Os 7 livros sobre gestão escolar que se deve ter na cabeceira

Tempo de leitura: 7 minutos

O gestor escolar possui uma importância fundamental no bom funcionamento da escola. Além de coordenar diversas tarefas administrativas, como o orçamento para compra de materiais, controle de documentação, planejamento das atividades letivas, entre tantas outras, o gestor escolar ainda atua como um dos principais agentes na condução da formação dos alunos da instituição.

Dessa forma, o trabalho desse profissional é constante e exige trabalho duro e planejamento eficiente de janeiro à janeiro. Para isso, é importante investir na formação profissional, sendo que alguns livros sobre gestão escolar podem ser o grande diferencial da sua carreira.

Descubra agora quais são os 7 livros sobre gestão escolar que você deve ter na cabeceira da sua cama para melhorar ainda mais o seu trabalho! Boa leitura!

7 livros sobre gestão escolar:

1. “O Planejamento Estratégico: um Instrumento para o Gestor de Escola Pública” — Claudia Zuppini Dalcorso

O Planejamento Estratégico: um Instrumento para o Gestor de Escola Pública — Claudia Zuppini Dalcorso

A autora Claudia Zuppini Dalcorso já trabalhou como diretora em uma escola pública e viveu na pele o dia a dia das dificuldades e desafios enfrentados por essa instituição. Portanto, esse é um dos principais diferenciais desse livro, que apresenta os fundamentos de um planejamento estratégico no contexto escolar.

Nessa obra, você vai encontrar informações sobre a importância de um bom planejamento estratégico, assim como algumas ferramentas que podem ser utilizadas durante o processo. Além disso, trata-se de uma leitura contextualizada que traz diversos aspectos desde o diagnóstico até a elaboração do plano de ação, a partir de um bom planejamento estratégico em uma escola.

2.  “O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem” — Telma Weisz

O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem — Telma Weisz

Telma Weisz é uma das autoras que fundamenta a prática pedagógica dentro das escolas, segundo a abordagem do construtivismo. Nesse livro, ela demonstra a interação entre o ensino e a aprendizagem nas escolas, de acordo com as práticas dos professores.

Dessa forma, com essa leitura você pode descobrir uma série de práticas e atuações para formar os educadores da sua instituição de ensino. Ele proporciona uma nova visão sobre o processo de aprendizagem e permite que você tenha insights sobre outras formas de atuação capazes de potencializar a educação dos alunos da sua escola.

3. “Avaliar Para Promover: as Setas do Caminho” — Jussara Hoffmann

“Avaliar Para Promover: as Setas do Caminho” — Jussara Hoffmann

Jussara Hoffmann é uma autora que iniciou a sua trajetória na educação no ano de 1972. Durante a jornada, ela já atuou como professora de escola pública, coordenadora pedagógica e professora universitária, liderando uma série de estudos sobre a avaliação de crianças como um processo de aprendizagem.

Ela trata de um assunto polêmico entre os professores, trazendo uma nova visão sobre o significado de avaliação escolar e as funções desse processo na aprendizagem dos alunos. A autora defende a ideia de que a avaliação deve ser utilizada para promover a aprendizagem, melhorando a qualidade do ensino oferecido aos estudantes.

4. “Planejamento, Gestão e Legislação Escolar” — Geraldo José Sant’Anna

Planejamento, Gestão e Legislação Escolar — Geraldo José Sant’Anna

Você já deve ter ouvido falar em clima organizacional, um fator muito avaliado dentro de grandes empresas. Nesse livro, Geraldo José Sant’Anna traz o conceito para dentro das escolas, defendendo a importância da mensuração e melhoria do clima para a promoção de um ensino de qualidade para os alunos.

Geraldo demonstra o quanto o clima organizacional é importante para garantir o comprometimento dos profissionais da educação com as atividades da escola. Dessa forma, apresenta atitudes e valores que podem influenciar positivamente esse aspecto, valorizando o coletivo dentro da insituição.

Além disso, ele também aborda conceitos da legislação escolar em sua obra, trazendo também uma série de outros elementos importantes, como plano, planejamento, finanças e algumas outras questões da filosofia e administração.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA ESCOLAS E CURSOS

5.  “Gestão Escolar: Perspectivas, Desafios e Função Social” — Eduardo Monteiro e Artur Motta

Gestão Escolar: Perspectivas, Desafios e Função Social — Eduardo Monteiro

A sociedade e o mundo no qual você e os seus alunos vivem está mudando rapidamente. De acordo com essa tese, Eduardo Monteiro defende que a prática dentro das escolas determina uma série de questões na formação acadêmica e social dos alunos, influenciando em como as próximas gerações vão se comportar no mundo.

É exatamente sobre isso que essa obra trata. O autor traz uma série de reflexões baseadas no conhecimento, comunicação e informação passada dentro da sala de aula, abrindo horizontes para a criação de uma prática coerente com a realidade do mundo e formadora de agentes de mudança.

6. “Tecnologias na Formação e na Gestão Escolar” — Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Myrtes Alonso

Tecnologias na Formação e na Gestão Escolar — Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Myrtes Alonso

A tecnologia é outro elemento cada vez mais presente no mundo atual. Os alunos já nasceram na Era Digital e a tela de um computador ou celular faz parte da realidade desde muito pequenos.

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Myrtes Alonso trazem esse assunto no livro escrito por essas autoras. Elas embasam a discussão na experiência do projeto Gestão Escolar e Tecnologias para ensinar aos gestores escolares como trazer a tecnologia para o cotidiano da sala de aula.

 

7.  “A Gestão Participativa na Escola” — Heloísa Lück

A Gestão Participativa nas Escolas — Heloísa Lück

Para que você alcance os seus objetivos dentro da escola é essencial garantir a participação e trabalho de todo o time em prol dessas metas. É exatamente isso que Heloísa Lück defende em seu livro.

Nessa obra, a autora traz o conceito de gestão participativa e defende a utilização desse conceito dentro do ambiente escolar. Além disso, ela mostra as diferenças entre administração e gestão escolar, além de defender a ideia de que os objetivos só são alcançados quando os membros se comprometem e canalizam as suas energias em prol do que é importante.

O trabalho de diretor e gestor escolar é extremamente importante, mas também muito desafiador. Para superar os obstáculos do dia a dia, auxiliar a escola a alcançar os seus objetivos e oferecer uma formação de qualidade aos alunos é essencial que você se dedique ao estudo do que há de mais recente em relação à gestão escolar. Com esses livros de cabeceira você está pronto para melhorar o trabalho desenvolvido na sua instituição e levar a escola ao sucesso!

Gestão escolar: Conheça os segredos para o sucesso da sua instituição de ensino

O que você achou desse tipo de conteúdo por aqui? Já conhecia algum desses livros sobre gestão escolar? Que tal continuar aprofundando os seus conhecimentos? Leia o nosso próximo artigo e descubra 6 passos para o planejamento escolar eficiente!

  • Aproveite para turbinar a gestão a sua instituição de ensino com os materiais gratuitos do Proesc.com clicando no link: Materiais educativos.

LEITURAS RECOMENDADAS:

Gestão escolar: tudo o que você precisa saber

Entenda as características de uma gestão escolar de qualidade

Gestão financeira para escolas e cursos: 7 dicas de como manter o controle sobre as despesas

Assine a newsletter do Proesc

Se essas dicas de  livros sobre gestão escolar foram úteis para você, assine a newsletter do Proesc e receba conteúdos, dicas e novidades do mundo educacional no seu e-mail!

Aproveite e curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário