Escola Remota: passo a passo para adaptar

Tempo de leitura: 5 minutos

Apenas aulas remotas não são suficientes para fazer sua escola funcionar de forma remota. Descubra neste artigo o passo a passo para adaptar sua instituição de ensino para uma escola remota.

10 soluções escola remota

O que é uma escola remota?

Com o impedimento das atividades presenciais nas escolas devido a pandemia do novo coronavírus, as instituições de ensino buscaram se adaptar.

No primeiro momento,  as instituições de ensino buscaram alternativas para a continuação das aulas de maneira online, implementando assim o ensino remoto.

Com o avanço do ensino remoto, outra dor se tornou cada vez mais recorrente: o excesso de retrabalho. Professores, coordenadores e gestores escolares perceberam que a modalidade remota de ensino sem as devidas adequações ocasiona uma carga maior de trabalho comparada ao ensino presencial.

LEITURA RECOMENDADA: Como aplicar o Ensino Híbrido na educação infantil

Então, a pandemia não trouxe uma mudança apenas do ensino de forma remota, e sim uma mudança nas relações de trabalho na escola. Assim, a instituição de ensino que conseguiu adequar a gestão escolar de forma online é uma escola remota.

Escola Remota: o que adaptar?

A ideia da escola remota é adaptar as outras áreas além das aulas.

É possível adaptar de forma remota na sua instituição: comunicação, matrículas/rematrículas, controle financeiro e pedagógico.

Confira a seguir, 4 passos que podem ajudar sua escola a se adaptar ao formato de funcionamento à distância.

1º Passo – Facilite a Matrículas/Rematrículas

Tornar o processo de matrículas e rematrículas remoto garante que a captação de alunos ocorra mesmo quando sua instituição não estiver funcionando de modo presencial.

Aqui é importante um forte trabalho nos meios online. Criar um site, uma página no Facebook, Instagram e/ou Canal no YouTube ajudam a encontrar sua escola de forma online. É muito importante também cadastrar sua instituição de ensino no Google Meu Negócio, isso permite que sua escola apareça no Google Maps e outras buscas Google.

Muitas escolas utilizam também o Whatsapp Business para atender as dúvidas de matrícula, assim você pode adicionar o link do seu contato nas redes sociais e aumentar o alcance e atender de forma remota.

Usando um sistema de gestão escolar online como o Proesc.com, é possível organizar documentos e gerar contrato para assinatura digital, isso aumenta o número de matrículas de maneira remota. No Proesc também é possível solicitar, enviar documentos e gerar o contrato digital para facilitar seu processo de matrículas e rematrículas e aumentar a captação de alunos.

2º Passo – Melhore a Comunicação

É fundamental para a escola remota trabalhar com uma comunicação eficiente entre responsáveis, alunos e professores. Trabalhar uma boa comunicação torna sua instituição transparente e permite que a visita presencial não seja uma necessidade.

Existem duas formas de trabalhar muito bem a comunicação: canais diretos e indiretos.

Canais diretos são aqueles que você tem o contato direto dos envolvidos, como e-mail, aplicativo de comunicação escolar, lista de transmissão, grupos e SMS. Isso dá certeza que a mensagem será entregue. É importante também ter as informações atualizadas de contato para que a sua mensagem seja entregue.

Canais indiretos são aqueles mais difusos, ou seja, você não tem certeza da entrega, mas eles têm um alcance maior. O site e as redes sociais da sua escola são importantes canais de comunicação indireta que permitem que quem acompanha o dia a dia da escola esteja informado de tudo o que acontece.

LEITURA RECOMENDADA: Os desafios da educação online em tempos de coronavírus

3º Passo – Controle o Financeiro

A inadimplência é um dos maiores desafios das escolas com a pandemia. No entanto, existem ações que você pode fazer para controlá-la: facilitar o pagamento (diversifique os meios de pagamento, como boleto, transferência bancária e Pix); bonifique bons pagadores (oferecendo descontos para quem pagar até o vencimento); e tenha as informações dos responsáveis financeiros atualizados.

Investir em plataformas que automatizam o financeiro permitem que você aumente sua arrecadação e reduza a inadimplência. Um bom exemplo é a inteligência financeira do Proesc, que reduziu em mais de 80% a inadimplência do Colégio NEI.

Assista ao depoimento de Cristiano Miranda – diretor e proprietário do Colégio NEI: Casos de Sucesso do Proesc.com.

4º Passo – Automatize o Pedagógico

O controle pedagógico é muito mais que agendar aulas online. É preciso acompanhar o recebimento, entrega, notas, construção de boletins e frequências. Já pensou o retrabalho que dá fazer tudo isso e entregar os diários de maneira manual?

Automatizar o pedagógico retira dos professores uma carga de trabalho que é causado pelo retrabalho e executar tarefas que eram mais simples no ensino presencial.

Assim, é possível também apresentar aos responsáveis dos alunos as atividades de ensino e o progresso dos estudos mesmo de forma remota.

Aplicar esses 4 passos permite que sua instituição de ensino continue funcionando de forma sustentável mesmo de forma remota, aumentando também a sua receita. Também permite que a aplicação do ensino híbrido ocorra da melhor forma possível.

Quer saber mais sobre essa adaptação na sua escola? Fale com um dos nossos consultores educacionais clicando aqui e coloque as dicas em prática!

Agende uma demonstração

Assine a newsletter do Proesc

Quer receber em primeira mão os artigos do blog do Proesc.com? Então assine a newsletter do Proesc e receba conteúdos, dicas e novidades do mundo educacional!

LEITURAS ALTAMENTE RECOMENDADAS:

Como adaptar a rotina escolar durante a Pandemia

O que é ensino colaborativo e como aplicá-lo na escola?

9 dicas para elaborar projetos escolares

Aproveite e curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

Proesc.com

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário