Gestão de comunicação escolar: vantagens e boas práticas

Uma instituição de ensino que se propõe a ter uma gestão escolar efetiva deve ter uma comunicação eficiente. No entanto, esta pode não ser uma tarefa fácil, visto que o processo comunicacional em escolas se diferencia em diversos aspectos de outros espaços.

Pensando nisso, separamos tudo que você precisa saber para implantar uma gestão de comunicação escolar eficiente. Além disso, abordaremos como as tecnologias atuais podem ajudar neste processo. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é gestão de comunicação escolar

A gestão de comunicação escolar, como o próprio nome já evidencia, é a forma como os processos comunicacionais são coordenados em uma instituição de ensino.

O fato da comunicação ser um dos pilares da gestão escolar demonstra que este é um fator essencial para a administração deste ambiente. Afinal, ela interfere diretamente no aprendizado dos alunos, na imagem institucional da escola e no comprometimento dos profissionais.

Por conta disso, os gestores de ensino estão em busca de se aperfeiçoar neste campo, porém, é comum encontrar dificuldades. Isso acontece porque a comunicação escolar tem uma série de particularidades, o que se deve em especial pelo fato de envolver muitos elementos.

Assim, para uma comunicação efetiva, todos os envolvidos devem estar em sintonia, para não haver ruídos que atrapalhem o processo educacional. Com isso, cada parte dessa equação pode aproveitar os benefícios que uma boa gestão de comunicação escolar oferece.

Benefícios de uma boa gestão de comunicação escolar

Para entender as vantagens que a adoção de boas práticas comunicacionais oferece a um ambiente escolar, é necessário ter em mente que a comunicação não se dá apenas dentro de uma sala de aula, entre aluno e professor.

Na verdade, a comunicação visa ser o mais abrangente possível, pois, ela tem a missão de fornecer e elucidar informações a todos os que têm interesse, ou estão relacionados ao assunto.

Dessa forma, ao falarmos sobre gestão de comunicação escolar, os principais interessados são alunos, pais e professores. Confira os benefícios que cada um pode ter em uma boa gestão:

Para os professores

Ao nos referirmos a comunicação para professores, estamos falando sobre a comunicação interna, ou seja, aquela que deve ser direcionada para os funcionários da instituição

Essa gestão comunicacional tem o compromisso de valorizar o profissional, aumentando seu engajamento e satisfação com o ambiente de ensino e com a missão de educar. Assim, o principal benefício que os educadores podem ter com uma gestão de comunicação escolar eficiente é serem trazidos para o centro do planejamento educacional, tendo voz ativa para a elaboração das metas e atividades que serão realizadas.

Já para a escola, ao se comunicar bem com o professor é possível entender como ele trabalha e identificar erros e acertos na condução exercida por ele na sala de aula. Além disso, também é possível padronizar os processos realizados por cada profissional, criando uma espécie de identidade própria para a instituição de ensino.

Para a família

Toda instituição de ensino precisa ter consciência que o aluno tem uma rede por trás dele: sua família. Deste modo, eles também devem fazer parte do processo comunicacional da escola, pois são membros essenciais para o funcionamento dela.

Para a família, as vantagens de uma comunicação acertada estão relacionadas principalmente à transparência e, consequentemente, à confiança para com a instituição. Isso significa que, ao estar a par do que acontece na escola, os pais e responsáveis sentem mais segurança em confiar seus filhos à instituição.

Contudo, os benefícios podem ser ainda maiores para a escola em si. Isso porque, ao manter um contato frequente com os familiares, é possível erradicar, ou ao menos reduzir inadimplências, uma vez que há um canal de comunicação já estabelecido onde as mensalidades podem ser pagas.

Além disso, este canal é um instrumento para incentivar frequentemente os pais a fazerem parte da educação dos filhos. Com isso, o processo educacional ganha fortes aliados, o que pode facilitar o aprendizado das crianças ou adolescentes.

Por fim, uma comunicação eficiente com a família pode levar elas a se tornarem promotores da instituição. Logo, eles farão uma espécie de divulgação positiva dos valores e ações da escola, algo essencial para atrair um novo público, ou ainda, melhorar a reputação da mesma.

Para os alunos

No meio de tantos aspectos complexos, é comum esquecer que a escola é feita com o objetivo primordial de ensinar. Assim, os alunos são o que há de mais essencial nesse ambiente e não podem ser deixados de lado em uma gestão de comunicação escolar.

Muitas vezes, a exclusão dos estudantes neste processo comunicacional se deve ao fato da instituição, dos professores e dos pais verem eles como imaturos demais para lidar com as informações que envolvem seu ensino.

No entanto, isso é um equívoco muito grande, afinal, é necessário trazer eles para mais perto da instituição, pois isso gera uma sensação de pertencimento a eles, e demonstra que eles realmente são a alma da escola. Isso gera um maior engajamento por parte dos alunos, fazendo com que eles se sintam mais impelidos a participar da comunidade escolar.

Como efetuar uma boa gestão de comunicação

Aplicar uma gestão de comunicação escolar é uma tarefa que exige dedicação e adoção de várias técnicas. Além disso, é um processo que precisa se adequar a realidade de cada instituição. Entretanto, alguns processos podem facilitar a adoção de uma gestão eficiente. Saiba quais são abaixo!

A escolha de bons canais de comunicação

Apesar de que muitos podem acreditar que o ideal é que a instituição tenha um canal de comunicação padrão, por meio do qual todos possam entrar em contato, não é exatamente assim que funciona.

Na verdade, cabe à gestão comunicacional entender qual é o melhor canal para cada caso. Afinal, a forma de se comunicar com a família pode não ser a mesma de se comunicar com os professores e os alunos.

Portanto, a gestão não pode ficar refém de somente um meio de comunicação, e deve explorar formas variadas para realizar este processo. Mas atenção: isso não significa que ela deva apostar em todos os canais, mas sim naqueles com os quais é possível manter um contato eficiente.

Recebimento de feedbacks

A comunicação é um processo que exige trocas frequentes. Por conta disso, é importante saber receber feedbacks, tanto positivos quanto negativos. Uma crítica desfavorável não deve ser encarada como algo essencial ruim, mas sim como uma forma de melhorar os resultados dos processos implementados.

Além disso, mais do que escutar, é importante saber responder essas críticas, informando o que será feito para melhorar os erros apontados, ou ainda esclarecendo o que não tem fundamento.

Realização de eventos

A comunicação não pode ser apenas algo engessado, feito como uma espécie de obrigação mútua. Afinal, uma proximidade afetiva entre instituições e os membros que a compõem (alunos, professores, pais etc) é indispensável, pois é uma forma eficiente para se comunicar e criar um vínculo.

Portanto, a realização de eventos regulares é uma ótima alternativa aos modos convencionais de comunicação. Porém, é algo para agregar a este processo, e nunca para substituir os métodos convencionais.

O papel da tecnologia na gestão de comunicação

Na atualidade, a tecnologia garante ferramentas mais eficientes para uma boa gestão de comunicação escolar. Isso porque ela cria uma proximidade entre os membros que compõem a instituição, assim como uma nova cultura comunicacional entre eles.

Além disso, transforma toda a estrutura de ensino da organização, fazendo com que os professores adotem uma nova forma de educar, e os alunos, uma nova forma de aprender.

Venha entender mais sobre como a tecnologia pode influenciar nesse processo de transformação em sala de aula!

Deixe seu comentário aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − onze =

Gestão Escolar

  • Fazer a gestão escolar online vale a pena?

    Um dos maiores privilégios que a tecnologia trouxe para a atualidade é a possibilidade de moldarmos nossas atividades do dia a dia como quisermos. Isso se estende à gestão escolar, visto que uma instituição de ensino é composta por áreas diversas, e administrá-las é um grande desafio. São inúmeras tarefas executadas e controladas diariamente, que...

    Transformação digital nas Escolas: o que você precisa saber

    Tecnologia e educação estão cada vez mais próximas. Seja para melhorar a experiência do aluno no ensino-aprendizagem ou melhorar a gestão escolar, a transformação digital nas escolas agora é uma realidade. Entenda neste artigo o que é esta transformação e como implementá-la na sua instituição. O que é transformação digital? Transformação digital é o processo...

  • Gestão de Dados Escolares: tudo o que você precisa saber

    Fazer uma boa gestão dos dados escolares é fundamental para o sucesso de uma instituição de ensino. No entanto, poucos gestores escolares conhecem sobre o assunto. Então preparamos um artigo completo para ajudar você na gestão dos dados da sua escola ou curso. O que são dados escolares? Dado é um valor atribuído a alguma...

    3 Lições da Pandemia para Gestores Escolares

    Certamente a educação foi um dos setores mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. As escolas fecharam, as aulas passaram a ser online e a relação professor – aluno mudou. Mas o que aprendemos com tudo isso? Neste artigo selecionamos 3 lições da pandemia para gestores escolares. Lição 1: O futuro estava mais próximo do...

  • Escola Remota: passo a passo para adaptar

    Apenas aulas remotas não são suficientes para fazer sua escola funcionar de forma remota. Descubra neste artigo o passo a passo para adaptar sua instituição de ensino para uma escola remota. O que é uma escola remota? Com o impedimento das atividades presenciais nas escolas devido a pandemia do novo coronavírus, as instituições de ensino...

    3 Dicas de Biossegurança para Escolas

    A pandemia do Covid-19 afetou profundamente a educação no Brasil e no mundo. Protocolos e medidas de biossegurança foram criados para conter o avanço do novo coronavírus. Com as escolas não foi diferente! Entenda neste artigo a importância da Biossegurança para Escolas e 3 dicas de como aplicar. O que é Biossegurança? De acordo com...

  • 5 dicas para o retorno das aulas presenciais

    Com a diminuição de casos do novo coronavírus, alguns estados brasileiros já estão executando os planos de retomada das atividades econômicas. E com as instituições de ensino não é diferente. Neste artigo, selecionamos dicas práticas que vão auxiliar no retorno das aulas presenciais da sua escola ou curso. Confira: Dica 1: atente-se para as decisões...

    Como adaptar a rotina escolar durante a Pandemia

    Com a paralisação das atividades presenciais das instituições de ensino, a rotina escolar sofreu diversas mudanças. Com o aumento das atividades à distância, os alunos, responsáveis, professores e gestores escolares precisam se adaptar à nova realidade. Por quê adaptar a rotina escolar? As paralisações pegaram todas as instituições de ensino de surpresa, e por isso,...

  • 5 funcionalidades do Proesc que ajudam sua escola na quarentena

    A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) tem afetado bastante nossas rotinas, e com as escolas e cursos não está sendo diferente. Sabemos que nesse momento cada um precisa fazer sua parte para evitar ao máximo a propagação do vírus. Para que sua instituição de ensino não sofra tantos impactos com as paralisações devido ao COVID-19,...

Scroll to top