Portal do aluno online: qual a importância para a escola?

Tempo de leitura: 19 minutos

O que é o portal do aluno online? Por que a escola ou a secretaria de educação deveria investir na criação de um ambiente virtual do aluno na internet? Quem são os agentes mais beneficiados pelo seu uso? Você saberia elencar alguns motivos para que o portal seja acessado por diferentes pessoas em uma comunidade próxima à escola?

Banner-guia-do-sistema-de-gestão-acadêmica

Tema em questão: com o avanço da tecnologia educacional, muitas prefeituras têm colocado na ponta do lápis os custos do investimento em lançar um portal do aluno online e avaliado se tal incremento é viável.

Neste artigo, mais do que entender porque o portal do aluno online é importante e indispensável hoje em dia, você ainda encontra bons modelos de portais que podem servir de base para a sua criação! Acompanhe esta leitura:

O que é o portal do aluno online?

Portal do aluno online é um espaço virtual em que alunos podem interagir entre si e com outros membros do processo educacional a partir da internet.

Utilizado principalmente para a exposição de notas de provas e trabalhos, esse tipo de portal é bastante comum nas faculdades, onde os professores postam atividades e leituras complementares para serem feitas no pós-aula, dando assim continuidade ao processo de ensino mesmo quando a aula já foi dada por encerrada.

Partindo para os contextos de secretarias da educação dos governos estaduais e para a educação municipal, esses portais são ferramentas que potencializam o trabalho de educar.

Atingindo não apenas aos alunos, mas também a mestres e responsáveis legais – quando cabível – comunidades e empresas, esta página possibilita um mundo de oportunidades. Esta permite um processo de estudo e aprendizagem mais dinâmico e moderno, na linguagem que hoje as pessoas entendem e aplicam em seu cotidiano.

O portal do aluno online é, portanto, uma tecnologia educacional que tem tudo pra engajar e aproximar ainda mais os precursores da educação, desde que para tal seja feita a sua correta utilização.

O que é portal do aluno seduc

O portal do aluno seduc é o ambiente virtual do aluno disponibilizado pela secretaria de educação.  São muito usados pela secretaria educação estadual ou municipal.

Neste ambiente é geralmente é possível acessar informações de notas e frequências dos alunos. Para acessar o aluno precisa ter o RA (Registro do Aluno) e a data de nascimento. Alguns postais são também acessíveis com o cpf ou cadastro de uma senha.

Qual a importância do portal para o aluno?

Como o próprio nome sugere, o portal do aluno online foi originalmente criado de modo a focalizar nos objetivos e planos do estudante, a fim de ajudá-los a conquistar melhores notas e colocações profissionais no mercado.

Com o tempo, entretanto, o portal ganhou novos fins e objetivos, vindo a tornar-se uma excelente ferramenta a ser cotidianamente usada para melhorar a comunicação entre todos os participantes e envolvidos de alguma forma com o processo educacional.

Ainda assim, vale ressaltar como pontos de maior destaque e importância para o aluno, que esses portais possibilitam tanto a tirada de dúvidas sobre matérias, quanto o acrescimento de mais informações a partir de leituras extracurriculares

Também merece destaque o fato de que, a partir do portal do aluno, é possível discutir ideias e questões de cunho geral, as quais podem impactar no cotidiano da aprendizagem na instituição.

Além de recursos mais simples, como conferir notas, faltas e observações gerais feitas pelo professor sobre a sua vida estudantil, o estudante ainda fica por dentro de tudo o que está acontecendo na instituição e na secretaria de educação através desses portais!

A importância do ambiente do aluno para os pais

Para os pais, o ambiente do aluno online funciona como um mecanismo de acompanhamento que aponta com eficiência o que está acontecendo no ambiente escolar e como seu filho tem interagido com tais acontecimentos.

Além de ser possível acompanhar as notas e faltas escolares, conferindo assim se o filho está frequentando corretamente a escola, os pais ainda conseguem ver as observações feitas sobre o aluno em sala e fora dela.

Permite ainda o acompanhamento de quais atividades extracurriculares estão disponíveis para que os alunos se inscrevam. Em alguns casos, os pais podem até mesmo abraçar algumas oportunidades de cursos e treinamentos ministrados a favor de toda a comunidade.

Como se vê, são vários os benefícios neste acesso por parte dos pais! A tecnologia educacional é, portanto, um excelente investimento a ser feito pela prefeitura ou governo estadual a fim de melhorar a qualidade do ensino das escolas, já que com os olhos dos pais em cima, os alunos passam a ter um rendimento muito melhor!

Quais informações podem ser encontradas na área do aluno online?

No geral, é possível encontrar informações e dados que são concernentes a quatro áreas:

• Dados da secretaria de educação:

Se o portal é de uma única escola, de uma rede, de uma secretaria de educação municipal ou governamental, é possível encontrar diversas informações que se refiram a estruturação da organização, como nome dos responsáveis por ela, endereços e telefones para atendimentos, entre outros;

• Informações dos alunos:

Espaço reservado que pode ser acessado com login e senha pessoal intransferível pelos alunos inscritos na instituição. Geralmente, dentro desses ambientes virtuais é possível ter acesso à grade de matérias, ao nome e ao contato dos professores, coordenadores e diretores, às notas e faltas já registradas no sistema, entre outros;

• Informações sobre os profissionais de educação:

Área que também costuma ser restrita e acessível a partir de login pessoal e senha. É o espaço em que os profissionais da educação, como professores, coordenadores e diretores utilizam o sistema virtual para lançar notas e faltas, postar atividades extras e enviar mensagens privadas para seus alunos, entre outras atividades.

• Notícias pedagógicas e sobre a instituição de ensino:

Espaço público e aberto à visitação de toda a comunidade escolar, e não apenas aos seus membros e participantes diretos. Reúne informações que podem ser de interesse geral como informativos de greves e paralisações, anuncio de projetos pedagógicos fora da sala de aula e festas escolares.

10 bons motivos para a escola disponibilizar uma central do aluno online

1. Maior proximidade com alunos, pais e mestres

Um dos principais motivos de existência de um portal do aluno online é gerar proximidade entre todas as partes de um jeito simples, direto e bastante eficiente, para isso evidentemente, a internet tem sido o canal mais utilizado.

Devidos às correrias do dia a dia, é possível centralizar informações que são do interesse de diferentes participantes da educação, como os alunos, seus pais, professores e demais envolvidos em um único ambiente passível de troca de informações.

Quanto mais próximos os agentes da educação estiverem do outro participante do processo, melhores são as possibilidades de entrosamento. Um dos principais itens para que os resultados planejados sejam de fato conquistados.

Essa proximidade é, portanto, apenas o primeiro entre muitos benefícios e motivos de se investir na criação de um portal do aluno, seja ele na esfera escolar, municipal ou governamental.

2. Transmissão eficiente de mensagens e recados

Outro bom motivo para se investir na criação de um portal do aluno é a praticidade na hora de transmitir mensagens, recados e comunicados dos mais diferente tipos. A partir de um portal, os distintos públicos podem ser atingidos de uma só vez, economizando tempo e garantindo ainda a eficiência.

Quer um exemplo de como isso é uma vantagem no dia a dia da educação?

Imagine uma situação em que as escolas estejam paralisadas devido à uma greve de categoria. Quer meio mais eficiente e de confiança do que um portal do aluno para divulgar quais escolas estão paralisadas e quando a greve se encerra?

Além disso, este também é um canal eficiente no que diz respeito à comunicação de datas de início e término de ano letivo bem como períodos de férias.

3. Via de mão dupla

O portal do aluno deve sempre ser uma via de mão dupla, tripla ou ainda quádrupla, para atender a todos os participantes de modo atrativo e eficiente.

Quando um site assume o posicionamento de ser o único a falar, dificilmente as pessoas se envolvem ou acessam a página, já que hoje em dia todo mundo quer dar sua opinião e discutir assuntos, ainda mais quando estes envolvem a educação de forma direta.

Um exemplo prático do que pode ser feito no portal do aluno foi recentemente posto em prática pelo Governo Federal na consulta pública sobre o novo modelo de ensino médio e alterações na prova do Enem.

Quem participou da enquete, pôde opinar sobre os projetos de mudança, votou e discutiu sobre seus pontos de vista, tudo isso através de um portal do aluno!

4. Ouvidoria da escola

Ponto importantíssimo que também envolve a via de mão dupla da comunicação na hora de se criar um portal do aluno online. Essa página deve ter sempre um espaço reservado para a ouvidoria. Ela deve estar aberta a receber, portanto, qualquer tipo de crítica ou denúncia que envolva o ambiente escolar e as pessoas que dele fazem parte.

A ouvidoria, além de ser um jeito eficaz de reduzir problemas dentro das unidades escolares, também é uma excelente alternativa para melhorar o ensino a partir da resolução de questões cotidianas que passam despercebidas pela secretaria de educação.

Em outras palavras, essa é a tecnologia educacional que garante a oportunidade de saber como os profissionais estão agindo dentro e fora de sala. Bem como o andamento do convívio entre os principais personagens da educação.

5. Excelente meio para acompanhar a realidade das escolas

A partir dos canais de comunicação que são criados pelo portal do aluno, é possível que Governo e pais saibam com maior clareza o que tem acontecido no interior das escolas, entendendo assim quando os alunos reclamam de questões como bullying e etc.

O portal do aluno deve ser como um diário em que seja possível relatar tudo o que tem acontecido, visto que, desta forma, é muito mais fácil encontrar opções saudáveis para a melhoria do ambiente interno.

Muito mais do que retratar um modelo nota dez a ser seguido, este canal deve apresentar a realidade, já que é a partir dela que verdadeiras mudanças podem ser feitas.

Além de ser um bom motivo para ter um portal do aluno, ainda vale dar como dica um espaço reservado para que todos escrevam sem censura. Um exemplo a ser implantado é o mural de recados em que todos têm acesso e liberdade para se manifestar.

6. Acesso direto ao boletim escolar online

Um excelente motivo para ter um portal do aluno, principalmente aos olhos dos pais, é a possibilidade de acompanhar os boletins escolares a partir do ambiente virtual, vedando, assim, qualquer tipo de ocultação das notas, algo que muitos alunos ainda tentam fazer.

O acompanhamento das notas escolares das crianças e dos jovens é verdadeiramente importante, assim como a cobrança de que essas sejam boas, já que a educação tem capacidade de mudar todo o futuro do planeta.

Neste sentido, o portal do aluno é um aliado sem igual que presta auxilio aos pais no momento em que eles mais precisam, ou seja, na orientação sobre a importância do estudo.

Quanto mais próximos os pais estiverem da realidade escolar de seus filhos, mais poderão cobrar e esperar deles enquanto os ajudam a vencer seus próprios obstáculos e desafios.

7. Recurso para dar vida a concursos e provas especiais

Mais um motivo pelo qual fica clara a importância de um portal do aluno é que nele é possível desenvolver concursos, provas, eventos culturais, entre outros, promovendo-os e convidando todos os alunos a participarem de um jeito muito mais criativo e interessante.

Com a inserção de propagandas e chamadas no portal do aluno, a participação será muito maior, sem dúvidas
Além disso, hoje se sabe muito bem que o investimento em marketing digital é um diferencial para qualquer tipo de negócio. No ramo da educação, portanto, a tecnologia educacional é e sempre será o algo a mais, tão necessário para manter as coisas sempre em ordem, e também atrativas para todos os precursores da educação.

O portal do aluno também pode se utilizar destas ferramentas para desenvolver ainda mais o lado humano e intelectual de todos os envolvidos, desde pais, mestres e até dos próprios alunos, convidando-os a participar de diferentes projetos.

8. Canal do aluno apto a engajar a comunidade

E por falar em projetos, não só o aluno deve se beneficiar do portal do aluno, mas também toda a comunidade que está ao redor da escola! Atualmente alguns governos estaduais já têm posto em prática diferentes tipos de projetos que ajudam todas as pessoas da região e da cidade.

É o caso, por exemplo, do Programa Escola da Família do Governo do Estado de São Paulo. Ele permite que toda a comunidade participe ativamente das aulas e das atividades desenvolvidas aos finais de semana, sendo muitas delas, aulas e cursos que colaboram com o processo de aprendizagem de pessoas carentes.

O programa ainda beneficia universitários que podem trabalhar aos finais de semana, o que contribui com o pagamento da mensalidade de suas faculdades!

Mas, onde entra o portal do aluno neste assunto?

Ele é um excelente canal para divulgar tudo isso e muito mais! A partir dele a comunidade tem a oportunidade de saber que será bem vinda nessas atividades extras e se engajará muito mais.

9. Serve como instrumento para conscientizar

Alguns temas de destaque no mundo também ganham notoriedade quando são vistos no portal do aluno. Desde assuntos como meio ambiente e sua preservação, até conscientização contra o uso das drogas. Este canal serve para impactar a vida de seus usuários e como tal deve ser sempre utilizado devido a sua alta eficiência.

Inclusive, alguns portais costumam trazer uma área em específico para publicações deste tipo! Enquanto isso, outras instituições utilizam-se deste recurso para aconselhar leituras para, posteriormente, cobrar a escrita de uma redação, por exemplo.

Enfim, o portal do aluno tem várias opções que podem ser aprimoradas conforme ideias forem surgindo, sempre com o objetivo máximo de promover a total interação entre todos os componentes da educação, é claro.

Para atingir tais resultados é preciso estar atento a temas de interesse dos que acessam a página e que podem, portanto, contribuir de alguma forma com o seu dia a dia.

10. Estrutura que beneficia aos professores e diretores também

Por fim, o último bom motivo a ser citado para que a secretaria de educação invista em um portal do aluno é que, a partir dele, os profissionais da área também conseguem obter um novo canal para manter-se atualizado e mais próximo à secretaria.

O acesso deve, portanto, ser benéfico aos professores, coordenadores e diretores para que a ferramenta seja de fato utilizada ao máximo!

