5 passos para criar um blog para minha escola

Não existe mais nenhum segmento que não precise das tecnologias digitais para ter sucesso. Criar um blog é indispensável para o marketing digital, além de estreitar o relacionamento com o público enquanto consolida sua marca em meio a um mercado competitivo e acirrado. Quem não tem um site ou um blog, está perdendo tempo e público para os seus concorrentes!


Infográfico: Planejamento Estratégico para Escolas e Cursos

No contexto escolar e acadêmico, ter um blog é uma incrível oportunidade para promover o nome do colégio, ao mesmo tempo chamando a atenção de cada um dos alunos ao utilizar uma linguagem que a eles é comum, clara e prática.

Além disso, vale destacar que é realmente uma estratégia de aproximação que promove e colabora com o caráter dos alunos ao trabalhar com eles conceitos distintos como participação, pró-atividade e companheirismo, entre outros valores.

Que essa interação é importante, já sabemos. Ao longo deste artigo, veja como criar um blog para a escola e quais as melhores estratégias digitais a serem aplicadas para que ele atinja suas metas!

5 passos para criar um blog

1. Estabeleça quais são os objetivos para criar um blog

O primeiro passo para criar um blog escolar pode até parecer o mais simples de todos, mas não se engane. Determinar quais são, de fato, os objetivos da criação de um blog é a base que ditará seu posterior sucesso ou fracasso. Por isso, dedique-se!

Ente os objetivos mais comuns neste contexto destacam-se a necessidade de melhorar o relacionamento entre a escola e os pais, aumentar o empenho dos alunos, melhorar a comunicação entre escola, professores, estudantes e pais e incentivar o convívio do grupo, aumentar a captação de alunos.

2. Defina o público-alvo do blog

“Meus alunos!”, você pode ter pensando prontamente. Afinal, estamos falando da criação de um blog para a escola, não é mesmo?

Mas será que você irá criar um blog escolar apenas para os estudantes matriculados no colégio? Se entre seus objetivos estiver a opção de atrair novos alunos, lembre-se de considerar este público, bem como seus pais, e professores que estejam buscando por um novo emprego.

Público alvo para o blog
Público alvo para o blog

3. Determine o tipo de conteúdo do blog

Após criar o blog e estabelecer o público-alvo do blog, é hora de determinar os melhores conteúdos e formatos para cada um deles.

Alunos do colégio podem gostar de ver assuntos de seu cotidiano estampados no blog, estudantes de outras instituições podem chegar até o seu site a partir de pesquisas para trabalhos escolares, e pais e professores podem procurar por conteúdos que demonstrem, em números, a qualidade do ensino da escola.

Antes de criar os conteúdos é bom definir um padrão, com título do conteúdo, resumo, no mínimo três subtítulos com 3 conteúdos e conclusão. O site  maikon.biz possui um gerador de conteúdo que ajuda a criar os primeiros textos para o blog.

Está sem tempo para escrever? Uma alternativa muito utilizada é a compra de textos originais, você apenas define o tema, pauta, público alvo e quantidade de palavras e solicita para empresas especializadas em produzir conteúdo, tudo pela internet. Algumas ótimas empresas que vendem textos são:

Marketing de conteúdo para empresas que querem vender mais.

Textbroker

Rock Content

4. Procure pelo domínio do blog

Após os passos anteriores, é hora de sentar na frente do computador e pesquisar por domínios e registros para ver qual deles é mais adequado à necessidade do seu blog. Bons sites para fazer essa pesquisa são o godaddy.com e o registro.br

Atualmente, existem opções gratuitas na internet para criar um blog:

Você pode escolher as ferramentas e recursos de que precisa para dar este primeiro passo oficial para criar um blog para sua escola na internet.

Por exemplo, para criar um blog grátis no Blogger:

1. Entre no www.blogger.com
2. Faça login com a mesma conta do gmail
3. No canto superior esquerdo clique na seta para baixo .
4. Clique em Novo blog.
5. Digite um nome para o blog.
6. Escolha o endereço ou o URL do blog.
7. Escolha um modelo.
8. Clique em Criar blog.

5. Trace estratégias para a divulgação do blog

Depois de montar todas as páginas e detalhes do blog e caprichando muito no layout, é claro, é hora de definir quais serão as estratégias para fazer com que o blog comece a receber visitas.

Uma dica interessante é promover algum tipo de concurso entre os alunos do colégio que os incentivem a compartilhar o link da página em suas redes sociais como:

Bônus:

A dica bônus que temos para você que quer criar um blog, é utilizar imagens de excelente qualidade e atrativas nos seus blogposts.

Caso você não saiba utilizar ferramentas avançadas como o Corel Draw, por exemplo, não se preocupe. Uma boa alternativa é o Canva. Se você ainda não conhece, ele é uma ferramenta de design gráfico bem intuitiva com recursos de arrastar e soltar. Com ele, você pode criar seus designs de maneira simples e descomplicada. Tudo isso de forma gratuita!

Além de possuir uma grande variedade de modelos já prontos, ele também oferece as dimensões exatas não somente para a criação de designs para blog, mas também para redes sociais como Instagram e Facebook, além de permitir a criação de apresentações em slides, infográficos e muito mais.

Gostou deste passo a passo? Viu como é simples? Aproveite que chegou até aqui e compartilhe suas experiências com outros leitores. Qual é a maior dificuldade e facilidade em montar um blog para a escola em sua opinião?

Assine a newsletter do Proesc

Se essas informações foram úteis para você, assine a newsletter do Proesc.com e tenha acesso a mais conteúdos como este!

LEITURAS RECOMENDADAS:

Marketing digital para escolas e cursos: saiba como fazer!

Gestão da secretaria escolar: O proesc é especialista

Guia completo da retenção de alunos para escolas e cursos

Aproveite e curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

Deixe seu comentário aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 2 =

Gestão Escolar

  • Fazer a gestão escolar online vale a pena?

    Um dos maiores privilégios que a tecnologia trouxe para a atualidade é a possibilidade de moldarmos nossas atividades do dia a dia como quisermos. Isso se estende à gestão escolar, visto que uma instituição de ensino é composta por áreas diversas, e administrá-las é um grande desafio. São inúmeras tarefas executadas e controladas diariamente, que...

    Transformação digital nas Escolas: o que você precisa saber

    Tecnologia e educação estão cada vez mais próximas. Seja para melhorar a experiência do aluno no ensino-aprendizagem ou melhorar a gestão escolar, a transformação digital nas escolas agora é uma realidade. Entenda neste artigo o que é esta transformação e como implementá-la na sua instituição. O que é transformação digital? Transformação digital é o processo...

  • Gestão de Dados Escolares: tudo o que você precisa saber

    Fazer uma boa gestão dos dados escolares é fundamental para o sucesso de uma instituição de ensino. No entanto, poucos gestores escolares conhecem sobre o assunto. Então preparamos um artigo completo para ajudar você na gestão dos dados da sua escola ou curso. O que são dados escolares? Dado é um valor atribuído a alguma...

    3 Lições da Pandemia para Gestores Escolares

    Certamente a educação foi um dos setores mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. As escolas fecharam, as aulas passaram a ser online e a relação professor – aluno mudou. Mas o que aprendemos com tudo isso? Neste artigo selecionamos 3 lições da pandemia para gestores escolares. Lição 1: O futuro estava mais próximo do...

  • Escola Remota: passo a passo para adaptar

    Apenas aulas remotas não são suficientes para fazer sua escola funcionar de forma remota. Descubra neste artigo o passo a passo para adaptar sua instituição de ensino para uma escola remota. O que é uma escola remota? Com o impedimento das atividades presenciais nas escolas devido a pandemia do novo coronavírus, as instituições de ensino...

    3 Dicas de Biossegurança para Escolas

    A pandemia do Covid-19 afetou profundamente a educação no Brasil e no mundo. Protocolos e medidas de biossegurança foram criados para conter o avanço do novo coronavírus. Com as escolas não foi diferente! Entenda neste artigo a importância da Biossegurança para Escolas e 3 dicas de como aplicar. O que é Biossegurança? De acordo com...

  • 5 dicas para o retorno das aulas presenciais

    Com a diminuição de casos do novo coronavírus, alguns estados brasileiros já estão executando os planos de retomada das atividades econômicas. E com as instituições de ensino não é diferente. Neste artigo, selecionamos dicas práticas que vão auxiliar no retorno das aulas presenciais da sua escola ou curso. Confira: Dica 1: atente-se para as decisões...

    Como adaptar a rotina escolar durante a Pandemia

    Com a paralisação das atividades presenciais das instituições de ensino, a rotina escolar sofreu diversas mudanças. Com o aumento das atividades à distância, os alunos, responsáveis, professores e gestores escolares precisam se adaptar à nova realidade. Por quê adaptar a rotina escolar? As paralisações pegaram todas as instituições de ensino de surpresa, e por isso,...

  • 5 funcionalidades do Proesc que ajudam sua escola na quarentena

    A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) tem afetado bastante nossas rotinas, e com as escolas e cursos não está sendo diferente. Sabemos que nesse momento cada um precisa fazer sua parte para evitar ao máximo a propagação do vírus. Para que sua instituição de ensino não sofra tantos impactos com as paralisações devido ao COVID-19,...

Scroll to top