Novo Ensino Médio: adaptações importantes para sua escola

O que são os itinerários formativos no novo ensino médio? Tenho que desenvolver todo o material? Como diferenciar a grade curricular da minha escola? Tire suas dúvidas em neste super artigo.

Artigo escrito em parceria com a beSafe Saúde.

Você, gestor de escola, provavelmente está em uma corrida contra o tempo para se adaptar às diversas mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio. 

Aumento da carga horária e implementação de novos itinerários formativos são apenas alguns dos desafios a se resolver em um curto prazo de tempo. Então, fique até o final do artigo que temos dicas valiosas para que a sua escola saia na frente nessa corrida.

Aprovado em 2017, o Novo Ensino Médio já começa a ser implementado em 2022 nas escolas públicas e privadas de todo o país, trazendo transformações como os chamados itinerários formativos. 

Essas novas trilhas pedagógicas devem ocupar 40% do tempo de grade, que passará de 800 para 1000 horas anuais. 

Esses itinerários formativos são divididos nas chamadas disciplinas eletivas, se enquadram dentro das seguintes opções de área de conhecimento e formação técnica:

  • linguagens e suas tecnologias;
  • matemática e suas tecnologias;
  • ciências da natureza e suas tecnologias;
  • ciências humanas e sociais aplicadas;
  • formação técnica e profissional.

Sabemos que a estrutura do ensino médio vai mudar, trazendo uma nova dinâmica para o universo escolar. 

Mas você já pensou em como essa mudança pode impactar a sua escola e diferenciá-la da concorrência?

Importantes diferenciais para sua Escola

Os alunos que antes eram passivos em relação ao conteúdo apresentado a eles, com temas por vezes questionáveis sobre sua utilização ao longo de sua carreira profissional, passam agora a decidir sobre qual área do conhecimento desejam imergir.

A grade curricular oferecida ganha muito mais peso entre os diferenciais da sua escola!

Se antes, o conteúdo ofertado era padronizado e chamava pouca atenção de pais e alunos, agora ele passa a ser um ponto crucial no processo de escolha da escola.

Os pais, ao confiarem o crescimento e desenvolvimento de seus filhos a uma instituição de ensino, consideram alguns aspectos essenciais. 

Hoje, normalmente buscam-se escolas que ofereçam segurança, uma formação global – acadêmica, humana e cultural -, uma equipe de profissionais qualificada, um ensino de qualidade com tecnologia em aprendizado e uma boa localização.

Exemplo disso seriam as escolas que fazem uso do software escolar da PROESC, sendo um diferencial desses centros de ensino por permitir, além de uma gestão mais eficiente, mais tempo para focar no que de fato importa: o desenvolvimento pedagógico e humano do aluno e a segurança da instituição.

Pontos de atenção no Novo Ensino Médio

Dado o surgimento do Novo Ensino Médio, no entanto, outros pontos relevantes surgiram nessa discussão. O currículo complementar oferecido pelos itinerários formativos tem o objetivo de promover desenvolvimento de habilidades essenciais nos dias atuais para além da sala de aula.

Nesse cenário, os pais seriam capazes de analisar criteriosamente quais as estruturas pedagógicas mais adequadas para a construção de um alicerce de informações aos seus filhos na escolha da carreira e que, ainda, pudessem contribuir para seu ingresso em graduações concorridas em renomadas universidades. 

Mas pensemos em uma hipótese para exemplificar a temática deste artigo e torná-lo mais aplicável a sua rotina, gestor:

“Em uma família de pais e dois irmãos, a discussão sobre o futuro do irmão mais velho começou durante a época do Natal. Em fase de ingresso no 1o ano do ensino médio, desejava trocar de escola para se preparar para o vestibular, ciente de que sonhava em ser médico. Durante suas buscas por escolas, se deparou com uma que apresentava um projeto de ensino em saúde durante toda a sua jornada antes de fazer as provas de vestibular. Seus pais, obviamente, se encantaram, mas não foi preciso muito esforço para convencer seu filho de que a escola estava escolhida. Apesar do desejo de vestir o jaleco e cuidar de pessoas, o filho não conhecia nada sobre a profissão por não ter parentes nem conhecidos da área. Nesse contexto, além do bom projeto pedagógico para o vestibular, pela possibilidade de adquirir conhecimentos não só sobre saúde geral e bem-estar, mas também sobre a carreira médica e sua jornada acadêmica, rotina, remuneração, subespecialidades, mercado de trabalho dentre outros fatores essenciais para a sua escolha, a família – com opinião unânime, matriculou o irmão mais velho no centro de ensino em questão.”

Os diferenciais das eletivas, portanto, serão novos fatores para a tomada de decisão dos pais na hora da matrícula de seus filhos. Paralelamente, a qualidade dos itinerários deve ser alvo da atenção do gestor no seu planejamento estratégico para aumentar sua captação de alunos.

Caberia ressaltar, ainda, que as redes públicas e particulares terão autonomia para definir quantos e quais itinerários formativos irão ofertar. 

Desafios do Novo Ensino Médio

Por outro lado, existem dores importantes que os gestores têm relatado enfrentar nesse momento de transição, dentre as quais destacam-se:

  • Desafio logístico: impossibilidade de disponibilizar um maior número de salas físicas pela desproporção de salas de aula e o alto número de eletivas oferecidas;
  • Competência técnica para abordagem dos temas mais específicos: para tratar de saúde e das carreiras desse segmento de profissões, com os detalhes que engajariam os alunos e principalmente subsidiariam sua tomada de decisão;
  • Desafio temporal: pouco tempo para escolas produzirem projeto pedagógico de temas não habituais ao ensino básico;
  • Custos: as eletivas impactam no caixa da escola se forem oferecidas por profissionais de áreas nobres qualificados;
  • Remuneração dos professores: redução do tempo de aula dos professores tradicionais impactando na sua renda etc.

Apesar de ser uma discussão ainda recente, o mercado já tem demonstrado uma movimentação para áreas de maior interesse pelo corpo discente e suas famílias. 

Temas como empreendedorismo e saúde têm sido muito aceitos em diversas redes e escolas em todo país, com mais de 50% de interesse por parte dos alunos.

A beSafe Saúde com time de professores de expertise em saúde e educação há cerca de 30 anos e tecnologia, possui direção executiva pelo Dr. Rafael Kader e pedagógica da Profa. Dra. Fátima Carneiro, MD, PhD (médica, professora e diretora adjunta da Faculdade de Medicina da UFRJ), apresenta com pioneirismo um projeto pedagógico completo de ensino em saúde para o ensino médico abordando conceitos e cuidados gerais e carreiras da área da saúde, primeiros socorros e urgências e emergências clínicas e traumáticas, sinais, sintomas e doenças comuns, saúde mental e uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas e muito mais. E, ainda, com preço acessível aos alunos e familiares e com cashback para escolas de todos os tamanhos.

Conheça o projeto pedagógico de ensino em saúde com médicos a baixo custo na sua escola CLICANDO AQUI PARA BAIXAR O EBOOK GRATUITO SOBRE AS ELETIVAS DE SAÚDE

Autor: Dr. Rafael Kader é Founder&CEO da beSafe Saúde Médico e Doutorando, MD PhD, pela UFRJ

Assine a newsletter do Proesc

Gostou de conhecer sobre o novo ensino médio nas escolas? Assine a newsletter do Proesc e receba conteúdos, dicas e novidades do mundo educacional!

LEITURAS ALTAMENTE RECOMENDADAS:

3 Lições da Pandemia para Gestores Escolares

Matrícula digital: economia para a secretaria de educação

Tecnologia na educação infantil: como as escolas devem lidar?

Aproveite e curta também o nosso Facebook, siga-nos no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

Proesc.com

Deixe seu comentário aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − dezoito =

Gestão Escolar

  • Transformação digital nas Escolas: o que você precisa saber

    Tecnologia e educação estão cada vez mais próximas. Seja para melhorar a experiência do aluno no ensino-aprendizagem ou melhorar a gestão escolar, a transformação digital nas escolas agora é uma realidade. Entenda neste artigo o que é esta transformação e como implementá-la na sua instituição. O que é transformação digital? Transformação digital é o processo...

    Gestão de Dados Escolares: tudo o que você precisa saber

    Fazer uma boa gestão dos dados escolares é fundamental para o sucesso de uma instituição de ensino. No entanto, poucos gestores escolares conhecem sobre o assunto. Então preparamos um artigo completo para ajudar você na gestão dos dados da sua escola ou curso. O que são dados escolares? Dado é um valor atribuído a alguma...

  • 3 Lições da Pandemia para Gestores Escolares

    Certamente a educação foi um dos setores mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. As escolas fecharam, as aulas passaram a ser online e a relação professor – aluno mudou. Mas o que aprendemos com tudo isso? Neste artigo selecionamos 3 lições da pandemia para gestores escolares. Lição 1: O futuro estava mais próximo do...

    Escola Remota: passo a passo para adaptar

    Apenas aulas remotas não são suficientes para fazer sua escola funcionar de forma remota. Descubra neste artigo o passo a passo para adaptar sua instituição de ensino para uma escola remota. O que é uma escola remota? Com o impedimento das atividades presenciais nas escolas devido a pandemia do novo coronavírus, as instituições de ensino...

  • 3 Dicas de Biossegurança para Escolas

    A pandemia do Covid-19 afetou profundamente a educação no Brasil e no mundo. Protocolos e medidas de biossegurança foram criados para conter o avanço do novo coronavírus. Com as escolas não foi diferente! Entenda neste artigo a importância da Biossegurança para Escolas e 3 dicas de como aplicar. O que é Biossegurança? De acordo com...

    5 Dicas para o retorno das aulas presenciais

    Com a diminuição de casos do novo coronavírus, alguns estados brasileiros já estão executando os planos de retomada das atividades econômicas. E com as instituições de ensino não é diferente. Neste artigo, selecionamos dicas práticas que vão auxiliar no retorno das aulas presenciais da sua escola ou curso. Confira: Dica 1: Atente-se para as decisões...

  • Como adaptar a rotina escolar durante a Pandemia

    Com a paralisação das atividades presenciais das instituições de ensino, a rotina escolar sofreu diversas mudanças. Com o aumento das atividades à distância, os alunos, responsáveis, professores e gestores escolares precisam se adaptar à nova realidade. Por quê adaptar a rotina escolar? As paralisações pegaram todas as instituições de ensino de surpresa, e por isso,...

    5 funcionalidades do Proesc que ajudam sua escola na quarentena

    A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) tem afetado bastante nossas rotinas, e com as escolas e cursos não está sendo diferente. Sabemos que nesse momento cada um precisa fazer sua parte para evitar ao máximo a propagação do vírus. Para que sua instituição de ensino não sofra tantos impactos com as paralisações devido ao COVID-19,...

Scroll to top