Saiba o que é e como aplicar o ensino híbrido

Tempo de leitura: 4 minutos

O ensino híbrido é uma tendência para o século XXI e com a pandemia do covid-19 essa metodologia tem sido muito buscada pelas instituições de ensino. Mas você sabe o que é e como aplicar o ensino híbrido na sua escola?

Conceito de Ensino Híbrido

O ensino híbrido, conhecido também como blended learning, é a combinação do ensino presencial, que ocorre na sala de aula, com o ensino à distância, que utiliza tecnologias para a continuidade do ensino.

O Instituto Clayton Christensen aponta que pelo ensino híbrido é possível usar a tecnologia na cultura escolar para personalizar o processo de aprendizagem, sem abandonar o aspecto presencial das aulas mais tradicionais, e sim somando com o digital.

As aulas presenciais têm como foco a interação entre professor e alunos. Os conteúdos e atividades são passados de forma online, e, assim, a aula presencial serve para tirar dúvidas, discutir assuntos e ainda desenvolver trabalhos e atividades. Quando se trata de aulas onlines, alunos podem ter acesso a plataformas EAD para realizar tarefas e ter acesso a conteúdos, individualmente.

LEITURA RECOMENDADA: Os desafios da educação online em tempos de coronavírus

Modelos de Ensino Híbrido

Os modelos de rotação utilizam de diferentes espaços, dentro e fora da sala de aula, para que os alunos revezem entre si atividades de acordo com um horário pré-definido conforme foi orientado pelo professor. Seguindo o modelo de rotações, é possível aplicar:

Rotação por estações: cada estação é independente e tem um objetivo específico, permitindo a conclusão de objetivos separados, para que no final se completem;

Laboratório Rotacional: neste modelo, um grupo de estudantes usam o espaço da sala de aula e laboratórios de maneira rotacionada;

Sala de aula invertida: o estudante tem contato com o conteúdo antes da aula, de forma com que se prepare para as atividades posteriores. Assim, o aluno traz uma bagagem de conhecimento para a aula e compartilha para o restante da turma.

Rotação Individual: nesse modelo o aluno tem um roteiro que deve contemplar um conjuntos de ações que levem o aluno a compreender o temas estudados.

10 soluções para sua escola usar na quarentena

Como aplicar o ensino híbrido

Para implementá-lo é preciso de um preparo acadêmico, pedagógico, estrutural e tecnológico para melhor adequar o aluno à nova realidade.

Sobre o preparo acadêmico e pedagógico, pontos importantes precisam ser definidos sobre organizações de turmas, métodos avaliativos, frequência, desempenho, atividades e notas de maneira clara para que pais e alunos compreendam a proposta desse tipo de ensino.

É importante também, procurar saber se pais/alunos estão abertos ao modelo de ensino proposto, e até mesmo, se será necessário despertar o interesse dos mesmos. Para isso, faça pesquisas e apresente as vantagens do ensino híbrido para o aprendizado dos estudantes.

Estruturalmente, as instituições de ensino precisarão atender a requisitos mínimos de segurança devido à pandemia que são estabelecidos pelos órgãos sanitários, além de ter estrutura que permita a transição do online para offline, como conexão à internet e aparelhos digitais para alunos e professores.

Quanto à tecnologia, é preciso definir quais serão responsáveis desde a gestão de dados e informações de alunos e professores para a gestão escolar, como informações rotineiras, atividades, presenças, notas, frequências e ocorrências do ensino híbrido.

Com o ensino híbrido, as tecnologias digitais e a sala de aula trabalham de maneira que se complementam para tornar a atividade de ensino-aprendizagem mais interativa e personalizada.

Agende uma demonstacao gratis do Proesc
Clique e agende uma demonstração Grátis

Assine a newsletter do Proesc

Quer receber em primeira mão os artigos do blog do Proesc.com? Então assine a newsletter do Proesc e receba conteúdos, dicas e novidades do mundo educacional!

LEITURAS ALTAMENTE RECOMENDADAS:

Como adaptar a rotina escolar durante a Pandemia

O que é ensino colaborativo e como aplicá-lo na escola?

9 dicas para elaborar projetos escolares

Aproveite e curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

Proesc.com

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário