Solicite uma Demonstraçao.

É gratuito e sem compromisso!

Acesse base.proesc.com para encontrar artigos que vão lhe auxiliar em caso de dúvidas. Basta procurar pela opção que mais se encaixa com a sua situação ou entre em contato com a secretaria da sua escola.

Atenção!

Antes de te direcionar para nosso Whatsapp, informe:

Acesse base.proesc.com para encontrar artigos que vão lhe auxiliar em caso de dúvidas. Basta procurar pela opção que mais se encaixa com a sua situação ou entre em contato com a secretaria da sua escola.

Você sabia que o boleto bancário vai acabar?

É sobre:

4 minutos
Grupo discutindo as possibilidades para quando o boleto bancário acabar
28 de março de 2017
Recentemente, a notícia do Febraban (Federação Brasileira de Bancos) de que boletos sem registro não serão mais emitidos vem mexendo com o sono de muitas pessoas, principalmente de quem emite boleto bancário para realizações de cobrança, como empresas de todos os setores. Pensando numa forma clara e eficiente, nós resolvemos fazer esse texto explicando as possibilidades e esclarecendo as principais dúvidas acerca desse tema tão polêmico.

Qual a diferença entre boleto sem registro e boleto registrado?

Assim como o nome dos boletos denuncia, o que difere entre eles é que um deles é registrado no sistema do próprio banco, e o outro, não. Quando emitimos um boleto registrado, o banco passa a ter todas as informações necessárias sobre a cobrança que se pretende fazer. Desse modo, para que você consiga alterar quaisquer valores e/ou alterar a data de vencimento, é necessário que você envie uma remessa ao banco, contendo todas as suas informações. Essa burocracia não acontecia quando se era emitido boleto sem registro. Outra diferença a ser considerada é a alteração dos valores das tarifas. Para o boleto sem registro, a tarifa é contabilizada apenas quando o boleto é efetivamente pago por meio bancário reconhecido. Contudo, na opção de pagamento de boleto registrado, o banco incide tarifas sobre todas as operações a ser realizadas, como cancelamento, registro e alteração de dados. Ou seja, nesse sentido, podemos pagar, inclusive, mais de uma tarifa dentro do mesmo boleto. Clique no banner e baixe o e-book de manual de gestão financeira para administrar escolas! Então, qual seria a principal vantagem? Simples! No caso de não pagamento do boleto emitido, o mesmo poderá ser protestado em cartório. Muito embora esse não seja considerado um título de crédito, você consegue protestar o título de crédito indicado no boleto, que em sua grande maioria é uma duplicata de serviço ou mercantil. Quando a modalidade não está inserida em nenhum dos campos que dissemos anteriormente, não será possível protestar o boleto.

Quando será o fim dos boletos bancários sem registro no Brasil?

A Febraban, no início do ano, informou através do portal de transparência que haverá processos para a legalização do mesmo. Veja:
  • Junho de 2015: fim da oferta da cobrança sem registro para os novos clientes;
  • Agosto de 2015: Início da operação de base centralizadora de benefícios;
  • Dezembro de 2015: término da cobrança sem registro para a modalidade registrada;
  • Janeiro 2017: início da operação da base centralizadora dos títulos.
Para que você consiga emitir um boleto registrado, será necessário acrescentar alguns dados, como o documento de cobrança e o CPF ou CNPJ daquele pagador no registro bancário. Os boletos emitidos na modalidade sem registro só poderão ser pagos nos bancos emitentes daquele boleto, mesmo que o pagamento seja feito antes da data de vencimento. Clique no banner e fale com um consultor! O que ocorre agora é uma atualização das empresas no modo de emissão dos boletos. Algumas irão repassar os valores das tarifas na mensalidade, e outras optarão por arcar com os mesmos. Seja como for, é importante entender o conceito e tirar todas as dúvidas de um assunto complexo que nos cerca a atualidade. E você, ficou ainda com alguma dúvida que possamos esclarecer?

Como o proesc.com simplifica o boleto registrado?

Várias empresas estão correndo contra o tempo para se adequar às novas regras para emissão dos boletos. Algumas irão repassar os valores das tarifas na mensalidade, e outras optarão por arcar com os mesmos. Para simplificar essa mudança você pode contar com a ajuda do Proesc, um sistema de gestão financeira e escolar completo para gerar boletos e que extinguiu o arquivo de retorno. O Proesc dá a baixa automática na parcela paga, e envia o recibo para o e-mail do cliente. Possui relatórios estratégicos mostrando toda a situação financeira da sua escola, em tempo real. Tem problemas com inadimplência? O Proesc faz a cobrança automática por e-mail e SMS para seus clientes. Ficou com alguma dúvida? Então, acesse o site e inicie uma conversa com um especialista pelo chat! LEIA MAIS: 7 funcionalidades indispensáveis em um sistema escolar online Saiba como fazer a avaliação financeira da escola Segredos para controlar o fluxo de caixa da sua escola

Assine a newsletter do Proesc

Quer receber todas as novidades do mundo educacional em primeira mão? Então assine a newsletter do Proesc e receba conteúdos mais atuais do blog do Proesc. Curta a página do Proesc no Facebook e seja o primeiro a receber as principais novidades e conteúdos educacionais. Para curtir é só clicar no botão Like Page a seguir. <!– 1517514989693 –>
Compartilhe!

Não perca nada!

Receba as novidades mais relevantes do universo da educação em 1ª mão.

Leia Também:

Mensagem Enviada!

Muito obrigado! Agora é só aguardar nossa equipe te chamar! 🤩