A importância da capacitação de professores de maneira continuada

Tempo de leitura: 13 minutos

A educação é uma das áreas mais importantes para a formação de uma sociedade melhor. Além disso, o acesso ao ensino de qualidade é um direito de toda a população, sendo papel das instituições de ensino garanti-la aos alunos matriculados nas escolas.Uma das formas de alcançar esse objetivo é contar com profissionais capacitados no ambiente escolar para exercer as suas funções, o que inclui os professores.

É evidente que, para estar dentro de uma sala de aula, o professor já passou por uma graduação e está formado, mas será que isso somente é o suficiente? Apenas uma graduação de quatro ou cinco anos é o bastante para formar docentes altamente qualificados para atuar em uma das mais importantes missões? Com toda a certeza, a resposta é não.

O curso superior, que é exigido para conseguir um cargo, nada mais é do que uma base. Porém, tal estrutura deve ser complementada dia após dia pelo professor. É aí que entra a formação continuada, processo que tem uma grande influência na carreira do docente e na educação oferecida pela sua escola aos alunos.

Quer entender mais sobre a capacitação de professores de maneira continuada dentro da sua escola? Então, continue a leitura deste post e descubra tudo sobre o assunto!

O que é a formação continuada de professores

Apenas quem está todos os dias dentro da sala de aula sabe quantos desafios precisam ser vencidos diariamente. A diversidade de necessidades dentro do espaço escolar é muito grande. Cada aluno apresenta uma personalidade e uma bagagem diferente, sendo assim, é preciso desenvolver técnicas e estratégias para aprender a lidar, com maestria, com tal diversidade, oferecendo o melhor aprendizado para todos os alunos.

Além disso, a sociedade está se transformando rapidamente, sendo que o perfil dos estudantes passa por mudanças e, com essas transformações, surgem novas metodologias de ensino. É aí que entra a formação continuada, que nada mais é do que a capacitação frequente dos educadores.

Esse processo pode ser realizado de diversas formas, como cursos intensivos ou de curta duração, palestras, oficinas, treinamentos, ou qualquer outro sistema que sirva para atualizar os professores sobre as questões da atualidade.

Um dos objetivos da formação continuada é provocar, no docente, um desenvolvimento de habilidades para melhorar o processo de ensino-aprendizagem que ocorre dentro da instituição de ensino a cada dia.

Com a formação continuada, o professor tem acesso ao que há de mais novo na área de atuação e em didática e metodologias de ensino. Assim, ele pode relacionar o novo conhecimento adquirido com as bases científicas da sua graduação inicial, agregando mais suporte e conteúdo para oferecer para seus alunos.

A importância da capacitação de professores de maneira continuada

A formação continuada de professores é uma necessidade para todo corpo docente da sua escola, sem exceção. Isso porque ela atua como uma forma de valorizar o profissional na instituição, mostrando a importância dele por meio de investimentos no desenvolvimento das suas habilidades e competências docentes.

Além disso, quando se investe em capacitação, se investe também em qualidade e melhorias para as escolas como um todo, o que impacta diretamente a formação dos alunos da instituição. Consequentemente, você também traz resultados para o município, para o Estado e para o país no geral, formando jovens mais capacitados e cidadãos com um preparo de qualidade, capazes de modificar a realidade ao seu redor.

Dessa forma, fica claro que a profissão de professor é uma das mais importantes, pois cabe a ele formar futuros cidadãos e fornecer a eles a base para todas as outras carreiras. Portanto, pode-se dizer que o docente é um dos principais responsáveis pela formação da sociedade como um todo.

Portanto, a formação continuada é uma forma de oferecer suporte para os professores. Ela, por sua vez, acaba oferecendo oportunidades para solucionar dúvidas e questionamentos que surgem ao longo da carreira, melhorando constantemente a atuação desse profissional.

O reconhecimento da importância da formação continuada de professores parte dos próprios docentes. Eles veem tal preparo como uma oportunidade para aprimorar conhecimentos e de compreender melhor as práticas desse ofício. Eles afirmam que, quando têm acesso a esse recurso, sentem-se muito mais dispostos e seguros para atuar diante de uma sala de aula.

Motivos para investir na capacitação de professores de maneira continuada

Agora que você já sabe o que é e a importância da formação continuada para os professores, alunos e a instituição como um todo, fica mais clara a necessidade de investir nesse processo. Contudo, se você ainda tem alguma dúvida sobre o porquê investir nesse processo, descubra agora alguns outros motivos.

Permite o alinhamento dos professores aos objetivos da escola

A sua escola tem objetivos estratégicos. Porém, para alcançá-los, é essencial que todo o time de colaboradores esteja alinhado e junte esforços em torno das metas e dos valores propagados pela instituição.

A capacitação de professores pode ser um ótimo momento para isso. Nela, você pode introduzir assuntos relacionados à missão, visão e valores da escola, assim como objetivos estratégicos. Além disso, você pode utilizar essa ferramenta para desenvolver as competências e habilidades que eles precisam para potencializar os resultados da sua instituição.

Melhora a qualidade do ensino

Com a capacitação continuada de professores, você melhora consideravelmente o ensino da sua instituição. Isso porque eles aprendem novas metodologias de ensino-aprendizagem, técnicas de didática e formas de lidar com os desafios do trabalho em sala de aula.

Tudo isso se reflete diretamente nos resultados dos alunos. Além de aprenderem os conteúdos teóricos de maneira mais eficaz, eles também se desenvolvem como cidadãos e agentes de mudança da sociedade. Portanto, a formação continuada pode ser a sua maior aliada na hora de melhorar a qualidade do ensino da sua escola.

Atrai e fideliza alunos para a sua instituição

Você precisa atrair os estudantes para que a sua escola continue em funcionamento. Além disso, é essencial que você consiga manter aqueles que já estão matriculados na sua instituição. Nesse aspecto, a capacitação de professores de maneira continuada pode contribuir muito para a atração e fidelização de alunos.

Com um time de docentes competentes e em atualização contínua, os pais e responsáveis se sentem mais inclinados a procurarem a sua escola para matricular os filhos. Além disso, aqueles que já estão na instituição percebem a melhoria da qualidade do ensino e dos resultados dos alunos, se mantendo fiéis ao ambiente escolar ano após ano.

Cria um diferencial de mercado

Novas escolas surgem a todo momento. Dessa forma, para se manter competitiva no mercado, é preciso que você crie um diferencial para a sua instituição, de forma a garantir uma vantagem competitiva perante os concorrentes. E ela pode vir exatamente da formação continuada do corpo docente.

Ao investir em capacitações de qualidade, você cria um time de professores de ponta, que se destacam perante os das outras escolas. Com isso, a sua instituição se diferencia e se destaca, potencializando os seus resultados e garantindo um crescimento a longo prazo.

Atualiza o conhecimento dos professores

A pedagogia é uma ciência em constante mudança. Ela precisa acompanhar as transformações da sociedade e das gerações de forma a atender as demandas do contexto no qual está inserida. Dessa forma, novos desafios surgem e, com eles, novas soluções inovadoras.

A formação continuada de professores atua exatamente nesse aspecto. Ela permite a atualização do corpo docente em relação aos conteúdos aprendidos durante a graduação. Eles têm contato com novas metodologias de ensino, formas de resolver problemas e tomar decisões e novos modelos pedagógicos.

Dessa forma, toda a escola é capaz de se manter atualizada em relação ao processo de ensino-aprendizagem. Os professores passam a inovar nas práticas dentro de sala de aula e os alunos adquirem conteúdos mais contextualizados e relacionados às demandas da sociedade na qual estão inseridos, levando inovação e modernidade para a sua instituição.

Aumenta a motivação e engajamento do corpo docente

Quando você investe no seu time, os colaboradores percebem a confiança e preocupação por parte da direção. E a capacitação é exatamente isso: um investimento a longo prazo no corpo docente da escola.

Dessa forma, os professores se sentem mais bem preparados e motivados para a realização das atividades. Eles preparam aulas com mais cuidado e o engajamento com a escola como um todo também melhora. Tudo isso impacta positivamente tanto a qualidade de ensino quanto o clima e o ambiente de trabalho.

Como realizar a capacitação de professores de maneira continuada

Você já sabe a importância de investir na capacitação de professores de maneira continuada, descubra algumas formas de fazer isso na sua escola!

Cursos na modalidade EAD

Existem vários cursos de educação a distância (EAD) que podem auxiliar na capacitação de professores de maneira continuada. Eles se referem a diversos temas, incluindo técnicas pedagógicas, resolução de problemas, capacidade decisiva e, até mesmo, atualizações sobre a área a qual ele leciona (ciências, matemática, história, entre outras).

Além disso, existem cursos de pós-graduação na área da educação que são uma ótima forma de capacitar a sua equipe. Você pode consultar os recursos disponíveis para esse processo e, caso possível, financiar uma porcentagem dessa formação para os professores da sua escola.

Aulas presenciais

Também existem cursos que oferecem aulas presenciais no período noturno para a formação continuada dos professores da sua escola. Você pode entrar em contato com essas instituições e identificar quais são aqueles cursos que podem fazer a diferença para o corpo docente da sua escola.

Reuniões de discussão

Muito do aprendizado de professores vem da vivência de cada um em sala de aula. Portanto, uma outra forma de capacitar a equipe é a promoção de reuniões de discussão periodicamente.

Nesses encontros os professores podem compartilhar as principais dificuldades e desafios que encontram, assim como possíveis soluções que já se mostraram efetivas e práticas e técnicas que são eficazes para cada um.

Dessa forma, na troca de experiências, os professores se apoiam enquanto grupo e conseguem criar estratégias de ensino-aprendizagem de grande qualidade para serem utilizadas dentro da sala de aula.

Workshops

Workshops são cursos com um viés prático, no qual os professores podem se engajar em atividades que, depois, podem ser utilizadas dentro da sala de aula. Portanto eles também se mostram como uma ótima opção para a formação continuada do corpo docente da sua escola.

Existem vários workshops na área da educação, com os quais você pode investir no desenvolvimento de diversas competências para a sua equipe.

Palestras e seminários

Palestras e seminários são tipos de formação muito rápidos, que podem focar em assuntos pontuais que surgem em sala de aula e ensinar a equipe de professores da escola a lidar com eles. Vários profissionais são especialistas em diversos assuntos e podem ser levados até a sua instituição de ensino para auxiliar na constituição do corpo docente da instituição.

Você pode levar palestras sobre diversos temas, tanto em relação a técnicas e metodologias do processo de ensino-aprendizagem, quanto a assuntos polêmicos que surgem na escola, como bullying, sexualidade, drogas, entre outros.

O papel da secretaria da educação na capacitação de professores de maneira continuada

Secretaria da Educação é a principal responsável por fornecer a possibilidade de formação continuada para seus professores. Isso porque ela é o órgão da escola que organiza a gestão de forma relacionada à Educação de um município. Portanto, cabe a ela buscar formadores para capacitar os professores.

A Secretaria da Educação pode realizar a formação continuada de professores por meio de profissionais do próprio município, ou ainda, contratar formadores e palestrantes de outras cidades para ministrar cursos com temas direcionados para o ensino nas escolas.

A frequência das formações pode variar de acordo com as possibilidades e disponibilidade de cada município. Assim, fica a critério da secretaria decidir e estabelecer qual será o cronograma de cursos oferecidos. O importante é que a formação continuada de professores seja, de fato, um projeto da gestão atual, sendo considerada com certa prioridade.

A formação continuada de professores é uma forma de assegurar a atuação de profissionais mais preparados e capacitados dentro das salas de aula. Dessa forma, ela garante uma educação de qualidade para os seus alunos e, consequentemente, a comunidade na qual a escola está inserida.

Oferecer a capacitação de professores de maneira continuada é também uma maneira de reconhecer e valorizar essa profissão, melhorando a motivação e garantindo o engajamento do corpo docente da sua escola.

Assine a newsletter do Proesc

Se essas informações foram úteis para você, assine a newsletter do Proesc e receba conteúdos, dicas e novidades do mundo educacional!

LEITURAS RECOMENDADAS:

Saiba o que é o projeto político-pedagógico (PPP)

Você sabe como avaliar os professores em sua escola ou curso?

Guia completo da retenção de alunos para escolas e cursos

Aproveite e curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.