O ambiente dos mestres deve disponibilizar conteúdos exclusivos e oferecer opções de se relacionar com os alunos enviando-lhes mensagem a partir do portal para facilitar a comunicação que vai além da sala de aula.

Também deve ser repleto de recursos que otimizem a rotina do professor, como o processo de lançar notas, por exemplo. Os benefícios devem realmente contribuir com o dia a dia de trabalho.

Portal do aluno online: É essencial ser responsivo!

É de fundamental importância que exista responsividade no portal do aluno. Isto para que alunos, pais e mestres acessem a todo tempo os conteúdos e informações trazidas pela página sem ter dificuldades no acesso.

Ser responsivo é estar adaptado para visualização em celular e tablet. Isso sem que a qualidade do material publicado seja perdida, nem o tempo de carregamento do conteúdo aumente.

Hoje, com a alta demanda tecnológica e o vasto acesso à rede de internet a partir de diferentes dispositivos, é essencial que a página virtual faça uso deste tipo de recurso, moldando-se a cada tela em que é utilizada para visualização da página.

Não há nada mais desagradável do que o fato de uma pessoa tentar acessar a um site e não conseguir devido a este fator. Não é mesmo? Ainda mais nos dias de hoje em que o acesso é feito de dentro do ônibus e do metrô sem maiores dificuldades!

Para ser responsiva, a tecnologia educacional precisa ser fomentada por profissionais que estejam aptos a realizar tal modernização. E vale citar que este é um dos fatores decisivos sobre o número de acessos ao portal.

Fale com um consultor

Portal do aluno online e o planejamento estratégico

O portal do aluno é mais do que uma ferramenta ou recurso educacional. Seja para a educação municipal ou governamental ou ainda algo mais interno concernente apenas a uma unidade escolar, este tipo de página é, na verdade, uma verdadeira estratégia a ser posta em prática a favor dos precursores do ensino.

É por isso que cada vez mais se torna evidente o quanto que as respectivas secretarias devem investir neste tipo de criação já que seus benefícios, como já citados, são muitos e ultrapassam qualquer tipo de contexto isolado.

A partir do portal do aluno online é possível aprimorar missão, visão, valores e metas da instituição. Também é possível obter feedback dos envolvidos diariamente neste processo.

Mais do que ser bonito, o portal deve ser sempre útil para todos que o utilizam. Sem qualquer tipo de exceção. Ele deve colaborar com o planejamento e estruturação dos planos estratégicos conforme cada direcionamento e foco.

6 portais com painel do aluno para conhecer

1. Portal do aluno do proesc: o proesc é um sistema de gestão escolar online que possui solução completa para gestão financeira e pedagógica de escolas e cursos.

O portal do aluno do proesc pode ser acessado por pais e alunos. Permite a consulta de notas, frequências e conteúdos ministrados pelo professor em sala de aula. O pai também pode acessar os boletos bancários e realizar o pagamento das mensalidades escolares.

2. Portal do aluno online Anhanguera: o espaço pode ser acessado por qualquer internauta que irá conferir inúmeras notícias sobre a faculdade. No canto superior direito, entretanto, é necessário realizar um login para ter acesso a conteúdos e áreas exclusivas aos estudantes e professores;

3. Portal do aluno online da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo: com opções em portal da educação, secretaria escolar digital e intranet para o servidor, o portal da secretaria de educação do Estado de São Paulo é bastante completo e eficaz na transmissão de suas mensagens;

4. Portal do aluno online do Governo do Rio de Janeiro: o Conexão Escola é o portal do aluno, do professor e da família no Rio de Janeiro, oferecendo uma estruturação com opções de link para programas de estágio, projetos sociais para quem deseja aprender a escrever, entre outros;

5. Portal do aluno online Insper: trata-se de uma plataforma completa com acesso restrito a partir de dados pessoais de acesso. Sem estar logado, é possível ainda conferir a agenda da instituição e pesquisar pelos cursos;

6. Portal do aluno online de Osasco: exclusivo para os alunos da educação municipal de Osasco, requer login e senha para acesso aos conteúdos restritos.

Entendeu agora por que é importante se modernizar e ter um portal do aluno online? Aproveite para conhecer os portais citados e se inspire ainda mais!

Agora queremos saber:

Sua escola possui portal do aluno online?
Como os pais acompanham as notas e frequências dos filhos?

Suas respostas são muito importantes porque servem para que os leitores conheçam outras experiências positivas e negativas a respeito do tema.

Assine a newsletter do Proesc

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão assim que são publicados? Então assine a newsletter do Proesc agora mesmo e fique por dentro dos melhores conteúdos sobre o mundo educacional.

LEIA MAIS:

A importância do software de gestão para as escolas e cursos

Solução online para escolas e cursos: como acompanhar professores?

8 indicadores de qualidade para acompanhar na gestão escolar

Curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.