As diferenças entre gestão pedagógica e gestão escolar

Tempo de leitura: 7 minutos

Garantir uma boa gestão da escola — em todos os aspectos — é essencial para que ela ofereça a melhor educação aos alunos e atinja o sucesso a longo prazo. Porém, você sabe como chegar nesse resultado? Entende quais são os elementos que fazem parte de uma gestão de qualidade? Nesse aspecto, a primeira coisa que você precisa saber é que existem dois tipos de gestão de uma instituição de ensino: a gestão pedagógicagestão escolar.

Apesar de cada uma delas ser responsável por aspectos distintos, ambas precisam estar alinhadas em torno dos mesmos objetivos e trabalhar em conjunto para que a escola atinja a sua missão.

Quer saber mais sobre a gestão pedagógica e gestão escolar? Então leia agora mesmo este artigo e descubra o que significa cada uma delas e quais as suas diferenças.

O que é gestão escolar?

A gestão escolar é o setor responsável pela área administrativa. Assim como outros negócios, a sua escola precisa administrar os recursos disponíveis, contratar e demitir colaboradores, organizar documentos e burocracias, e gerenciar o dinheiro da instituição.

Dessa forma, a gestão escolar é a encarregada de realizar esses processos, sendo quem cuida também do pagamento de contas, colaboradores e fornecedores, solicita materiais e estuda o mercado no qual a instituição está inserida.

Ela é extremamente importante para o funcionamento da sua escola — apesar de ser negligenciada por muitos diretores. Isso porque, sem uma boa administração dos recursos e cumprimento com a burocracia, todo o desempenho pode ficar comprometido, afetando negativamente a qualidade da educação oferecida.

O que é gestão pedagógica?

Já a gestão pedagógica é uma área específica de instituições de ensino. Ela é a responsável pelo planejamento pedagógico da escola, assim como pela definição das diretrizes e práticas educacionais que devem ser adotadas.

Dessa forma, esse setor se conecta diretamente com a atividade-fim da sua escola. É ele que vai colocar a sua missão, visão e valores em prática, fornecendo insumos e diretrizes para que os seus colaboradores e professores ofereçam a melhor educação aos alunos.

O principal responsável pela gestão pedagógica é o coordenador pedagógico da escola. Além das funções já citadas, é ele que também deve preparar o corpo docente para as atividades a serem realizadas, assim como mensurar os resultados do desempenho de professores e alunos da escola.

Quais as principais diferenças entre gestão pedagógica e gestão escolar?

Como você já deve ter percebido, existem grandes diferenças entre a gestão pedagógica e gestão escolar de uma instituição de ensino. Porém, entenda agora com detalhes cada uma delas:

Práticas administrativas

Ambos os tipos de gestão são responsáveis por algumas práticas administrativas dentro da instituição de ensino. Porém, enquanto a gestão pedagógica fica mais ligada à administração do currículo e do plano pedagógico da escola, a gestão escolar fica encarregada pelo gerenciamento dos recursos financeiros, materiais e de pessoas da instituição.

Controle de despesas

A principal responsável pelo pagamento de contas e despesas da escola é a gestão escolar. Essa área também deve cuidar do planejamento e execução dos investimentos.

Contudo, a gestão pedagógica também exige gastos e, nesse aspecto, cabe a ela administrar da melhor forma o orçamento disponibilizado especificamente para o setor. Além disso, precisa controlar suas contas e, em conjunto com a gestão escolar, comprovar os gastos.

gestão pedagógica e gestão escolar

Gestão de pessoas

A gestão de pessoas também é uma responsabilidade compartilhada por ambas as áreas da escola. Isso porque é dever da gestão escolar contratar e demitir colaboradores, assim como realizar o treinamento de funcionários de nível técnico.

Por outro lado, quando se fala em professores, a principal responsável é a gestão pedagógica. É ela que identifica quais são as competências que devem ser desenvolvidas pelo corpo docente da escola e busca os melhores treinamentos e capacitações para que eles possam colocar o planejamento pedagógico em prática.

Ambiente escolar

No que se refere ao ambiente escolar, a gestão pedagógica é a encarregada pelo planejamento das salas de aula e demais ambientes de aprendizagem da instituição. Isso porque eles devem ser coerentes com as práticas educacionais previstas no projeto pedagógico.

Nesse aspecto, a gestão escolar entra como uma aliada, complementando o trabalho da gestão pedagógica. Isso porque ela é a responsável pela manutenção do espaço físico da escola e disponibilização de recursos para reformas e mudanças.

Dessa forma, a gestão pedagógica e gestão escolar precisam estar em sintonia para que o ambiente escolar seja o mais propício o possível para a aprendizagem dos alunos.

Materiais

É papel da gestão escolar fornecer os materiais necessários para a execução de todas as atividades da escola. É ela que cuida do estoque da instituição, sendo a encarregada de solicitar novos produtos aos fornecedores e controlar a necessidade de reposição de mercadorias.

Porém, a gestão pedagógica também se insere nesse aspecto, sendo a responsável por solicitar à gestão escolar novos produtos para a execução do projeto pedagógico da escola.

Projeto pedagógico

O projeto pedagógico fica praticamente todo nas mãos da gestão pedagógica. Afinal, é ela que vai analisar a missão da escola, assim como as principais estratégias e práticas educacionais que devem ser adotadas para que o projeto se cumpra.

Porém, a gestão escolar entra na definição do público-alvo da instituição, assim como das principais necessidades do mercado. Essas informações devem ser passadas à gestão pedagógica para que o planejamento seja o mais alinhado possível ao que sociedade demanda.

Portanto, para ter uma boa gestão da sua escola como um todo, é essencial que você invista tanto na gestão pedagógica como na gestão escolar da instituição. E, não só isso! É preciso também investir na integração e colaboração entre esses dois setores para que ambos trabalhem em conjunto rumo aos objetivos estratégicos da escola. Dessa forma, você é capaz de oferecer um ensino de qualidade para os seus alunos e ainda administrar os seus recursos com eficiência, criando um diferencial competitivo para a sua escola.

E quer saber mais sobre a gestão escolar? Então leia o nosso próximo artigo e descubra como você pode criar uma gestão financeira de qualidade e tirar a sua escola do vermelho!

gestão pedagógica

LEITURAS RECOMENDADAS:

Saiba o que é o projeto político-pedagógico (PPP)

A importância do software de gestão para as escolas e cursos

Saiba como reduzir os custos financeiros da sua escola

Assine a newsletter do Proesc

Gostou de saber quais são as diferenças entre a gestão pedagógica e gestão escolar? Então assine a newsletter do Proesc e receba conteúdos, dicas e novidades do mundo educacional!

Aproveite e curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário