber reagir aos problemas de indisciplina na escola

Diante de um comportamento inesperado, o educador tende a tomar as providências sem pensar, agindo incorretamente. Portanto, é preciso manter o equilíbrio e a calma, sabendo lidar com cada situação. Lembre-se: o diálogo ainda é o melhor caminho. Pensando nisso, crie dinâmicas para trabalhar a indisciplina na sala de aula, conversar com os alunos, saber o que levou a esse tipo de comportamento e explicar que é errado.

3 – Não abusar da autoridade de professor

Um grande motivo que pode levar a quadros de indisciplina de alunos na escola é o fato de se sentirem reprimidos pelos professores, funcionários e diretores que abusam do poder e da autoridade. Sendo assim, uma das melhores alternativas para combater a indisciplina na escola é estabelecer um ambiente cooperativo, onde os alunos aprendam a respeitar o quadro discente, e acima de tudo, tenham os professores e demais funcionários como porto seguro para solucionar dúvidas e aprender sempre mais.

Fale com um consultor

4 – Tolerância zero com indisciplina em sala de aula

Aos casos de indisciplina em sala, o professor deve deixar claro para o aluno que aquele comportamento é inadequado e fere as regras da escola. Em caso de persistência, deve comunicar imediatamente aos pais e ao coordenador pedagógico da escola.

Assine a newsletter do Proesc

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão assim que são publicados? Então assine a newsletter do Proesc agora mesmo e fique por dentro dos melhores conteúdos sobre o mundo educacional.

LEIA MAIS:

4 passos para aumentar a captação de alunos

10 motivos para a escola investir na satisfação dos pais e alunos

Como melhorar o relacionamento entre a escola e os pais

Curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário