Como motivar professores desmotivados?

Tempo de leitura: 7 minutos

Ser professor é fazer a diferença na vida das pessoas, ajudando a desenvolver cidadãos preparados para a vida em sociedade. Por isso, motivar professores desmotivados para entrarem em sala de aula e ensinarem seus alunos com comprometimento é investir no futuro não só da instituição de ensino, mas também do Brasil.

Crie um projeto de motivação para professores

É importante a escola criar um projeto com ações constantes para motivar os professores da instituição de ensino. É imprescindível que sejam abordadas neste planejamento, ações para incentivar educadores a trabalharem com ânimo e disposição dentro e fora da sala de aula. Dentre essas ações, destacamos:

  • Melhorias da infraestrutura da escola,
  • Melhoria de sala dos professores,
  • Fornecimento de internet e rede wifi,
  • Transparência do diálogo entre a administração e o corpo docente,
  • Capacitação e formação contínua dos professores,
  • Problemas enfrentados em sala de aula e
  • Planos de carreira dos professores.

Quer criar um projeto para motivação dos professores da sua escola?

Recomendamos a leitura deste e-book muito interessante, criado pelo AppProva, com objetivo de incentivar instituições de ensino a motivar mais os professores  TRABALHANDO A MOTIVAÇÃO DE PROFESSORES: COMO GARANTIR MELHORES RESULTADOS NA SUA ESCOLA?

Forneça toda a infraestrutura para facilitar o trabalho do professor

O principal propósito do pFnerofessor é ensinar, portanto, este deve ser o seu foco. Mas, para que isso aconteça, é preciso disponibilizar as ferramentas de trabalho necessárias e uma estrutura física adequada.

Problemas com a manutenção da infraestrutura da escola — como uma luz queimada ou um quadro branco danificado — podem tirar a atenção do professor na aula. Isso causa perda de tempo e preocupações que acabam atingindo o aprendizado dos alunos, influenciando na qualidade da prática docente.

Dessa forma, é fundamental ter regularidade na rotina de conservação do ambiente físico. Lecionar em uma estrutura precária é muito desmotivador, já que pode fazer com que o docente sinta que não dá para realizar seu trabalho naquele colégio.

Além disso, vivemos na era da tecnologia e, por isso, é indispensável prover um suporte tecnológico apropriado. Recursos audiovisuais — tais como computadores modernos, projetores e lousas digitais — podem enriquecer o aprendizado dos alunos, fazendo com que eles fiquem mais engajados na aula.

Não podemos deixar de falar da internet. Ter uma boa infraestrutura de sinal e velocidade faz com que o educador possa ser mais criativo e inovador ao montar suas aulas, contando ainda com o auxílio de sistemas de gestão e ferramentas que otimizam os seus processos.

Mantenha um diálogo aberto com os professores

Manter a clareza e a transparência ao se comunicar com os educadores é algo determinante para um ambiente de trabalho saudável — afinal, quem não gosta de trabalhar em um lugar com uma atmosfera agradável? Oferecer isso aos professores, com toda certeza, é significativo para que eles se sintam motivados.

A interação entre o corpo docente e a equipe gestora da escola deve sempre ser feita por meio do diálogo aberto e franco. Regras valem para todos e a imparcialidade é essencial. Pense no quão desmotivador pode ser para um professor ser favorecido frente a outro, gerando fofocas nos corredores.

As reuniões pedagógicas são uma ótima ocasião para que momentos de descontração sejam criados. Colegas de trabalho que se relacionam bem uns com os outros também tendem a ser mais motivados ao exercerem suas funções.

Outra dica é o fornecimento de feedbacks quanto ao desempenho dos educadores por parte da administração da escola. Destaque o que foi positivo, apresentando os resultados obtidos e dividindo com o corpo docente os elogios dos alunos e dos pais. Deixe claro quais são as metas a serem cumpridas, com prazos definidos para a entrega dos resultados. Também é uma boa ideia incentivar os professores a criarem metas para si.

Por fim, invista em dinâmicas motivacionais para motivar professores desmotivados. Alinhe com o time de Recursos Humanos eventos internos para que toda a equipe de profissionais da escola possa interagir entre si de maneira mais informal. Compartilhar experiências, desafios, anseios e frustrações é um jeito eficiente de motivar professores desmotivados.

Conheça os principais problemas dos professores em sala de aula

É papel da instituição de ensino entender o estudante e suas necessidades em aula. Ao mapear suas carências intelectuais, emocionais, sociais, culturais e físicas, a escola poderá desenvolver um planejamento pedagógico mais assertivo e coerente para o professor embasar seu trabalho. A responsabilidade em ensinar deve incluir compreender a singularidade de cada aluno.

Monte um plano de carreira para os professores

É de conhecimento geral da sociedade que professores são, em sua grande maioria, mal remunerados. Por causa dos baixos salários, sentem-se pouco reconhecidos e muito desmotivados. Esse também é o motivo de muitos terem que procurar outras escolas para darem aula e complementarem suas rendas.

Por outro lado, sabemos que funcionário motivado é funcionário produtivo. Sendo assim, para que o corpo docente esteja sempre entusiasmado, ofereça, além de bons salários, um plano de carreira. Em conjunto com a coordenação pedagógica, a gestão da escola deve montar um organograma de cargos e remunerações.

A comunicação do plano de carreira deve ser clara, não deixando dúvidas de quanto tempo e quais qualificações o professor deve ter para galgar posições dentro do seu trabalho.

Ofereça formação contínua para os professores

A profissão de educador mudou muito nos últimos tempos. O progresso tecnológico propicia amplo acesso à informação, fazendo com que os alunos possam trazer informações para a sala de aula que nem mesmo os professores conhecem.

Fale com um consultor

Por esse motivo, é necessário investir na atualização profissional do corpo docente, a fim de que a equipe esteja preparada lidar com os desafios da educação moderna. Até mesmo o professor mais experiente sempre terá novos conhecimentos para adquirir.

A escola pode incentivar a capacitação dos professores promovendo cursos, eventos e palestras dentro do ambiente de trabalho. Outra maneira é firmar parcerias e convênios com outras instituições, ajudando financeiramente os educadores a se qualificarem.

Mais uma forma de estimular a capacitação profissional é ter um sistema de avaliação dos instrutores. Assim, eles poderão saber em qual área específica do seu escopo de trabalho devem buscar qualificação. Aqui, um cuidado importante é citar os pontos negativos a serem melhorados, sem deixar de elogiar os positivos.

Comece agora as ações para motivar professores desmotivados

Neste artigo, falamos sobre como motivar professores desmotivados e mostramos como uma escola pode se diferenciar das demais contando com professores que se sintam valorizados e motivados a serem protagonistas do processo pedagógico onde lecionam.

Investir em infraestrutura e tecnologia, promover planos de carreira e ter um diálogo permanente e transparente com a equipe de educadores fará com que sua instituição de ensino alce voos mais altos do que seus concorrentes.

Assine a newsletter do Proesc

Gostou do conteúdo de hoje sobre como motivar professores desmotivados e quer saber ainda mais sobre gestão escolar, financeira, pedagógica e educação inovadora? É muito fácil: basta assinar a newsletter do Proesc para receber muitas novidades em seu e-mail!

LEITURAS ALTAMENTE RECOMENDÁVEIS:

Solução online para escolas e cursos: como acompanhar professores?

Formação continuada de professores

Diário escolar digital do professor: vantagens e desvantagens

Curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.