Ensino médio: Quais as mudanças?

Tempo de leitura: 4 minutos

Desde que o Governo Federal anunciou o novo ensino médio houve um verdadeiro alvoroço. Esse novo modelo de educação visa trazer importantes alterações para os três anos de ensino médio.

Infográfico: Planejamento Estratégico para Escolas e Cursos

Como a própria propaganda do projeto incentiva a pesquisa e compreensão das medidas apresentadas nesta proposta, neste artigo elencamos alguns dos principais determinantes do novo ensino médio a fim de deixar mais claro o que é e o que não é citado na Lei que, atualmente, está tramitando rumo ao senado após ter sido aprovada na câmara com 263 votos favoráveis.

Veja a seguir o que, de fato, muda para cada peça-chave da educação brasileira:

Ensino médio: O que muda?

O que muda para o aluno?

Obviamente o aluno é o personagem que mais sentirá mudanças com a nova proposta. E elas podem ser negativas ou positivas dependendo do ponto de vista.

RECOMENDAMOS A LEITURA: Avaliação da aprendizagem dos alunos e professores

Uma das primeiras e mais discutidas questões do projeto é a obrigatoriedade apenas das matérias de português, inglês e matemática ao longo dos três anos. Neste modelo as demais matérias passam a ser optativas cabendo ao aluno escolher o que prefere cursar desde que sua grade fique sempre completa.

Outra grande mudança diz respeito à carga horária de estudos. Alunos que hoje frequentam apenas um período, geralmente matutino, passam a integrar um modelo de escola integral, com 7 horas diárias de aulas.

Ensino médio: O que muda para o aluno?

O que muda para o professor?

O modelo do novo ensino médio abre um leque maior de possibilidades no que diz respeito à contratação de professores. Se hoje para dar aulas é necessário ter cursos de formação, de acordo com a proposta profissionais que possuam saber notório sobre a matéria passariam a integrar a grade mesmo que em caráter de complementação pedagógica.

Ensino médio: O que muda para o professor?

O que muda para a escola?

Para as instituições de ensino, o maior impacto se dá na reestruturação para atender as exigências deste novo modelo proposto e em trânsito.

O ensino de tempo integral, por exemplo, requer uma escola estruturada e eficientemente planejada para que seja capaz de oferecer, mais do que conteúdo, alimentação para cada um dos alunos. E essa é uma dificuldade que comumente é destacada nos noticiários do país.

Do mesmo modo, é a adequação em oferecer o ensino médio integrado ao ensino técnico. Para por tal grade em prática é necessário um grande investimento na alocação de professores dessas outras áreas também.

Vantagens e desvantagens do novo ensino médio.

Todos os pontos da proposta do novo ensino médio podem ser considerados como vantagens e desvantagens. Isso vai depender de quem encara a pontuação da Lei. Veja alguns dos exemplos de modo resumido:

• Carga horária
Vantagem: A expansão progressiva de 800 horas/aula para 1400 horas/aula representa um melhoramento do ensino, com capacidade para aprofundar mais em assuntos pertinentes além de ter contato com outras matérias.

Desvantagem: Se não existir um eficiente plano pedagógico por trás de tal alteração corre-se o risco que o aluno apenas fique mais tempo no prédio sem, contudo, aprender mais.

• Flexibilidade na escola das aulas
Vantagens: O jovem tem a oportunidade de decidir aquilo que mais condiz com suas aptidões e capacidades e que mais lhe servirá no futuro.

Desvantagem: Muitos jovens chegam ao ensino médio sem nenhuma noção do que querem seguir como carreira, sendo estes três anos decisivos para tal escolha.

Em posse de tal conteúdo, qual a sua opinião sobre a proposta do governo para as mudanças no ensino médio? Aproveite para compartilhar suas ideias sobre o assunto deixando seu comentário!

Assine a newsletter do Proesc

Quer receber todas as novidades do mundo educacional em primeira mão? Então assine a newsletter do Proesc e receba conteúdos mais atuais do blog do Proesc.

LEIA MAIS:

Novo enem: Saiba o que mudou!

Avaliação da aprendizagem dos alunos e professores

Saiba como atrair alunos com cursos extracurriculares

Curta a página do Proesc no Facebook e seja o primeiro a receber as principais novidades e conteúdos educacionais. Para curtir é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário