5 Principais fatores que todo gestor precisa saber sobre evasão escolar

Tempo de leitura: 3 minutos

A evasão escolar é uma realidade no Brasil. Nas escolas públicas, o volume costuma ser um pouco mais alto, mas as particulares infelizmente também não fogem do problema.

Por isso, gestores de escolas precisam conhecer a fundo o assunto e encontrar formas criativas para agir diretamente na redução do abandono escolar e não perder em lucratividade.

Mas será que todos que estão à frente da gestão escolar, conhecem as principais razões e fatores que influenciam na evasão? Para ajudar, separamos aqui 5 fatores primordiais que todo gestor deve conhecer para poder evitar.

1 – A escola precisa ser interessante

Um grande volume de jovens e adolescentes que deixam os estudos o fazem por falta de interesse. Pois a metodologia utilizada na maioria das escolas é a mesma há séculos e não acompanhou as mudanças de comportamento dos jovens.
É preciso contextualizar a educação e trazer o conteúdo para a realidade. Além disso, é preciso dar voz à eles e proporcionar formas que possam se expressar dentro da própria escola. Isso sem deixar de investir em tecnologia e arte.

2 – Facilite o acesso

As cidades crescem, mas o transporte público não facilita o ir e vir dos cidadãos. Por isso, não é raro que jovens deixem as escolas pela dificuldade de se chegar até ela.

Uma boa forma de agir para a redução da evasão escolar é proporcionar meios de transporte subsidiados ou a baixo custo para os alunos. Quando a gestão escolar é feita de forma eficiente, este tipo de solução pode ser entregue facilmente e ainda haverá uma percepção de maior valor entre os pais, garantindo até um aumento da mensalidade.

3 – Incentivo dos pais

A família é uma das partes mais importantes no desenvolvimento de uma pessoa. Quando não há apoio para a busca do conhecimento, é comum que adolescentes acabem caindo nas estatísticas da evasão escolar.

A gestão da escola e todos os membros da escola têm um papel fundamental na participação das famílias. Para aumentar o engajamento, indica-se a criação de programas e eventos que tragam pais e responsáveis cada vez mais para perto do cenário da educação.

4 – Necessidade de aumento de renda

Não é raro perder alunos nas salas de aula para o mercado de trabalho. Mas a escola pode agir de forma mais participativa neste quesito, através de parcerias com ONGs, empresas e instituições que encaminham alunos que estudam para atividades remuneradas, como estágios e outros programas.

Fale com um consultor

5 – Utilize a promoção da igualdade para diminuir a evasão escolar

Todos precisam sentir-se aceitos e desejam participar de um ambiente livre de preconceitos e barreiras que impossibilitem o reconhecimento das diferenças.

Promover um ambiente mais social, voltado à compreensão de todas as diferenças é uma boa forma de buscar a reduzir a evasão escolar. A escola têm a obrigação de garantir um ambiente democrático que não dificulte o convívio saudável de pessoas independente da raça, credo, orientação sexual e origem.

Não deixe de conferir o e-book: Guia definitivo para captação de alunos. Baixe gratuitamente!

evasão escolar

Assine a newsletter do Proesc

Quer receber todas as novidades do mundo educacional em primeira mão? Então assine a newsletter do Proesc e receba conteúdos mais atuais do blog do Proesc.

LEIA MAIS:

Guia completo da retenção de alunos para escolas e cursos

Avaliação da aprendizagem dos alunos e professores

Saiba como atrair alunos com cursos extracurriculares

Curta a página do Proesc no Facebook e seja o primeiro a receber as principais novidades e conteúdos educacionais. Para curtir é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário