Como ter controle da bolsa de desconto dos alunos?

Tempo de leitura: 6 minutos

Sabe-se que administrar uma instituição de ensino nem sempre é fácil. Afinal, nenhum negócio se estrutura sozinho, sem uma boa visão de mercado e dos caminhos que podem levá-lo ao sucesso e ao reconhecimento. Exemplo disso é o oferecimento de bolsas de desconto.

Boas gestões financeira, acadêmica e pedagógica devem estar atreladas para que seja possível atrair mais alunos, e os avanços tecnológicos advindos da revolução digital vêm sendo grandes aliados nesse contexto.

Softwares são desenvolvidos e utilizados para a conquista de benefícios e o alcance de metas no universo educacional. Tais vantagens fazem com que instituições de ensino cresçam de forma saudável, organizada e controlada, ofertando o que podem sem terem prejuízos no processo de gestão, como na concessão de bolsas de desconto.

Mas, para que não haja prejuízos às faculdades e escolas particulares, é necessário ter um maior controle quanto às bolsas ofertadas. Quer saber mais sobre como isso pode ser feito? Então, continue acompanhando este artigo!

Bolsa de desconto

Enxergue o controle como sinônimo de sucesso

As bolsas de desconto são ótimas opções de ingresso em uma instituição privada, visto que permitem que o valor da mensalidade caiba no bolso de mais pessoas. Isso contribui com a escolha, o engajamento e a satisfação dos alunos e dos pais ou responsáveis.

Além disso, trata-se de uma maneira de tornar mais justo o processo de negociação entre quem oferta e aquele que contrata o serviço, além de garantir possibilidades de estudo a mais pessoas.

Taxas de inadimplência

Contudo, se não houver uma política transparente e as bolsas não forem controladas, organizadas e concedidas por meio de regras bem estruturadas, pode ser observado um aumento nas taxas de inadimplência. Consequentemente, o lucro da instituição de ensino será reduzido.

A inadimplência na educação, que cresce a uma taxa de 4,3% por ano no Brasil, é um dos principais medos das instituições privadas. Ela pode gerar grandes prejuízos à receita, já que o valor perdido nem sempre é resgatado.

Fatores a serem considerados

Mas a tentativa de manter seus alunos (e conquistar novos) pode ser impulsionada pelas facilidades ofertadas. Deve-se considerar que, às vezes, é melhor conceder mais bolsas de descontos, ter salas de aula cheias e uma menor taxa de inadimplência do que cobrar o preço integral da mensalidade daqueles que não poderão pagar ou ao menos ingressar na instituição.

Além disso, é recomendado responder às perguntas abaixo.

  • Quantas bolsas de descontos é possível conceder sem prejudicar o orçamento?
  • Quantos alunos já são beneficiados?
  • Os pagamentos estão quitando as despesas?
  • Depois da concessão de bolsas, o número de matrículas aumentou?
  • Como o controle das bolsas de estudo está sendo feito?

Saiba que controlar as bolsas de desconto pode trazer lucro

Saber a quantidade de estudantes contemplados e o teto de bolsas de desconto da instituição, por exemplo, faz parte do controle, e a tecnologia pode ser uma grande aliada no processo de otimização dessa organização.

Nesse contexto, um software auxilia na identificação de problemas. O aumento das taxas de inadimplência (o qual, uma vez identificado, pode ser reduzido) é um dos exemplos.

Também são fornecidas informações relevantes quanto aos reajustes necessários, aos gastos da instituição e aos alunos bolsistas — quem são, quantos são e quanto (e se) pagam por mês.

A automatização do processo e a demonstração de índices e riscos possibilitam que medidas sejam tomadas rapidamente. Assim, trata-se de elementos fundamentais para que a instituição continue crescendo, lucrando e, ainda, criando uma boa imagem ao garantir a permanência de bolsas de desconto e dos serviços prestados.

Veja o que um software pode fazer pelo seu negócio

Antes de qualquer coisa, tenha em mente que um software pode responder a todas as perguntas já mencionadas anteriormente. Um sistema de gestão integrada especializado em instituições de ensino auxilia, inclusive, no controle de bolsas de desconto dos alunos.

Melhor controle das finanças

Os serviços online prestados vão da estruturação financeira ao controle de faltas e matrículas. Como consequência, há uma gestão financeira bem planeada.

O software que realiza esses serviços pode acompanhar as estratégias, apontando os riscos capazes de levar uma empresa ao fracasso e as oportunidades de sucesso. Ele é, portanto, um simplificador de processos — que passam a ser desenvolvidos de forma automatizada, controlada e organizada.

Portanto, tal sistema permite que a instituição controle suas finanças, faça uma cobrança automática das mensalidades (os alunos ou responsáveis podem ser alertados por e-mail sobre o vencimento de boletos) e emita a segunda via de documentos, com atualização, se necessário, de valores e datas.

Além disso, é possível gerar relatórios financeiros automaticamente e negociar débitos com os alunos, já que o software também contribui para uma comunicação facilitada.

Descubra como conceder bolsas e contornar períodos de crise

Sabe-se que, em períodos de crise na economia, muitos pais pensam na possibilidade de retirar seus filhos das instituições privadas para que outras prioridades sejam garantidas. Em épocas assim, as bolsas de desconto, embora não aparentem, podem ser grandes aliadas da economia institucional e dos contratantes de seus serviços.

Nesse caso, um software pode auxiliar na busca por maneiras de tornar as mensalidades mais acessíveis. Com uma gestão financeira que avalie todos os custos, os resultados das análises e dos relatórios podem apontar para possíveis cortes de gastos na instituição como formas de garantir os alunos e seus respectivos pagamentos.

Utilizando um software especializado, há a possibilidade de:

  • diminuir as taxas de inadimplência;
  • organizar-se financeiramente;
  • gerar relatórios financeiros que auxiliem nas tomadas de decisões;
  • estabelecer o teto de bolsas de desconto de acordo com a receita;
  • automatizar os processos;
  • identificar os riscos;
  • organizar a quantidade de alunos contemplados pelas bolsas;
  • negociar os débitos escolares;
  • continuar concedendo bolsas mesmo em períodos de crise.

Bolsas de desconto

Uma gestão financeira pensada corretamente e bem aplicada pode levar uma instituição a ser escolhida dentre as opções existentes no mercado educacional. O controle das bolsas de desconto ofertadas aos alunos pode tanto conquistar mais pessoas quanto aumentar seu lucro, a satisfação dos contratantes e as expectativas de crescimento do negócio.

Assine a newsletter do Proesc

Gostou de saber mais sobre como controlar as bolsas de desconto? Quer acompanhar as novidades do universo da educação? Então, assine a newsletter do Proesc e fique por dentro das melhorias tecnológicas disponibilizadas a esse setor!

LEITURAS RECOMENDADAS:

Gestão financeira escolar: O proesc é especialista

Pesquisa de satisfação com pais e alunos: saiba como fazer!

Guia completo da retenção de alunos para escolas e cursos

Aproveite e curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário