Descubra 4 passos incríveis para captar alunos para escolas particulares e cursos

Tempo de leitura: 13 minutos

Em todo início e fim de ano letivo, uma das maiores preocupações das instituições de ensino, geralmente, é: como captar alunos para escolas particulares e cursos?

Independentemente das turmas estarem completas, uma instituição de ensino precisa arcar com todos os custos envolvidos se quiser manter o seu funcionamento.

Saber equilibrar as mensalidades com o serviço prestado e todas as despesas é fundamental para que a escola consiga se manter no mercado.

Quando o assunto é captar alunos para escolas particulares, ainda há muitas dúvidas sobre qual a melhor forma de fazer isso. Cada ano é um novo desafio e, por esse motivo, preparamos este artigo para você. Descubra os 4 passos para captar alunos para escolas particulares!

1. Priorize a satisfação de pais e alunos

É essencial que a instituição de ensino invista em estrutura, método de aprendizagem de qualidade, professores qualificados, agilidade nos serviços prestados e profissionais experientes.

Pais e alunos satisfeitos fazem a propaganda da escola, indicam aos amigos, familiares e vizinhos sempre que iniciarem um diálogo sobre esse assunto, seja pessoalmente ou nas redes sociais.

O termo “propaganda boca a boca”, embora antigo, ainda tem um efeito considerável quando o assunto é a escolha de um local para ensino.

Sugerimos algumas formas para você estreitar os laços dessa relação com os responsáveis e estudantes. Isso refletirá positivamente na hora captar alunos para escolas particulares. Acompanhe!

1.1 Aplique questionários de satisfação

Se a sua escola utiliza um sistema de gestão online, é possível que a aplicação do questionário seja uma atividade rotineira.

Todo bimestre pode ser anexado, no acesso ao boletim do aluno, um pequeno roteiro de perguntas. Dessa forma, você pode medir os resultados de suas ações em um curto espaço de tempo. O ideal é fortalecer o que é bem aceito e modificar o que está desagradando.

1.2 Ouça os estudantes

Embora praticamente todo o seu público seja menor de idade e dependente, não adianta apenas agradar os pais. Os estudantes exercem forte influência sobre a família e, ao se encantar com o colégio de um amigo, eles podem fazer essa escolha para o próximo ano.

O risco não é perder apenas esse aluno. Mas sim, levar consigo todos os amigos que estão matriculados em sua instituição atualmente .

Em razão disso, procure ouvir os alunos com carinho. Esteja aberto a diálogos, criticas e sugestões. Prometa analisar o que é sugerido e cumpra junto de sua equipe.

Crianças e adolescentes são muito criativos e podem trazer uma grande ideia para o seu estabelecimento. Experimente criar um canal direto de comunicação.

1.3 Simplifique os processos.

Facilite a vida dos pais simplificando os processos burocráticos. Dê mais um motivo para que eles matriculem seus filhos em sua escola.

A tecnologia pode ser usada a seu favor. Um sistema de gerenciamento escolar online otimiza grande parte das atividades que demandariam tempo e deslocamento dos responsáveis por esses alunos.

Boletim, rematrícula, comunicados importantes, impressão de boletos, diário de classe, agendamento de reuniões e solicitação de documentos são alguns dos procedimentos que podem ser otimizados.

Isso significa que os pais não precisarão mais telefonar, se deslocar até a escola ou depender da entrega de documentos pelos seus filhos. Com certeza, sua instituição ganhará muitos pontos pela praticidade.

Agende uma demonstração

1.4 Avalie os resultados e corrija os erros

Ao fim de um ano letivo, é importante que a escola analise a opinião dos pais e alunos e desenvolva soluções, caso haja insatisfação em relação aos profissionais, materiais ou estrutura.

Corrigir os erros é fundamental para que os alunos se sintam acolhidos e, dessa forma, não optem por trocar de colégio. Além disso, atender às solicitações é importante para que eles percebam que a instituição está de fato, preocupada com a formação de seus alunos e trabalha no sentido de desenvolver melhorias.

Dificilmente os pais de alunos vão tirar os filhos da escola, caso se sintam satisfeitos com o sistema de ensino. Daí vem a importância de fazer reuniões e aplicar questionários para entender como essas pessoas pensam.

1.5 Ofereça descontos e bolsas de estudos

O valor da mensalidade também é fator responsável pela satisfação dos responsáveis e, ao fornecer bolsas de estudos, a escola cumpre com uma parcela de responsabilidade social.

A instituição de ensino pode realizar um concurso para obtenção desse benefício, que funciona como um pequeno vestibular. Determinando uma classificação, os estudantes que pontuarem de acordo com as regras podem ter descontos ou, até mesmo, isenção da mensalidade durante aquele ano.

É importante também dedicar uma parte desse auxílio aos praticantes de esportes. Lembrando que incentivar as atividades esportivas extracurriculares é importante para o desenvolvimento da criança. E os pais agradecem.

Com uma instituição de ensino preocupada em sempre oferecer o melhor aos seus alunos, é muito provável que esses pais façam a propaganda da escola e estimulem outros responsáveis a matricularem os filhos no mesmo local. Assim, captar alunos para escolas particulares torna-se mais fácil.

E, como dito anteriormente, não há melhor forma de captar alunos para escolas particulares senão pela indicação.

2. Invista em marketing digital para captar alunos para escolas particulares

Atualmente, é comum que os pais pesquisem por instituições de ensino na internet. Pode acontecer também de se depararem com uma fanpage ou uma imagem compartilhada de alguma escola. Isso, sem necessariamente estarem na busca daquela informação naquele momento.

Esse tipo de estratégia de divulgação acaba influenciando nas matrículas do próximo ano e pode ser usada para captar alunos para escolas particulares.

marketing digital é o conjunto de ferramentas responsáveis por isso. O objetivo principal é divulgar uma empresa via internet, smartphone, entre outros meios digitais e eletrônicos. Separamos 5 canais de promoção para você conhecer um pouco mais e aplicar. Tudo isso para ajudar a captar alunos para escolas particulares.

2.1 Links patrocinados

Assim como os estudantes, se você utiliza a internet e as redes sociais, já se deparou com os links patrocinados em algum site.

Qualquer pessoa que utiliza buscadores online para obter alguma informação, ao acessar uma página que tem um espaço para anúncios, posteriormente verá a propaganda de uma empresa que fornece exatamente o que estava procurado.

A sua instituição pode trabalhar com essa estratégia. Dessa forma, um pai que estiver pesquisando em qual escola vai matricular seu filho, vai se deparar com a sua divulgação ao acessar outras páginas na internet.

2.2 Marketing de conteúdo

Uma das estratégias digitais que presta um serviço à comunidade ao fornecer conhecimento é o marketing de conteúdo. Ele consiste em oferecer questões relevantes a quem está buscando informações na internet ou acessando as redes sociais.

Para trabalhar essa estratégia, você pode criar um blog ou uma página e escrever artigos e curiosidades sobre assuntos que compreendam a educação. Bem como: vestibular, ENEM, entre outros.

Ao produzir conteúdos relevantes e que englobam as palavras-chaves buscadas pelas pessoas, os pais de seus futuros alunos encontrarão sua instituição com facilidade por meio de pesquisas sobre as questões tratadas em seu blog.

Temas pertinentes abordados de maneira profissional podem tornar sua escola uma referência no segmento. Invista!

2.3 Mídias sociais

Esteja presente nessas plataformas e aproveite para engajar ainda mais a relação com pais e alunos. Utilize esses recursos para divulgar seu conteúdo e estabelecer contato.

As redes sociais são o espelho da sua instituição para o mundo. É o canal em que você pode divulgar todas as atividades da sua escola como eventos, comunicados, lista de aprovados no vestibular, concurso de bolsas, conteúdos informativos, entre outros.

Aposte também em conteúdos que despertarão interesse em ser compartilhado. Por exemplo, o colégio pode ter um concurso de redação e divulgar o nome e a foto do vencedor. Certamente, os familiares terão orgulho em compartilhar a notícia. Com isso, o nome da instituição de ensino é expandido para os amigos na rede.

2.4 Responda a todos os questionamentos

Divulgue amplamente o site da escola e as redes sociais. Responda a todas as mensagens e e-mails com agilidade e profissionalismo.

Selecione um funcionário ou contrate um estagiário focado na realização dessa tarefa. É importante que, mesmo no mundo virtual, o atendente tenha um português correto, seja simpático e solícito.

As pessoas percebem quando são atendidas com má vontade e isso pode contar pontos negativos para a escola. A ortografia precisa ser impecável, afinal, trata-se de um estabelecimento de ensino.

2.5 E-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia digital que vai apoiar a manutenção do bom relacionamento com os pais. Não se trata de spam e, sim, de informativos enviados para quem permitiu receber essas informações.

Os conteúdos devem ser relevantes, para que a pessoa se interesse em abrir a correspondência eletrônica.

Para saber se o plano está funcionando, uma das vantagens é mensurar o resultado das ações. No caso do e-mail, é possível verificar quantas pessoas receberam, abriram e clicaram no conteúdo.

Vamos exemplificar. A escola pode avisar, por correio eletrônico, que a renovação da matrícula está disponível para ser acessado no sistema que mencionamos no início do texto. Depois, é só fazer um balanço do número de e-mails abertos e matrículas efetuadas para tomar atitudes, caso esse resultado não seja satisfatório.

Para as empresas de todos os setores, de forma geral, as estratégias de marketing digital são as ferramentas que mais têm trazido resultados positivos em relação à captação de novos clientes. E não seria diferente para captar alunos para escolas particulares.

3. Divulgue os resultados da escola

Outra estratégia que tem proporcionado resultados positivos às escolas é o investimento na divulgação de alunos aprovados em exames importantes. Bem como o ENEM e vestibulares de universidades consagradas e bem-conceituadas.

Como abordado no tópico anterior, o marketing digital é a estratégia de divulgação com um alto índice de retorno. Contudo, para captar alunos para escolas particulares, uma instituição de ensino não pode limitar seus canais de divulgação apenas à internet.

3.1 Panfletagem

Invista em materiais como panfletos e banners, que mostrem os índices de aprovação da escola.

Os locais em que são realizadas as provas do ENEM e de vestibulares também devem ser abordados com a panfletagem.

A propaganda deve ser preferencialmente focada nos resultados, como concurso de bolsas e valores promocionais, caso houver.

3.2 Outdoors

O segmento educacional ainda faz uso constante de outdoors. Esse é um fator que potencializa a importância de divulgar os seus resultados utilizando esse meio.

Atitudes como essas beneficiam diretamente as instituições para captar alunos para escolas particulares, pois fortalecem o nome da instituição de ensino e a mantém viva na memória dos pais. Com certeza, sua escola será cogitada na hora de fazer a matrícula dos filhos.

De quebra, se trabalhar com cursinho pré-vestibular, ainda divulga para aqueles que procuram um estabelecimento de ensino que os preparem para as provas.

Fale com um consultor

4. Saiba como receber os pais

Ao longo do texto, você recebeu dicas valiosas para ajudar a captar alunos para escolas particulares. Utilizar as ferramentas de marketing para divulgar as conquistas dos estudantes e os diferenciais da escola possivelmente vão gerar muitas visitas para conhecer o espaço.

Esse é um momento muito importante para a realização da matrícula. Não receba os interessados somente na recepção e limite a entrega de papéis com as informações.

Aproveite a ocasião para estreitar a relação. Veja algumas atitudes que podem fazer a diferença:

  • convide-os para entrar e conhecer as salas de aula, cozinha, cantinas, refeitório, sala dos professores, pátio e demais dependências;
  • tenha o material didático sempre à mão e ofereça aos pais para que o conheçam;
  • caso a escola ainda esteja em reforma, mostre as melhorias que serão feitas na estrutura;
  • apresente os funcionários desde a secretária até a zeladora;
  • dê uma atenção especial aos porteiros e seguranças, para que os responsáveis sintam que as crianças estarão bem cuidadas.

​A forma como você recebe seus potenciais clientes é definitiva para a efetivação da matrícula. Transmitir os valores, a missão e tratá-los da mesma forma que os estudantes serão tratados faz toda a diferença na hora da tomada da decisão.

O investimento para a captação de alunos deve envolver toda a escola. Estrutura, profissionais de qualidade, materiais didáticos, métodos eficientes, marketing, sistema de gestão para escolas e o relacionamento são determinantes para que seja uma experiência de sucesso.

Baixe nosso e-book completo sobre esse tema e comece a construir sua campanha para o próximo ano letivo agora! Até a próxima.

Quer ajuda para captar alunos para escolas particulares? Clique aqui e um consultor especializado falará com você!

RECOMENDAMOS AS LEITURAS:

Portal das escolas: captar alunos nunca foi tão fácil!

Qual o papel do coordenador pedagógico na escola? Entenda agora!

Gestão financeira escolar: O proesc é especialista

Assine a newsletter do Proesc

Quer receber todas as novidades do mundo educacional em primeira mão? Então assine a newsletter do Proesc e receba conteúdos mais atuais do blog do Proesc.

Curta a página do proesc no facebook e seja o primeiro a receber as principais novidades e conteúdos educacionais. Para curtir é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário