Coronavírus na escola: 4 dicas para minimizar os impactos das paralisações

Tempo de leitura: 6 minutos

A pandemia do Covid-19 está afetando todos os segmentos de mercado. Com a educação não é diferente. Você ainda pode manter as atividades de ensino e gestão. Para isso selecionamos 4 dicas para sua instituição de ensino continuar as atividades durante a pandemia e minimizar os impactos do coronavírus na escola.

Dicas para combater o coronavírus na escola

1. Fortaleça a comunicação com pais e alunos

É importante que neste momento, a escola mantenha constante contato com pais e alunos para fortalecer ainda mais a comunicação e fidelidade dos clientes. Então, mantenha os pais atualizados quanto às notícias e planejamento pedagógico durante esse período de pandemia do novo coronavírus na escola.

Sugerimos também que a instituição envie dicas de prevenção contra o coronavírus para mostrar interesse na saúde dos alunos, além de informar a todos que a escola está seguindo todos os protocolos exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Dessa forma, a escola ganha ainda mais credibilidade com os pais, facilitando cada vez mais a retenção dos alunos e até mesmo, posteriormente, a captação de novos alunos, com a satisfação de pais fidelizados.

Através do Proesc.com é possível utilizar o ambiente de mensagens do sistema para fortalecer essa comunicação enviando comunicados que chegam por e-mail e por notificações direto no celular dos pais/alunos, facilitando o trabalho dos gestores. É possível também visualizar quem visualizou ou não as mensagens para fazer um acompanhamento mais estratégico.

Assim, a escola mantém um canal oficial de comunicação para informá-los quantos às atividades do período, procedimentos administrativos e pedagógicos, mudanças no calendário escolar e demais informações necessárias. 

2. Motive os alunos a realizarem atividades pedagógicas de forma online

É essencial motivar os alunos a se manterem engajados e atualizados dos conteúdos do planejamento pedagógico. Peça aos professores da sua instituição que enviem constantemente materiais de estudos aos alunos para que não fiquem ociosos em período de quarentena devido à pandemia do Covid19, essa é uma ótima estratégia para aproximar os alunos e minimizar os impactos do coronavírus na escola.

A escola pode enviar dicas de leituras, vídeos, exercícios de reforço do que já foi estudado em sala de aula e até mesmo atividades avaliativas. E informe aos pais, em caso de ensino regular, para que incentivem seus filhos a realizarem as atividades no período estipulado. 

Pelo aplicativo do Proesc.com, os professores podem enviar os arquivos das atividades , leituras, links de vídeos e avisos. 

3. Faça constantes ações para evitar a inadimplência

Sabemos que estamos em um período complicado e de incerteza e é preciso que a escola demonstre o seu valor para que pais e alunos priorizem ou até mesmo antecipem os pagamentos das mensalidades escolares.

Busque facilitar as formas de pagamento, como por exemplo, boletos online para pagar via internet banking. Envie constantes lembretes via whatsapp, email e sms, para que os responsáveis financeiros possam lembrar de efetuar o pagamento.

Uma estratégia interessante é buscar oferecer descontos ou vantagens para quem pagar de forma antecipada, isso pode incentivá-los a antecipar seus pagamentos e evitar a inadimplência na sua instituição. Esse é um excelente método para minimizar os impactos do coronavírus na escola, especificamente do aspecto financeiro escolar.

No Proesc.com é possível automatizar todo o processo de cobrança através de lembretes automáticos e envios de boletos online. Assim como ter acesso em tempo real a relatórios financeiros para executar uma gestão mais estratégica na sua instituição.

Lembre aos pais e responsáveis que pelo aplicativo do Proesc é possível ele fazer um acompanhamento remoto da gestão financeira do aluno, facilitando o acompanhamento das mensalidades atrasadas ou por vencer.

prevenção coronavírus na escola

4. Utilize ferramentas inovadoras para manter as atividades administrativas e pedagógicas da instituição

Além das diversas funcionalidades do Proesc.com que citamos anteriormente, existem várias outras ferramentas que poderão ajudar a sua instituição de ensino a realizar estratégias para manter sua instituição ativa, minimizando os impactos do coronavírus na escola:

  • Salas de aula online: Google for Education (Class Room), é um recurso gratuito da Google para instituições de Ensino Regular, Cursos e Ensino Superior, onde são criadas salas de aulas virtuais para envio e acompanhamento de tarefas, interatividade, e etc. 
  • AprovaEAD: Ferramenta para  publicação de aulas em vídeo, Podcasts, apostilas e disponibilização de provas para os alunos. Além de fórum de discussão para responder às principais dúvidas alunos.
  • Zoom: Ferramenta para realização de lives de aulões, videochamadas interativas com os alunos e compartilhamento de tela para apresentar as aulas, sem necessidade de do aluno baixar aplicativo e criar login (até 100 pessoas na mesma sala). Assista aqui um vídeo de como utilizar. 
  • Agenda Digital – Clip Escola:  Com o ClipEscola você pode criar grupos por turma, enviar trabalhos, vídeos, links para aluno estudar de casa e ter a Comunicação facilitada entre responsáveis e corpo docente e técnico da instituição.
  • Google Formulários: crie exercícios e avaliações para que os alunos respondam diretamente da sua casa. É só criar e enviar o link através do Proesc para os alunos. Assista aqui um vídeo de como utilizar. 
  • Vidyard: grave aulas pelo computador e compartilhe com seus alunos através de um link que pode ser adicionado no conteúdo das aulas. Assista aqui um vídeo de como utilizar.

Preparamos essas dicas e sugestões com todo carinho para que você saiba como enfrentar esse momento de pandemia do novo coronavírus e que sua instituição possa minimizar mais os impactos desse momento tão delicado em que enfrentamos.

É preciso unir forças e pensar de forma coletiva. A missão do Proesc.com é inovar a educação brasileira. Sabemos que neste momento delicado podemos ajudar sua escola ou curso a combater esta pandemia!

Sobre o Proesc

Somos um sistema online de gestão de escolas e cursos. Oferecemos soluções integradas aos nossos clientes (e a preços acessíveis!) para as seguintes áreas: acadêmica, pedagógica, comercial e financeira. Fornecemos, ainda, recursos para a cobrança automática de mensalidades por e-mail, SMS e portal de pais e alunos. Conheça os nossos serviços!

Gostou do artigo? Então, assine a newsletter do Proesc para receber conteúdos relevantes sobre gestão de mensalidades em instituições de ensino!

Assine a newsletter do Proesc

Gostou das dicas incríveis sobre dicas para minimizar os impactos do coronavírus na escola? Então assine a newsletter do Proesc e receba conteúdos, dicas e novidades do mundo educacional!

LEITURAS ALTAMENTE RECOMENDADAS:

Gestão financeira escolar: o Proesc é especialista

Planejamento escolar: 6 passos para sua escola ter sucesso

Gestão financeira para escolas: tudo que você precisa saber

Matrícula digital: economia para a secretaria de educação

Aproveite e curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário