Relacionamento com o cliente: como melhorar na sua escola

Tempo de leitura: 10 minutos

A sua escola oferece aos alunos um serviço a longo prazo, que interfere diretamente na formação educacional e desenvolvimento pessoal dessas pessoas, assim como na satisfação das expectativas dos pais e responsáveis com esse processo?

Investir em um bom relacionamento com clientes é essencial para que sua instituição educacional se mantenha atrativa ao longo do tempo e seja reconhecida como referência na área.

Mas você já parou para pensar em quem são esses clientes? Quais são as suas principais necessidades e dificuldades? Como manter uma relação que transmita confiança?

Neste artigo você vai entender como manter um bom relacionamento com cliente da sua escola. Confira agora quais os benefícios dessa atitude!

Quem são os clientes da escola?

A sua escola oferece serviços diretamente para os alunos. Porém, quando você pensa em quem são os seus clientes, existem algumas particularidades que devem ser levadas em consideração.

Apesar de a educação ser direcionada aos alunos, quem tem o poder de decisão sobre a melhor instituição de ensino de acordo com as suas necessidades são os pais e responsáveis. Portanto, são eles os clientes da sua escola.

Isso não significa que você deve parar de investir nos seus alunos, uma vez que a satisfação deles têm impacto direto na decisão dos seus responsáveis. Porém, na hora de negociar e argumentar a favor dos diferenciais da sua instituição, os pais e responsáveis são o seu público-alvo.

Porque investir no relacionamento com cliente?

O bom relacionamento com o cliente da sua escola reflete diretamente na imagem que a sociedade tem da instituição. Os pais conversam entre si e relatam para amigos e familiares o quão satisfeitos estão com o serviço oferecido pela sua escola.

Além disso, com a popularização das redes sociais, essas informações podem chegar ainda mais rápido e atingir mais pessoas.

Estratégias que melhoram o relacionamento com o cliente também propiciam um ambiente de confiança mútua e criam um diferencial para a sua instituição. Em uma área cada vez mais competitiva, esse investimento pode se tornar um grande aliado para que a sua escola se destaque no mercado.

Com isso, você atrai mais alunos, garantindo a sua saúde financeira e crescimento ao longo prazo. Portanto, entender como melhorar o relacionamento com o cliente na sua instituição educacional é essencial para o sucesso da sua escola.

Como melhorar o relacionamento com o cliente?

Descubra agora algumas estratégias que melhoram o relacionamento com cliente e apresentam melhores resultados!

Conheça seus clientes

Você sabe que os clientes da sua instituição são os pais e responsáveis pelos alunos. Porém, você conhece bem as suas necessidades? Sabe o que eles esperam da sua escola? Entende quais são as suas maiores dificuldades e o que eles valorizam na educação dos seus filhos?

O primeiro passo para um bom relacionamento com o cliente é conhecê-lo. Entenda o que eles valorizam na sua instituição, assim como o que eles gostariam que fosse diferente. Entenda o que eles esperam da experiência dos seus filhos na sua escola e busque atender — e até superar — essas expectativas.

Lembre-se de que o seu cliente está confiando à escola o seu bem mais precioso e, portanto, é essencial que as suas necessidades sejam atendidas. A sua instituição tem uma grande responsabilidade com o cliente e é essencial conhecê-lo para que o relacionamento seja positivo.

Integre todos os setores da escola nessa função

O relacionamento com o cliente deve fazer parte da cultura da sua escola. Devendo ser uma das prioridades de todos os seus professores e funcionários. Para isso, crie ações para que todos os setores ajam de maneira integrada no cumprimento desse objetivo, engajando os seus colaboradores nessa tarefa.

Você pode promover treinamentos de atendimento aos pais e alunos para os seus funcionários, instruindo-os sobre a melhor forma de lidar com cada tipo de público. Além disso, os colaboradores que não estão diretamente envolvidos com a educação, como é o caso de recepcionistas ou secretárias, também devem ter conhecimento básico sobre as metodologias de ensino, diferenciais da escola e funcionamento geral.

Com isso, você permite que essas pessoas tirem algumas dúvidas dos seus clientes, mostrando que todos os seus funcionários estão engajados no processo de aprendizagem dos alunos de alguma forma. Além disso, você garante que os seus clientes serão atendidos da melhor maneira possível. E isso acaba dando abertura para uma relação mais produtiva.

Você também deve investir na capacitação do corpo docente da sua escola para que eles saibam lidar com as demandas dos pais da melhor maneira possível. São os professores que estão em contato com os alunos, diariamente, na sala de aula.

Dessa forma, além de entender como se relacionar de maneira positiva com os estudantes, é essencial que eles estejam disponíveis e dispostos a dialogar e tirar dúvidas dos pais sobre o comportamento ou rendimento escolar de seus filhos.

Invista na comunicação clara e efetiva

A comunicação é um dos principais pilares de um bom relacionamento com o cliente. Para favorecê-la, é importante que, em primeiro lugar, você disponibilize todas as informações relevantes de maneira clara e acessível aos pais e responsáveis pelos alunos. Eles precisam conhecer a estrutura, as atividades oferecidas, quais os resultados e diretrizes visadas e quais os suportes possíveis.

Além disso, é essencial que você considere que muitos dos seus clientes têm uma rotina atarefada e cansativa. Desse modo, a comunicação deve prezar pela clareza e objetividade. Assim, otimiza-se o tempo dos pais na busca por dados sobre seus filhos ou a respeito da instituição. Com isso, você permite maior engajamento dos clientes com a escola de forma coerente com a sua realidade e necessidades.

Lembre-se, também, de que a comunicação é uma via de mão dupla. Ou seja, além de ser ouvido, é essencial que você mantenha uma postura aberta para escutar os pais, responsáveis e alunos sobre as suas demandas em relação aos serviços da escola.

Você deve estar sempre disposto a solucionar questões, tirar dúvidas e escutar feedback, demonstrando empatia e motivação para ajudar.

Use a tecnologia a seu favor

Utilize recursos tecnológicos para melhorar o relacionamento com o cliente da sua escola. Você pode, por exemplo, fazer o controle de acesso e frequência em sua escola de forma automatizada. Dessa forma, você permite que os pais tenham acesso a dados atualizados sobre aos seus filhos a qualquer hora e de qualquer lugar.

Com isso, os pais ficam mais tranquilos devido ao reconhecimento da organização e preocupação com os seus filhos por parte da escola. Eles passam a ter maior controle sobre faltas, histórico e, até mesmo, notas dos alunos.

Além disso, você pode criar uma sessão na qual os pais possam acompanhar, por meio de fotos e vídeos, as ações feitas no colégio. É uma maneira de trazê-los para dentro da rotina dos seus filhos na escola e fazê-los presentes na formação.

Invista na experiência e relacionamento com o aluno

Apesar de não ser o seu cliente direto, o aluno é o alvo dos seus serviços. Portanto, suas necessidades e demandas também devem ser atendidas. A escola é um lugar de disciplina e educação, mas também um dos principais ambientes de socialização das crianças e adolescentes.

Portanto, garantir a satisfação dos estudantes com a sua instituição de ensino é tão fundamental quanto se relacionar com os pais.

Escute os seus alunos e saiba quando é necessário realizar uma intervenção para solucionar possíveis problemas. Entenda as suas demandas e avalie a situação com empatia, buscando formas de melhorar o seu ambiente de aprendizagem.

Além disso, vá além do que é exigido pelo currículo tradicional e invista em experiências marcantes para os seus alunos.

Dessa forma, você conta com estudantes motivados e satisfeitos, com maior probabilidade de uma aprendizagem eficaz. Isso reflete na satisfação dos pais e melhora o relacionamento com o cliente!

Tenha uma gestão organizada e de qualidade e divulgue resultados

Cada escola tem as suas particularidades quando comparada a outras instituições que geram o lucro. Porém, um dos elementos em comum com qualquer negócio é a necessidade de resultados positivos e claros para garantia de crescimento e melhor posicionamento no mercado.

Portanto, invista na gestão escolar da sua instituição com a criação de um plano de gestão eficaz e organizado. Leve em consideração os planos de curso, carga horária, coordenação pedagógica, recursos disponíveis, entre outros elementos.

Organize todas as suas informações de maneira prática e preze pela automação do acompanhamento dos resultados da sua instituição. Dessa forma, dados importantes para os clientes estarão organizados para que o acesso seja mais fácil.

Além disso, possibilita que você divulgue os resultados da sua escola em redes sociais ou outras mídias. Isso melhora o seu posicionamento de mercado e faz com que mais pais procurem pelos seus serviços.

Manter o relacionamento com o cliente pode ser desafiador, uma vez que você entra em contato com um grande número de pessoas com ideias divergentes e expectativas distintas em relação à escola. Buscar atendê-los individualmente é essencial para garantir a saúde financeira e crescimento da sua instituição de ensino. Para isso, é essencial uma gestão de relacionamentos de qualidade.

E como você descobriu neste artigo, para um bom relacionamento com cliente é essencial receber feedback e monitorar a sua satisfação com a escola. Leia agora mesmo o nosso próximo post e descubra como realizar pesquisa de satisfação de pais e alunos com qualidade!

Assine a newsletter do Proesc

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão assim que são publicados? Então assine a newsletter do Proesc agora mesmo e fique por dentro dos melhores conteúdos sobre o mundo educacional.

Então, o que você está esperando? Entre em contato conosco agora mesmo e conheça todos os benefícios que uma solução online para escolas e cursos pode gerar para sua instituição de ensino!

Agende uma demonstração

LEITURAS RECOMENDADAS:

8 indicadores de qualidade para acompanhar na gestão escolar

Família e escola: saiba como aproximar os pais da instituição

Gestão pedagógica: tudo o que você precisa saber

Curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário