Confira os principais erros na captação de alunos e como evita-los

Tempo de leitura: 7 minutos

Parte essencial do calendário de uma instituição de ensino, a fase de captação de alunos é, sem dúvidas, uma fase essencial em uma organização. É nesse período que novos alunos são impactados por mensagens relevantes. Mas existem alguns erros na captação de alunos que toda instituição deve ficar de olho.

Antes de começar a apontar os erros para você se atentar, vamos esclarecer alguns pontos importantes. Para começar, iremos tratar das estratégias de captação que mais são utilizadas atualmente. Com o marketing digital, há uma grande gama de possibilidades que podem ser realizadas. Em poucos cliques, a instituição de ensino com certeza terá resultados eficazes.

O marketing digital possui diversas estratégias. Entre essas ações, podemos observar algumas que geram resultados na hora de captar e reter novos alunos. Estas são:

*Marketing de conteúdo
*Landing Pages
*Redes sociais
*Remarketing
*Retargeting
*E-mail marketing
*Google Ads
*Facebook Ads
*Automação de marketing (ChatBot, por exemplo)

Essas estratégias acima são muito utilizadas para acompanhar o consumidor em todas as jornadas de compra. Não é uma tarefa fácil, já que não se trata de uma decisão rápida.

Na maioria das situações, o consumidor pensa em diversas variáveis antes de escolher aquele determinado curso. Então, observamos uma atenção em pontos fundamentais para que uma pessoa decida ser cliente da instituição de ensino.

Mas, em meio a tudo isso, é importante ter atenção a alguns detalhes que podem gerar erros na captação enormes para a sua estratégia. Isso atrasa os seus resultados assim como a sua forma de captar. Descubra, agora, 10 erros que podem prejudicar a sua estratégia de captação de alunos.

1 Não entender a persona do seu curso

Um dos grandes erros na captação de muitas instituições é não conhecer o perfil de aluno que se interessa pelo curso. Isso é fundamental para a sua estratégia de captação, já que vai proporcionar melhores soluções para suas ações.

Para isso, construa a persona do curso. Lembrando que se a sua instituição oferece diversos cursos, cada item deve ter uma persona desenvolvida. Isso otimiza a compreensão do que é relevante para o seu público-alvo e como otimizar suas ações.

2 Não ter foco na escolha do público-alvo

Se antes o problema era não conhecer o perfil do seu aluno, agora está em querer atingir vários públicos com uma só estratégia. Quando falamos anteriormente em criar uma persona para cada curso, isso se mantém aqui.

Mas e se um curso específico tem diversas personas? Então, desenvolva cada uma e foque nesse público específico para cada ação. É melhor desenvolver estratégias segmentadas que impactem um número X do que investir em uma mesma mensagem para um volume muito maior e com menos conversão. Nesse caso, menos é mais.

3 Investir todo o seu orçamento em apenas anúncios

Muitas pessoas acreditam que investir apenas em anúncios é a solução para aumentar o desempenho da ação de captação. Mas isso é errado, já que só essa estratégia de mídia não é suficiente. Para isso, é importante aplicar outras soluções na sua iniciativa.

Por exemplo, se o seu curso é online, que tal investir em SEO para otimizar a performance do site nos mecanismos de busca? Ou se estamos falando de um curso presencial, pode ser uma ótima solução investir na presença da marca em feiras voltadas para o público-alvo. São ações que podem parecer simples, mas que podem gerar muito mais resultado do que colocar todo o seu orçamento em anúncios.

4 Não ter uma meta estipulada

Você já tem o seu público-alvo e sua estratégia, mas não tem uma meta definida. Em outras palavras, é como se você tivesse a faca e o queijo na mão, mas não soubesse a função da faca ou o motivo de cortar os dois. Se não há uma meta estabelecida, não importa qual seja a sua ação – ela nunca vai gerar o resultado esperado, pois você não sabe para onde ir.

Além disso, caso a sua estratégia não esteja performando da melhor forma, vai dar tempo de avaliar o que está acontecendo e mudar a ação.

5 Não ter um planejamento

Outro ponto que pode causar erros na captação é não investir em um planejamento. Se você pensa que esta ação só acontece em uma fase, se engana. Durante todo o ano é possível encontrar oportunidades de captar e nutrir os leads, mesmo que o calendário de inscrições abra em determinado período.

6 Ter uma gestão de contatos fraca

Qual é a razão de captar os leads se depois não vai ter o cuidado de nutrir esses contatos? Mais importante que captar contatos é saber fazer uma gestão eficaz dos leads. Então, busque formas dessas pessoas consumirem o seu conteúdo de forma consistente. Assim, a parte de conversão será o de menos.

7 Não investir em um blog

Lembra quando falamos de marketing de conteúdo logo no começo? Agora é uma ótima forma de aplicar esse conceito na sua instituição de ensino. Invista em um blog e assim eduque a sua persona durante a jornada de compra. Nada óbvio, mas construindo relevância e autoridade no assunto.

8 Ter uma captação de leads fraca em todas as páginas do site

Lembre-se de que toda página do site pode gerar uma conversão. Então, um erro que acontece bastante é não fazer um caminho que gere uma venda. A pessoa tem as informações sobre o curso, se interessa, mas não tem como concluir a compra. Ou então deve ligar para um número para se inscrever.

E se cada página de um curso tiver um campo para a pessoa cadastrar algumas informações? Mesmo que seja necessário finalizar de forma presencial, já vai adiantar o atendimento do cliente.

9 Não investir em relacionamento

Mesmo depois de a pessoa ter feito um curso na sua empresa, ainda há a possibilidade da mesma consumir outro produto. Então, mantenha um relacionamento com esse lead. Crie conteúdo e compreenda assuntos interessantes para ele. Não esqueça o mesmo no fundo dos seus relatórios.

10 Atendimento desorganizado aumenta erros na captação

Agora, você seguiu todas as fases de uma forma ótima, mas, no atendimento, tudo deu errado. O sistema caiu várias vezes, demorou a finalizar a venda ou teve informações erradas. Tudo isso pode acarretar em menos uma venda.

Compreenda a rotina de atendimento e otimize esse setor. Veja formas de facilitar a conversão do seu lead. Isso gera mais satisfação e otimiza seus resultados no geral quando falamos de captação.

Os erros na captação que apontamos podem prejudicar a sua captação de alunos. Analise cada um e veja o que pode estar acontecendo de errado com a sua estratégia. Tenha atenção e seja consistente, pois esses problemas podem surgir sempre.

Assine a newsletter do Proesc

Se essas informações sobre como captar alunos foram úteis para você, assine a newsletter do Proesc e receba conteúdos, dicas e novidades do mundo educacional!

LEITURAS RECOMENDADAS:

Marketing para escolas e cursos: entenda como captar mais alunos

E-book: Guia definitivo para captação de alunos

Descubra 4 passos incríveis para captar alunos para escolas particulares e cursos

Aproveite e curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube! Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário