5 Principais fatores que todo gestor precisa saber sobre evasão escolar

A evasão escolar é uma realidade no Brasil. Nas escolas públicas, o volume costuma ser um pouco mais alto, mas as particulares infelizmente também não fogem do problema.

Por isso, gestores de escolas precisam conhecer a fundo o assunto e encontrar formas criativas para agir diretamente na redução do abandono escolar e não perder em lucratividade.

Mas será que todos que estão à frente da gestão escolar, conhecem as principais razões e fatores que influenciam na evasão? Para ajudar, separamos aqui 5 fatores primordiais que todo gestor deve conhecer para poder evitar.

1 – A escola precisa ser interessante

Um grande volume de jovens e adolescentes que deixam os estudos o fazem por falta de interesse. Pois a metodologia utilizada na maioria das escolas é a mesma há séculos e não acompanhou as mudanças de comportamento dos jovens.
É preciso contextualizar a educação e trazer o conteúdo para a realidade. Além disso, é preciso dar voz à eles e proporcionar formas que possam se expressar dentro da própria escola. Isso sem deixar de investir em tecnologia e arte.

2 – Facilite o acesso

As cidades crescem, mas o transporte público não facilita o ir e vir dos cidadãos. Por isso, não é raro que jovens deixem as escolas pela dificuldade de se chegar até ela.

Uma boa forma de agir para a redução da evasão escolar é proporcionar meios de transporte subsidiados ou a baixo custo para os alunos. Quando a gestão escolar é feita de forma eficiente, este tipo de solução pode ser entregue facilmente e ainda haverá uma percepção de maior valor entre os pais, garantindo até um aumento da mensalidade.

3 – Incentivo dos pais

A família é uma das partes mais importantes no desenvolvimento de uma pessoa. Quando não há apoio para a busca do conhecimento, é comum que adolescentes acabem caindo nas estatísticas da evasão escolar.

A gestão da escola e todos os membros da escola têm um papel fundamental na participação das famílias. Para aumentar o engajamento, indica-se a criação de programas e eventos que tragam pais e responsáveis cada vez mais para perto do cenário da educação.

Fale com um consultor

4 – Necessidade de aumento de renda

Não é raro perder alunos nas salas de aula para o mercado de trabalho. Mas a escola pode agir de forma mais participativa neste quesito, através de parcerias com ONGs, empresas e instituições que encaminham alunos que estudam para atividades remuneradas, como estágios e outros programas.

5 – Utilize a promoção da igualdade para diminuir a evasão escolar

Todos precisam sentir-se aceitos e desejam participar de um ambiente livre de preconceitos e barreiras que impossibilitem o reconhecimento das diferenças.

Promover um ambiente mais social, voltado à compreensão de todas as diferenças é uma boa forma de buscar a reduzir a evasão escolar. A escola têm a obrigação de garantir um ambiente democrático que não dificulte o convívio saudável de pessoas independente da raça, credo, orientação sexual e origem.

Não deixe de conferir o e-book: Guia definitivo para captação de alunos. Baixe gratuitamente!

Guia definitivo para a retenção de alunos em escolas particulares

Assine a newsletter do Proesc

Quer receber todas as novidades do mundo educacional em primeira mão? Então assine a newsletter do Proesc e receba conteúdos mais atuais do blog do Proesc.

LEIA MAIS:

Guia completo da retenção de alunos para escolas e cursos

Avaliação da aprendizagem dos alunos e professores

Saiba como atrair alunos com cursos extracurriculares

Curta a página do Proesc no Facebook e seja o primeiro a receber as principais novidades e conteúdos educacionais. Para curtir é só clicar no botão Like Page a seguir.

Deixe seu comentário aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =

Gestão Escolar

  • Fazer a gestão escolar online vale a pena?

    Um dos maiores privilégios que a tecnologia trouxe para a atualidade é a possibilidade de moldarmos nossas atividades do dia a dia como quisermos. Isso se estende à gestão escolar, visto que uma instituição de ensino é composta por áreas diversas, e administrá-las é um grande desafio. São inúmeras tarefas executadas e controladas diariamente, que...

    Transformação digital nas Escolas: o que você precisa saber

    Tecnologia e educação estão cada vez mais próximas. Seja para melhorar a experiência do aluno no ensino-aprendizagem ou melhorar a gestão escolar, a transformação digital nas escolas agora é uma realidade. Entenda neste artigo o que é esta transformação e como implementá-la na sua instituição. O que é transformação digital? Transformação digital é o processo...

  • Gestão de Dados Escolares: tudo o que você precisa saber

    Fazer uma boa gestão dos dados escolares é fundamental para o sucesso de uma instituição de ensino. No entanto, poucos gestores escolares conhecem sobre o assunto. Então preparamos um artigo completo para ajudar você na gestão dos dados da sua escola ou curso. O que são dados escolares? Dado é um valor atribuído a alguma...

    3 Lições da Pandemia para Gestores Escolares

    Certamente a educação foi um dos setores mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. As escolas fecharam, as aulas passaram a ser online e a relação professor – aluno mudou. Mas o que aprendemos com tudo isso? Neste artigo selecionamos 3 lições da pandemia para gestores escolares. Lição 1: O futuro estava mais próximo do...

  • Escola Remota: passo a passo para adaptar

    Apenas aulas remotas não são suficientes para fazer sua escola funcionar de forma remota. Descubra neste artigo o passo a passo para adaptar sua instituição de ensino para uma escola remota. O que é uma escola remota? Com o impedimento das atividades presenciais nas escolas devido a pandemia do novo coronavírus, as instituições de ensino...

    3 Dicas de Biossegurança para Escolas

    A pandemia do Covid-19 afetou profundamente a educação no Brasil e no mundo. Protocolos e medidas de biossegurança foram criados para conter o avanço do novo coronavírus. Com as escolas não foi diferente! Entenda neste artigo a importância da Biossegurança para Escolas e 3 dicas de como aplicar. O que é Biossegurança? De acordo com...

  • 5 dicas para o retorno das aulas presenciais

    Com a diminuição de casos do novo coronavírus, alguns estados brasileiros já estão executando os planos de retomada das atividades econômicas. E com as instituições de ensino não é diferente. Neste artigo, selecionamos dicas práticas que vão auxiliar no retorno das aulas presenciais da sua escola ou curso. Confira: Dica 1: atente-se para as decisões...

    Como adaptar a rotina escolar durante a Pandemia

    Com a paralisação das atividades presenciais das instituições de ensino, a rotina escolar sofreu diversas mudanças. Com o aumento das atividades à distância, os alunos, responsáveis, professores e gestores escolares precisam se adaptar à nova realidade. Por quê adaptar a rotina escolar? As paralisações pegaram todas as instituições de ensino de surpresa, e por isso,...

  • 5 funcionalidades do Proesc que ajudam sua escola na quarentena

    A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) tem afetado bastante nossas rotinas, e com as escolas e cursos não está sendo diferente. Sabemos que nesse momento cada um precisa fazer sua parte para evitar ao máximo a propagação do vírus. Para que sua instituição de ensino não sofra tantos impactos com as paralisações devido ao COVID-19,...

Scroll to top