Fazer a gestão escolar online vale a pena?

Um dos maiores privilégios que a tecnologia trouxe para a atualidade é a possibilidade de moldarmos nossas atividades do dia a dia como quisermos. Isso se estende à gestão escolar, visto que uma instituição de ensino é composta por áreas diversas, e administrá-las é um grande desafio.

São inúmeras tarefas executadas e controladas diariamente, que fazem da tecnologia uma grande aliada dos gestores, desempenhando um papel mais estratégico junto às instituições.

Os sistemas de gestão escolar, por exemplo, são opções que facilitam a vida de todo o ecossistema educacional, proporcionando a organização dos dados em uma única tela, além de agilidade operacional.

Quer descobrir se fazer a gestão escolar online realmente vale a pena? Então conheça os pontos positivos e negativos dessa prática e escolha aquela que corresponde ao seu perfil e, principalmente, suas metas. Vamos lá?

Principais benefícios da gestão escolar online

Vamos combinar: em um mundo onde o tempo é escasso e, por isso, deve ser aproveitado da melhor maneira, conseguir alcançar os objetivos e atender as expectativas dos pais e profissionais que atuam na escola vai além de um simples desejo — se torna um objetivo.

E, para atingir esse objetivo, a tecnologia pode facilitar (e muito) o processo, ao mesmo passo que pode ser um desafio. Vamos conhecer, abaixo, as principais vantagens e objeções da gestão escolar online. Acompanhe!

Redução de custos diretos e indiretos

Esqueça aquela imagem de secretária com diversos armários e papéis espalhados por todo lado. A transição dos processos manuais para os digitais representa o melhor direcionamento dos recursos financeiros. São eles:

 

  • minimiza o uso de material de papelaria;

 

  • possibilita ações preditivas para aumento de ticket médio, ou seja, faturamento total de determinado período, dividido pela quantidade total de novas matrículas/rematrículas realizadas durante o mesmo período;

 

  • reduz a inadimplência, com alerta automático para lembrete de pagamento e cobrança via e-mail, SMS e notificação no APP;

 

  • e muito mais.

 

Centralização e integração de informações

Já pensou em ter todas as informações importantes, desde boletins, quantidade de faltas dos alunos às pendências financeiras em uma só tela? Com a gestão escolar online é possível.

Isso facilita o acesso aos dados escolares por parte do corpo docente, coordenadores e funcionários. Assim, eles terão em mãos, sempre que precisarem, todas as informações importantes a um clique de distância.

Padronização de processos

Quando qualquer processo segue um padrão, é mais difícil ocorrer desvios e, consequentemente, são otimizados os recursos, o tempo, as atividades etc. 

 

Nesse caso, a padronização garante a melhor forma de executar um trabalho, tendo a repetibilidade do resultado, com a realização contínua da mesma forma.

Desafios do sistema de gestão escolar online

Existem alguns desafios associados ao adotar essa ferramenta na sua escola que devem ser mencionados. As mais importantes estão abaixo. Confira!

Resistência à mudança

A adaptação do processo analógico para o automatizado nem sempre é intuitivo, o que pode ser um problema. Afinal, a utilização de novas tecnologias requer tempo e disposição para aprender a manuseá-las corretamente.

Além disso, se os colaboradores da instituição de ensino estão sempre atarefados, provavelmente se mostrarão cautelosos em adicionar mais uma tarefa em suas rotinas de trabalho, principalmente se tiverem que fazer isso fora do horário do expediente.

No entanto, independente dessas questões, um bom sistema de gestão escolar online oferece treinamentos para o time escolar aprender a utilizar o sistema e oferece suporte caso surjam dúvidas ou dificuldades na utilização do mesmo.

Investimento em tecnologia

Os recursos para a aquisição de tecnologias nem sempre são baratos. Além do sistema de gestão, a escola precisará arcar com a compra de computadores e tablets para disponibilizar aos funcionários.

Também deve existir uma capacidade técnica adequada para trabalhar eficientemente, com a instalação e manutenção dos equipamentos. Em conjunto, é necessário adquirir um pacote de internet eficiente, evitando possíveis falhas na comunicação.

Conte com um sistema de gestão escolar online eficiente

Como você pôde constatar, a gestão escolar online se apresenta como uma excelente alternativa para proporcionar às instituições educacionais uma gestão eficiente em todos os aspectos.

O Proesc é a melhor opção para automatizar a gestão na escola, integrando todas as áreas da sua instituição de ensino de forma online e segura. Com ele, você transforma, também, a gestão financeira da sua instituição de ensino com módulos e funcionalidades específicos para automatizar o fluxo de caixa, cobranças, recebimentos de mensalidades e muito mais.

Bateu a curiosidade para ter mais inovação e agilidade na sua gestão? Então confira os cases de sucesso do Proesc clicando aqui!

Deixe seu comentário aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três − dois =

Gestão Escolar

  • Transformação digital nas Escolas: o que você precisa saber

    Tecnologia e educação estão cada vez mais próximas. Seja para melhorar a experiência do aluno no ensino-aprendizagem ou melhorar a gestão escolar, a transformação digital nas escolas agora é uma realidade. Entenda neste artigo o que é esta transformação e como implementá-la na sua instituição. O que é transformação digital? Transformação digital é o processo...

    Gestão de Dados Escolares: tudo o que você precisa saber

    Fazer uma boa gestão dos dados escolares é fundamental para o sucesso de uma instituição de ensino. No entanto, poucos gestores escolares conhecem sobre o assunto. Então preparamos um artigo completo para ajudar você na gestão dos dados da sua escola ou curso. O que são dados escolares? Dado é um valor atribuído a alguma...

  • 3 Lições da Pandemia para Gestores Escolares

    Certamente a educação foi um dos setores mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. As escolas fecharam, as aulas passaram a ser online e a relação professor – aluno mudou. Mas o que aprendemos com tudo isso? Neste artigo selecionamos 3 lições da pandemia para gestores escolares. Lição 1: O futuro estava mais próximo do...

    Escola Remota: passo a passo para adaptar

    Apenas aulas remotas não são suficientes para fazer sua escola funcionar de forma remota. Descubra neste artigo o passo a passo para adaptar sua instituição de ensino para uma escola remota. O que é uma escola remota? Com o impedimento das atividades presenciais nas escolas devido a pandemia do novo coronavírus, as instituições de ensino...

  • 3 Dicas de Biossegurança para Escolas

    A pandemia do Covid-19 afetou profundamente a educação no Brasil e no mundo. Protocolos e medidas de biossegurança foram criados para conter o avanço do novo coronavírus. Com as escolas não foi diferente! Entenda neste artigo a importância da Biossegurança para Escolas e 3 dicas de como aplicar. O que é Biossegurança? De acordo com...

    5 dicas para o retorno das aulas presenciais

    Com a diminuição de casos do novo coronavírus, alguns estados brasileiros já estão executando os planos de retomada das atividades econômicas. E com as instituições de ensino não é diferente. Neste artigo, selecionamos dicas práticas que vão auxiliar no retorno das aulas presenciais da sua escola ou curso. Confira: Dica 1: atente-se para as decisões...

  • Como adaptar a rotina escolar durante a Pandemia

    Com a paralisação das atividades presenciais das instituições de ensino, a rotina escolar sofreu diversas mudanças. Com o aumento das atividades à distância, os alunos, responsáveis, professores e gestores escolares precisam se adaptar à nova realidade. Por quê adaptar a rotina escolar? As paralisações pegaram todas as instituições de ensino de surpresa, e por isso,...

    5 funcionalidades do Proesc que ajudam sua escola na quarentena

    A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) tem afetado bastante nossas rotinas, e com as escolas e cursos não está sendo diferente. Sabemos que nesse momento cada um precisa fazer sua parte para evitar ao máximo a propagação do vírus. Para que sua instituição de ensino não sofra tantos impactos com as paralisações devido ao COVID-19,...

Scroll to top