10 passos para o planejamento estratégico de sua escola

Tempo de leitura: 3 minutos

A utilização do planejamento estratégico como ferramenta de gestão está bem mais difundida em outros setores da economia do que no ensino escolar privado. De fato, é muito mais comum encontrar as sociedades dos estabelecimentos de ensino envolvidas exclusivamente nas questões do dia-a-dia tendo como meta o horizonte de no máximo alguns meses, do que elaborando políticas estratégicas de médios e longos prazos.

Esta realidade vem mudando aos poucos, por causa, essencialmente, do aumento da competitividade no setor. O desequilíbrio entre a oferta e demanda de vagas, acentuado nos últimos 10 anos, tem obrigado um número crescente de instituições a profissionalizar ao máximo seu processo de tomada de decisões.

Apesar de ser ainda restrito a um número limitado de escolas, o advento do planejamento estratégico é uma tendência que veio para ficar. No processo darwinista do mercado, sobreviverão aquelas que tiverem melhor capacidade de planejamento e ação.

Observa-se pela sentença acima que, além de um adequado processo de planejamento estratégico, as escolas também devem se atentar para sua implantação. O planejamento, sozinho, não é nada se não for adequadamente posto em prática.

Veja, portanto os 10 passos para um efetivo planejamento estratégico escolar.

1. DEFINIR A DIRETRIZ ESTRATÉGICA DA ESCOLA

Onde a escola quer chegar daqui a 5 anos? Qual o grande objetivo da escola?

A diretriz estratégica irá guiar a escola em todas as ações do negócio.

2. DETERMINAR MISSÃO, VISÃO E VALORES

  • Missão representa por que a escola existe,
  • Visão onde a escola quer chegar, e
  • Valores o que a escola defende.

3. ANALISAR A SITUAÇÃO ATUAL DA ESCOLA

Fazer a análise de SWOT para definir forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Considerar fatores geográficos, tecnológicos, econômicos, demográficos e políticos. Também é importante analisar a concorrência.

4. DEFINIR O PÚBLICO ALVO DA ESCOLA

Qual o perfil de cliente ideal? Qual a faixa etária? Classe social? Quais cursos e etapas possuem maior procura?

E-book: Planejamento estratégico para secretaria de educação

5. IDENTIFICAR DEMANDAS DO MERCADO

Conheça as oportunidades do mercado, assim como você deve mapear a concorrência.

6. ENVOLVER TODA A EQUIPE DA ESCOLA

Gerar sentimento de pertencimento nas ações do planejamento estratégico da escola. Toda a equipe deve abraçar os objetivos e as metas definidas.

7. DEFINIR OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DA ESCOLA

Definir objetivos estratégicos para cada área e elaborar a estratégia para que se tornem realidade. Defina metas numéricas para monitorar se está chegando lá.

8. PLANEJE A AÇÃO

Definir ações estratégicas. Indique um responsável para cada ação e uma data de entrega. Crie uma estrutura analítica de projetos EAP. Responda as perguntas: O que? Quem? Quando?

9. MONITORAR AS AÇÕES ESTRATÉGICAS

Montar um cronograma para monitorar a execução do planejamento estratégico da escola.

10. AVALIAR OS RESULTADOS

Avaliar os números dos indicadores estratégicos, verificar se os objetivos estão sendo alcançados e criar ações para garantir o sucesso do planejamento.

Planejamento estratégico para secretaria de educação

Sabemos que cada secretaria de educação possui uma realidade diferente, igualmente às suas demandas. Por isso, é importante que se faça não apenas um planejamento estratégico para a escola, mas também para a secretaria de educação de acordo com seus objetivos, como foi visto acima.

Para se aprofundar mais ainda no tema, baixe GRÁTIS o nosso E-book INFOGRÁFICO: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA ESCOLAS E CURSOS e saiba com mais detalhes sobre o planejamento e gestão estratégica no âmbito educacional.

Assine a newsletter do Proesc

Se essas informações sobre planejamento estratégico escolar foram úteis para você, assine a newsletter do Proesc e receba conteúdos, dicas e novidades do mundo educacional!

LEITURAS RECOMENDADAS:

Planejamento escolar: 6 passos para sua escola ter sucesso

Como definir o calendário escolar? Entenda mais!

Saiba o que é o projeto político-pedagógico (PPP)

Aproveite e curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *