Você sabia que o boleto bancário vai acabar?

Tempo de leitura: 4 minutos

13f687_6f0f0283f1034696b9da12aa31e89f5c-mv2_d_3213_1513_s_2

Recentemente, a notícia do Febraban (Federação Brasileira de Bancos) de que boletos sem registro não serão mais emitidos vem mexendo com o sono de muitas pessoas, principalmente de quem emite boletos para realizações de cobrança, como empresas de todos os setores.

Pensando numa forma clara e eficiente, nós resolvemos fazer esse texto explicando as possibilidades e esclarecendo as principais dúvidas acerca desse tema tão polêmico.

boleto-simples_boleto-registrado

Boleto sem registro X Boleto com registro

Assim como o nome dos boletos denuncia, o que difere entre eles é que um deles é registrado no sistema do próprio banco, e o outro, não. Quando registramos o boleto, o banco passa a ter todas as informações necessárias sobre a cobrança que se pretende fazer. Desse modo, para que você consiga alterar quaisquer valores e/ou alterar a data de vencimento, é necessário que você envie uma remessa ao banco, contendo todas as suas informações. Essa burocracia não acontecia quando se era emitido boleto sem registro.

Outra diferença a ser levada em conta é a alteração dos valores das tarifas. Na modalidade sem registro, a tarifa é contabilizada apenas quando o boleto é efetivamente pago por meio bancário reconhecido. Contudo, na outra opção de pagamento de boleto, o banco incide tarifas sobre todas as operações a ser realizadas, como cancelamento, registro e alteração de dados. Ou seja, nesse sentido, podemos pagar, inclusive, mais de uma tarifa dentro do mesmo boleto.

Então, qual seria a principal vantagem? Simples! No caso de não pagamento do boleto emitido, o mesmo poderá ser protestado em cartório. Muito embora esse não seja considerado um título de crédito, você consegue protestar o título de crédito indicado no boleto, que em sua grande maioria é uma duplicata de serviço ou mercantil. Quando a modalidade não está inserida em nenhum dos campos que dissemos anteriormente, não será possível protestar o boleto.

boleto-facil-1

Quando será o fim dos boletos sem registro no Brasil?

A Febraban, no início do ano, informou através do portal de transparência que haverá processos para a legalização do mesmo. Veja:

– Junho de 2015: fim da oferta da cobrança sem registro para os novos clientes
– Agosto de 2015: Início da operação de base centralizadora de benefícios
– Dezembro de 2015: término da cobrança sem registro para a modalidade registrada
– Janeiro 2017: início da operação da base centralizadora dos títulos

Para que você consiga emitir um boleto registrado, será necessário acrescentar alguns dados, como o documento de cobrança e o CPF ou CNPJ daquele pagador no registro bancário. Os boletos emitidos na modalidade sem registro só poderão ser pagos nos bancos emitentes daquele boleto, mesmo que o pagamento seja feito antes da data de vencimento.

Agende uma demonstração

O que ocorre agora é uma atualização das empresas no modo de emissão dos boletos. Algumas irão repassar os valores das tarifas na mensalidade, e outras optarão por arcar com os mesmos. Seja como for, é importante entender o conceito e tirar todas as dúvidas de um assunto complexo que nos cerca a atualidade. E você, ficou ainda com alguma dúvida que nós possamos esclarecer?

Como o proesc.com simplifica o boleto registrado

Várias empresas estão correndo contra o tempo para se adequar às novas regras para emissão dos boletos.
Algumas irão repassar os valores das tarifas na mensalidade, e outras optarão por arcar com os mesmos.
Para simplificar essa mudança você pode contar com a ajuda do proesc.com. Um sistema de gestão financeira/escolar completo para gerar boletos e que extinguiu o arquivo de retorno. O proesc.com dá a baixa automática na parcela paga e envia o recibo para o email do cliente. Possui relatórios estratégicos mostrando toda a situação financeira da sua escola, em tempo real.

Tem problemas com inadimplência? O proesc.com faz a cobrança automática por email e SMS para seus clientes. Ficou com alguma dúvida? Entre no proesc.com e nos chame no chat 🙂

Gostou do artigo?

  • Clique aqui e conheça o proesc.com, o melhor sistema de gestão escolar online!

LEIA MAIS:

7 funcionalidades indispensáveis em um sistema escolar online

Saiba como fazer a avaliação financeira da escola

Segredos para controlar o fluxo de caixa da sua escola

Assine a newsletter do Proesc

Quer receber todas as novidades do mundo educacional em primeira mão? Então assine a newsletter do Proesc e receba conteúdos mais atuais do blog do Proesc.

Curta a página do Proesc no Facebook e seja o primeiro a receber as principais novidades e conteúdos educacionais. Para curtir é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário