8 indicadores de qualidade para acompanhar na gestão escolar

Tempo de leitura: 6 minutos

A busca pela excelência na qualidade de ensino é uma constante para qualquer gestor que procura fazer com que sua escola cresça e, assim, fortalecer sua marca. Partindo desse princípio, a utilização de indicadores de qualidade para avaliar todo o trabalho da escola vem ajudar a colher todas as informações necessárias para que se atinja o objetivo pretendido.

Não existe um conceito único e imutável sobre qualidade. Uma vez que, se considerarmos diferentes populações, em diferentes épocas, veremos que cada uma apresenta necessidades também diversas. Por isso, ninguém melhor do que a própria comunidade escolar para estabelecer a qualidade que se deseja e tomar as atitudes necessárias para que ela seja alcançada.

Neste post, vamos falar sobre indicadores de qualidade, sobre a importância de seu uso na busca do aprimoramento dos serviços e apresentaremos 8 indicadores utilizados pelas instituições de ensino. Boa leitura!

O que são indicadores de qualidade?

Eles são ferramentas utilizadas por gestores para quantificar a performance de suas empresas ou organizações, e são consideradas essenciais para rever e corrigir ações. O objetivo é de alcançar uma melhoria na qualidade dos serviços oferecidos e, consequentemente, um crescimento do empreendimento.

Quais os benefícios em se fazer uso dessas ferramentas?

Essas ferramentas não têm o único objetivo de avaliar todo o trabalho de uma empresa, mas, quando usadas de forma constante, permitem que os problemas sejam identificados e que os processos possam ser melhorados. Nas instituições de ensino, elas têm o objetivo de levantar, interpretar e fornecer informações relevantes para o desenvolvimento das escolas.

Com elas, diretores e toda a comunidade educativa podem ter acesso a dados que mostram os resultados obtidos pela escola, e eles mostrarão um panorama da realidade escolar em seus diversos setores, como financeiro, pedagógico e secretaria escolar.

Quais os principais indicadores de qualidade utilizados pelas escolas?

A utilização dos indicadores de qualidade permite que se tenha um diagnóstico de diferentes aspectos de uma instituição de ensino. Veremos a seguir alguns dos indicadores que não podem deixar de serem continuamente acompanhados.

1. O Ambiente Escolar

A escola é mais do que um lugar de ensino e aprendizagem. Ela é também um lugar de vivência de valores. Os indicadores de qualidade devem mensurar se a escola tem sido um ambiente agradável e saudável, onde valores como disciplina, respeito, amizade e solidariedade sejam valorizados, proporcionando aos alunos se socializarem, brincarem e conviverem com a diversidade.

2. A Prática Pedagógica

Um indicador que não pode deixar de ser mensurado é a qualidade da prática pedagógica em uma escola. Deve-se verificar se a proposta pedagógica está de acordo com as necessidades da instituição e se a inclusão de alunos com necessidades especiais está sendo efetivamente cumprida, por exemplo.

3. A Avaliação

Esse indicador de qualidade dará um bom feedback em vários níveis dentro de uma escola. Bem como, alunos, turmas, professores e demais serviços e departamentos da instituição de ensino. Todos os envolvidos podem usar os resultados obtidos em cada um desses indicadores para fazer uma auto avaliação e rever sua postura e ações.

4. O Ambiente Físico

Esse é um indicador muito importante a ser mensurado, uma vez que o ambiente escolar tem que ser um lugar limpo e organizado, onde a mobília e os equipamentos devem estar em bom estado e o material didático deve ser adequado.

5. A Gestão Escolar Participativa

Os indicadores de qualidade devem mensurar a participação de toda a comunidade escolar nas decisões por meio da participação nos Conselhos Escolares e o constante acompanhamento escolar. Devem considerar também as parcerias locais e como estão sendo solucionados os conflitos que aparecem.

O gestor não deve esquecer de utilizar esses indicadores na área financeira de sua escola para verificar, por exemplo, se os custos operacionais estão sendo eficientes, evitando prejuízos financeiros para a escola.

6. A Formação e as Condições de Trabalho dos Profissionais

Devem ser quantificadas, entre outros aspectos, a quantidade de funcionários para saber se são em número suficiente para o bom funcionamento da escola, a formação adequada e contínua dos professores, e a assiduidade e estabilidade de toda a equipe escolar.

Cabe aqui não esquecer de mensurar como tem sido a dedicação dos professores inovando em suas aulas e contextualizando os conteúdos, levando em consideração o que os alunos já sabem e o que querem e precisam aprender.

7. O Acesso e Permanência dos Alunos na Escola

Vários aspectos devem ser considerados nesse indicador de qualidade. Entre eles, podemos ressaltar a importância em verificar quais medidas estão sendo tomadas ao receber alunos que apresentam defasagem de aprendizagem, como está sendo tratado o aprendizado de alunos com necessidades especiais, mensurar a quantidade de faltas e os índices de evasão dos alunos.

Outro fator que tem uma grande influência nesse indicador, é o nível de satisfação de pais e alunos. Quando ambos estão satisfeitos, a vontade de estudar e de permanecer na escola é grande e a taxa de evasão cai.

Agende uma demonstração

8. Os Indicadores Oficiais

Esses indicadores são nacionais e tem o objetivo de comparar as estratégias da sua escola com a de outras instituições de ensino para verificar se elas estão sendo efetivas.

Na interpretação dos dados são usados os resultados obtidos em provas e exames como o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e, no ensino superior, o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Como vimos, são muitos os indicadores de qualidade que podem ser mensurados. O importante é que todos os indicadores analisados tenham como principal objetivo oferecer aos alunos uma oportunidade de aprendizado cada vez melhor e mais efetiva.

O diretor, toda a equipe de funcionários da escola, pais, alunos e comunidade onde está inserida, ou seja, todos devem estar envolvidos e preocupados com a melhoria da qualidade do ensino da escola para garantir que crianças e jovens permaneçam nela e concluam os níveis de ensino na idade ideal.

LEITURAS RECOMENDADAS:

Avaliação da aprendizagem dos alunos e professores

Gestão pedagógica: tudo o que você precisa saber

Qual o papel do coordenador pedagógico na escola? Entenda agora!

Assine a newsletter do Proesc

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão assim que são publicados? Então assine a newsletter do Proesc agora mesmo e fique por dentro dos melhores conteúdos sobre o mundo educacional.

Curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.