Jornada de Matrículas: Como se preparar    

A jornada de matrículas é um fator determinante para captar novos alunos para sua escola particular. Descubra neste artigo, como as etapas dessa jornada podem ajudar no planejamento da sua campanha de matrícula.

O que é a Jornada de matrículas?

A jornada de matrículas é todo o processo que os pais ou responsáveis do aluno percorrem até a decisão de escolha da escola. É o modelo utilizado para mapear os passos seguidos pelo potencial cliente.

Utilizar as etapas dessa jornada pode ser um diferencial para captar novos alunos e lotar as suas turmas. 

Banner-guia-definitivo-para-a-captacao-de-alunos (1)

Como entender a Jornada de Matrículas

Para entender a jornada de matrículas é extremamente importante conhecer a sua persona, que é o perfil do seu cliente ideal. Descobrir o que pensa, sente e faz até a validação da matrícula do aluno.

A partir disso, você terá conhecimento das necessidades dos pais e alunos, e poderá oferecer as melhores soluções para eles. Pois o processo de compra requer bastante atenção e conteúdos específicos antes de ser concluído.

Afinal, é o conteúdo que vai responder às necessidades do seu público alvo. E cabe à escola instruí-lo da melhor maneira para estimular o seu interesse.

Etapas da jornada de matrículas

Esse é o ponto fundamental, é o momento de entender as dores, necessidades e dúvidas do cliente em cada fase até o fechamento da matrícula. 

Descoberta e exploração

Nessa etapa o consumidor não sabe qual sua dor, e procura soluções com palavras chaves no google. O foco é despertar a atenção, através de conteúdos leves e educativos.

Reconhecimento da instituição

Aqui, o consumidor já conhece sua dor e irá analisar as melhores opções do mercado. O  objetivo é elaborar conteúdos mais específicos que mostrem o diferencial da sua escola particular.

Consideração

Momento que o cliente já pesquisou e avaliou todas as opções disponíveis no mercado. É nessa etapa que você deve apresentar suas propostas e vantagens, para garantir que o cliente enxergue sua escola como a melhor opção.

Conclusão da compra

E por fim, a última etapa é o momento que o consumidor tomar a decisão de matricular seu filho. Se você esteve presente em todas as etapas, certamente irá escolher a sua escola.

Canais de descoberta para captar novas matrículas

Para criar uma jornada de matrículas é importante produzir conteúdos atrativos para o público. Conteúdo simples, claro e relevante para cada etapa, com objetivo de educar o seu cliente. 

  • Redes sociais: Instagram, Facebook, Whatsapp e Linkedin, são canais para ganhar engajamento, através da divulgação de conteúdo de aprendizado como posts, webinars e lives.
  • Blog: Plataforma com conteúdo para atrair a curiosidade da audiência, com artigos e ebooks.        
  • Site: Ferramentas que os pais terão acesso para descobrir e encontrar os serviços disponíveis e propostas, além da missão e valores da empresa. 

Como planejar a jornada de Matrículas

O planejamento é um momento estratégico e decisivo para captar novos estudantes.  Antes de tudo, é imprescindível estabelecer metas, objetivos e criar, junto com a equipe educacional, o planejamento para a nova campanha.

Para isso, é necessário:

  • Reconhecer o seu Perfil de cliente ideal (PCI), que mais se encaixa nos serviços da sua instituição. Quais suas características e necessidades;
  • Organizar as informações e separar os conteúdos relevantes para cada etapa, que possam converter os visitantes em clientes;
  • Definir quais os canais de comunicação são mais utilizados e acessados pelo seu público. Isso irá ajudar no processo de construção da campanha de matrícula.
  • Investir em técnica de SEO para aumentar a produtividade e tráfego dos seus conteúdos do blog e site.
  • Por fim, desenvolver treinamento com a equipe de marketing e vendas para alinhar e criar estratégias para captar novos alunos. 

Como preparar sua equipe para captar alunos

Para obter sucesso na campanha de matrícula, é necessário também preparar a equipe escolar para cada etapa a ser seguida. Mesmo sendo um dos passos mais importantes, ainda é esquecida pelos gestores e diretores.

Quanto melhor for o alinhamento com a equipe, melhor tende a ser o processo de vendas. Portanto, você deve preparar os funcionários da escola com treinamentos e informações necessárias, além de conhecer toda a equipe.

Definir metas, objetivos e metodologias; definir a função de cada colaborador durante todo o período letivo; e capacitar com palestras, cursos de atendimento e técnica de vendas.

Assine a newsletter do Proesc

Gostou de conhecer sobre a jornada de matrículas? Assine a newsletter do Proesc e receba conteúdos, dicas e novidades do mundo educacional!

LEITURAS ALTAMENTE RECOMENDADAS:

3 Lições da Pandemia para Gestores Escolares

Matrícula digital: economia para a secretaria de educação

Tecnologia na educação infantil: como as escolas devem lidar?

Aproveite e curta também o nosso Facebook, siga-nos no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

Proesc.com

Deixe seu comentário aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × três =

Gestão Escolar

  • Transformação digital nas Escolas: o que você precisa saber

    Tecnologia e educação estão cada vez mais próximas. Seja para melhorar a experiência do aluno no ensino-aprendizagem ou melhorar a gestão escolar, a transformação digital nas escolas agora é uma realidade. Entenda neste artigo o que é esta transformação e como implementá-la na sua instituição. O que é transformação digital? Transformação digital é o processo...

    Gestão de Dados Escolares: tudo o que você precisa saber

    Fazer uma boa gestão dos dados escolares é fundamental para o sucesso de uma instituição de ensino. No entanto, poucos gestores escolares conhecem sobre o assunto. Então preparamos um artigo completo para ajudar você na gestão dos dados da sua escola ou curso. O que são dados escolares? Dado é um valor atribuído a alguma...

  • 3 Lições da Pandemia para Gestores Escolares

    Certamente a educação foi um dos setores mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. As escolas fecharam, as aulas passaram a ser online e a relação professor – aluno mudou. Mas o que aprendemos com tudo isso? Neste artigo selecionamos 3 lições da pandemia para gestores escolares. Lição 1: O futuro estava mais próximo do...

    Escola Remota: passo a passo para adaptar

    Apenas aulas remotas não são suficientes para fazer sua escola funcionar de forma remota. Descubra neste artigo o passo a passo para adaptar sua instituição de ensino para uma escola remota. O que é uma escola remota? Com o impedimento das atividades presenciais nas escolas devido a pandemia do novo coronavírus, as instituições de ensino...

  • 3 Dicas de Biossegurança para Escolas

    A pandemia do Covid-19 afetou profundamente a educação no Brasil e no mundo. Protocolos e medidas de biossegurança foram criados para conter o avanço do novo coronavírus. Com as escolas não foi diferente! Entenda neste artigo a importância da Biossegurança para Escolas e 3 dicas de como aplicar. O que é Biossegurança? De acordo com...

    5 Dicas para o retorno das aulas presenciais

    Com a diminuição de casos do novo coronavírus, alguns estados brasileiros já estão executando os planos de retomada das atividades econômicas. E com as instituições de ensino não é diferente. Neste artigo, selecionamos dicas práticas que vão auxiliar no retorno das aulas presenciais da sua escola ou curso. Confira: Dica 1: Atente-se para as decisões...

  • Como adaptar a rotina escolar durante a Pandemia

    Com a paralisação das atividades presenciais das instituições de ensino, a rotina escolar sofreu diversas mudanças. Com o aumento das atividades à distância, os alunos, responsáveis, professores e gestores escolares precisam se adaptar à nova realidade. Por quê adaptar a rotina escolar? As paralisações pegaram todas as instituições de ensino de surpresa, e por isso,...

    5 funcionalidades do Proesc que ajudam sua escola na quarentena

    A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) tem afetado bastante nossas rotinas, e com as escolas e cursos não está sendo diferente. Sabemos que nesse momento cada um precisa fazer sua parte para evitar ao máximo a propagação do vírus. Para que sua instituição de ensino não sofra tantos impactos com as paralisações devido ao COVID-19,...

Scroll to top