5 passos para criar um blog para minha escola

Tempo de leitura: 6 minutos

Não existe mais nenhum segmento que não precise das tecnologias digitais para ter sucesso. Criar um blog é indispensável para o marketing digital, além de estreitar o relacionamento com o público enquanto consolida sua marca em meio a um mercado competitivo e acirrado. Quem não tem um site ou um blog, está perdendo tempo e público para os seus concorrentes!

No contexto escolar e acadêmico, ter um blog é uma incrível oportunidade para promover o nome do colégio, ao mesmo tempo chamando a atenção de cada um dos alunos ao utilizar uma linguagem que a eles é comum, clara e prática.

Além disso, vale destacar que é realmente uma estratégia de aproximação que promove e colabora com o caráter dos alunos ao trabalhar com eles conceitos distintos como participação, pró-atividade e companheirismo, entre outros valores.

Que essa interação é importante, já sabemos. Ao longo deste artigo, veja como criar um blog para a escola e quais as melhores estratégias digitais a serem aplicadas para que ele atinja suas metas!

5 passos para criar um blog

5 Passos para criar um blog fantástico para sua escola:

1. Estabeleça quais são os objetivos do blog
2. Defina o público-alvo do blog
3. Determine o tipo de conteúdo do blog
4. Procure pelo domínio do blog
5. Trace estratégias para a divulgação do blog

1. Estabeleça quais são os objetivos para criar um blog

O primeiro passo para criar um blog pode até parecer o mais simples de todos, mas não se engane. Determinar quais são, de fato, os objetivos da criação de um blog é a base que ditará seu posterior sucesso ou fracasso. Por isso, dedique-se!

Ente os objetivos mais comuns neste contexto destacam-se a necessidade de melhorar o relacionamento entre a escola e os pais, aumentar o empenho dos alunos, melhorar a comunicação entre escola, professores, estudantes e pais e incentivar o convívio do grupo, aumentar a captação de alunos.

2. Defina o público-alvo do blog

“Meus alunos!”, você pode ter pensando prontamente. Afinal, estamos falando da criação de um blog para a escola, não é mesmo?

Mas será que você irá criar um blog apenas para os estudantes matriculados no colégio? Se entre seus objetivos estiver a opção de atrair novos alunos, lembre-se de considerar este público, bem como seus pais, e professores que estejam buscando por um novo emprego.

Público alvo para o blog
Público alvo para o blog

3. Determine o tipo de conteúdo do blog

Após criar o blog e estabelecer o público-alvo do blog, é hora de determinar os melhores conteúdos e formatos para cada um deles.

Alunos do colégio podem gostar de ver assuntos de seu cotidiano estampados no blog, estudantes de outras instituições podem chegar até o seu site a partir de pesquisas para trabalhos escolares, e pais e professores podem procurar por conteúdos que demonstrem, em números, a qualidade do ensino da escola.

Antes de criar os conteúdos é bom definir um padrão, com título do conteúdo, resumo, no mínimo três subtítulos com 3 conteúdos e conclusão. O site  maikon.biz possui um gerador de conteúdo que ajuda a criar os primeiros textos para o blog.

Está sem tempo para escrever? Uma alternativa muito utilizada é a compra de textos originais, você apenas define o tema, pauta, público alvo e quantidade de palavras e solicita para empresas especializadas em produzir conteúdo, tudo pela internet. Algumas ótimas empresas que vendem textos são:

4. Procure pelo domínio do blog

Após os passos anteriores, é hora de sentar na frente do computador e pesquisar por domínios e registros para ver qual deles é mais adequado à necessidade do seu blog. Bons sites para fazer essa pesquisa são o godaddy.com e o registro.br

Atualmente, existem opções gratuitas na internet para criar um blog:

Você pode escolher as ferramentas e recursos de que precisa para dar este primeiro passo oficial para criar um blog para sua escola na internet.

Fale com um consultor

Por exemplo, para criar um blog grátis no Blogger:

1. Entre no www.blogger.com
2. Faça login com a mesma conta do gmail
3. No canto superior esquerdo clique na seta para baixo .
4. Clique em Novo blog.
5. Digite um nome para o blog.
6. Escolha o endereço ou o URL do blog.
7. Escolha um modelo.
8. Clique em Criar blog.

5. Trace estratégias para a divulgação do blog

Depois de montar todas as páginas e detalhes do blog e caprichando muito no layout, é claro, é hora de definir quais serão as estratégias para fazer com que o blog comece a receber visitas.

Uma dica interessante é promover algum tipo de concurso entre os alunos do colégio que os incentivem a compartilhar o link da página em suas redes sociais como:

Bônus:

A dica bônus que temos para você que quer criar um blog, é utilizar imagens de excelente qualidade e atrativas nos seus blogposts.

Caso você não saiba utilizar ferramentas avançadas como o Corel Draw, por exemplo, não se preocupe. Uma boa alternativa é o Canva. Se você ainda não conhece, ele é uma ferramenta de design gráfico bem intuitiva com recursos de arrastar e soltar. Com ele, você pode criar seus designs de maneira simples e descomplicada. Tudo isso de forma gratuita!

Além de possuir uma grande variedade de modelos já prontos, ele também oferece as dimensões exatas não somente para a criação de designs para blog, mas também para redes sociais como Instagram e Facebook, além de permitir a criação de apresentações em slides, infográficos e muito mais.

Gostou deste passo a passo? Viu como é simples? Aproveite que chegou até aqui e compartilhe suas experiências com outros leitores. Qual é a maior dificuldade e facilidade em montar um blog para a escola em sua opinião?

Assine a newsletter do Proesc

Se essas informações foram úteis para você, assine a newsletter do Proesc.com e tenha acesso a mais conteúdos como este!

LEITURAS RECOMENDADAS:

Marketing digital para escolas e cursos: saiba como fazer!

Gestão da secretaria escolar: O proesc é especialista

Guia completo da retenção de alunos para escolas e cursos

Aproveite e curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário