Matrícula digital: economia para a secretaria de educação

Tempo de leitura: 7 minutos

Entenda como a matrícula digital gera economia para a secretaria de educação e facilita a vida de pais e alunos na hora de conseguir uma vaga na escola.

O Brasil ainda enfrenta um problema que permeia por entre muitas de suas áreas, inclusive (e, talvez, principalmente) a educação. O pouco avanço tecnológico em grande parte do território nacional é um obstáculo ignorado por muitos, especialmente por aqueles que já possuem todo o acesso à tecnologia de que precisam e, por isso, acabam nem percebendo a falta dela para outras parcelas da população.

Por outro lado, aos poucos, essa situação está mudando. Ainda que muitas pessoas não tenham equipamentos e serviços de qualidade na área da tecnologia, é cada vez mais comum que elas tenham, pelo menos, alguma coisa. Isso diz respeito especialmente à internet: nos últimos anos, o número de casas com acesso à internet no Brasil ultrapassou os 50%, e a tendência é que o número continue subindo. O problema maior é quando esse avanço não é refletido na esfera pública.

Falando especificamente de educação, é óbvio para qualquer pessoa que existem sérios problemas a serem resolvidos com a educação pública brasileira. Alguns deles, porém, podem obter efeitos positivos rapidamente, apenas com a execução de algumas técnicas de organização e estratégia. Os responsáveis por essas estratégias são, muito mais do que as escolas em si, as prefeituras e secretarias de educação de cada município. E uma tática com grandes e imediatas vantagens é a da implementação da matrícula digital.

A matrícula digital é uma opção para pais de alunos matricularem seus filhos digitalmente, através da internet. Pode parecer simples. Talvez seja até mundano para algumas pessoas, mas os benefícios desse sistema são sentidos por todos os envolvidos no esquema educativo de uma escola. A matrícula digital privilegia alunos, pais, professores e a própria secretaria de educação. Entenda como:

Economia gerada pela matrícula digital

Um dos principais efeitos sentidos na aplicação da matrícula digital é a economia. Por dia, milhares de papeis são impressos para formalizar a matrícula de alunos em centenas e centenas de escolas públicas. A economia que chega com a diminuição do uso de papel e de tinta de impressora é substancial. Além disso, há ainda um corte de pessoal com a matrícula digital, já que todos os dados necessários serão computadorizados e transformados em documentos automaticamente.

A matrícula online e a economia de tempo

O tempo também é uma grande economia que resulta da matrícula digital. Para os pais que a realizam, existe toda uma comodidade que não envolve locomoção, filas, nem tempo de sobra. Já que tudo é feito online, isso pode acontecer em qualquer horário do dia, de maneira confortável e precisa, com todas as informações que o usuário possa vir precisar, dispostas na regulamentação.

É claro que, mesmo na matrícula digital, algumas dúvidas podem surgir, e alguém deverá estar pronto para atender ligações de algumas pessoas ainda perdidas com a novidade, mas isso ocupará um tempo infinitamente menor do que o sistema tradicional ocupa atualmente. Ou seja, para os funcionários da escola e da secretaria de educação, a matrícula digital também garante uma grande utilidade.

Gerenciamento de vagas escolares

Um transtorno recorrente em período de matrículas é a falta de vagas nas escolas para alguns alunos. Há uma grande fila de espera em alguns locais para o ingresso de novos alunos, e não há como ultrapassar esse limite sem que as salas fiquem ainda mais superlotadas. Essas escolas precisam deixar claro sua capacidade e o prazo mais comum para que essa capacidade chegue ao limite. Assim, quando a matrícula digital for feita, tudo isso já estará exposto. Também é possível divulgar, de forma sistematizada, exatamente quantos alunos ainda estão na frente, na fila. Os pais conseguirão se organizar melhor com a matrícula digital, aumentar as chances de ingresso escolar para seus filhos e, ainda, se manterem um pouco mais calmos.

Facilidades da matrícula eletrônica

A matrícula digital não é nenhum bicho de sete cabeças e sua utilização pode ser geral. O importante é que todo o processo esteja descrito clara e objetivamente, para que todo tipo de público possa entender. Além do tempo economizado, como já mencionamos, há um enorme benefício no que diz respeito às informações da população. Os termos e detalhes da matrícula digital estarão expostas e de fácil acesso, o que aumentará gradativamente o conhecimento das pessoas sobre o assunto e agilizará todo o processo, aos poucos. Todos os pais que buscam matricular seus filhos pela primeira vez, ou mesmo realizar rematrículas, temem a burocracia. A matrícula digital ajuda a provar que eles não têm o que temer, e que a prefeitura de sua cidade está do lado deles.

Estratégias para a matrícula fácil digital

A matrícula digital não pode ser apenas um elemento jogado ao ar no meio do sistema público. Ela deve vir com um planejamento estratégico por parte da secretaria de educação vigente para que seus resultados sejam os maiores possíveis. Isso inclui uma visão maior, mais atual e inovadora, ou ao menos o quanto for possível. A matrícula digital vai demonstrar uma nova faceta da educação que grande parte dos brasileiros ainda não está acostumada a ver; é fundamental que essa visão seja recebida positivamente. Se vai acontecer uma mudança geral que envolva novas ideias e ações, essa mudança deve ser propagada corretamente para a população, pais e alunos, que estão sempre ávidos por melhorias.

Ademais as estratégias de marketing, a matrícula digital também entra no planejamento estratégico geral da secretaria de educação, inclusive tratando de vagas, filas de espera, locais e o que mais for relacionado às escolas. O sistema fácil da matrícula digital ajudará a manter um maior controle dos dados de escolas e alunos, o que, por sua vez, ajudará na integração de informações. Transferências, desistências, rematrículas e outras ações farão parte de uma nova preparação, mais simples e mais completa.

Fale com um consultor

A matrícula digital é uma peça de uma engrenagem maior: a atualização do sistema de ensino brasileiro. É claro que resta muito a ser feito, inclusive no campo de tecnologia e inovação, mas cabe a cada órgão público fazer sua parte pelo seu município. A matrícula digital pode ser o último passo de um processo demorado de modernização, e ainda assim ser o primeiro em uma evolução ainda maior.

A sua escola ou a secretaria de educação da sua cidade já aderiu a matrícula digital? Conte-nos a sua experiência nos comentários.

Assine a newsletter do Proesc

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão assim que são publicados? Então assine a newsletter do Proesc agora mesmo e fique por dentro dos melhores conteúdos sobre o mundo educacional.

LEIA MAIS:

Como modernizar a secretaria de educação

Solução online para escolas e cursos: como acompanhar professores?

8 indicadores de qualidade para acompanhar na gestão escolar

Curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.