3 Lições da Pandemia para Gestores Escolares

Tempo de leitura: 4 minutos

Certamente a educação foi um dos setores mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. As escolas fecharam, as aulas passaram a ser online e a relação professor – aluno mudou. Mas o que aprendemos com tudo isso? Neste artigo selecionamos 3 lições da pandemia para gestores escolares.

Passo-a-passo-para-implementar-o- Planejamenyo-Estratégico-em-escolas-e-cursos-particulares

Lição 1: O futuro estava mais próximo do que imaginávamos!

Tudo o que aconteceu no ano de 2020 não fazia parte do planejamento de ninguém. Mas será que ninguém havia falado sobre as mudanças do futuro na educação?

A verdade é que as aulas online não surgiram na pandemia, tampouco as metodologias ativas de ensino como a gamificação. A educação já estava em processo de mudança, mas em passos lentos.

Na pandemia, a educação precisou inovar no meio online para que escolas e cursos pudessem funcionar. E aqueles mais tradicionais que não buscaram mudar, infelizmente tiveram grandes prejuízos.

A gestão de uma escola não pode ignorar as inovações na educação, fazer isso é correr riscos de não estar preparada para desafios como a pandemia.

Por isso, é muito importante que gestores de instituições de ensino estejam sempre acompanhando as tendências e novidades para a educação.

Lição 2: Não demore para agir!

No ano de 2020 percebemos 2 comportamentos nos gestores escolares: esperar tudo voltar ao normal ou agir para se adaptar.

No entanto, observamos algo ainda mais curioso: tivemos 2 grandes picos de busca pelo Proesc.com.

Caso você não saiba, o Proesc.com é uma plataforma totalmente online que ajuda escolas e cursos a automatizar completamente a gestão pedagógica e financeira, inclusive com ferramentas para aulas online. 

No início da pandemia, tivemos um pico de busca daqueles gestores que procuraram agir para se adaptar. No entanto, em novembro de 2020 tivemos um outro grande pico de busca. 

Qual o motivo? Muitos gestores escolares passaram quase o ano todo de 2020 esperando tudo voltar ao normal, mas em novembro do mesmo ano, a ficha caiu! Então, esses gestores buscaram se adaptar, só que muito tempo havia se passado, e havia pouco caixa disponível para mudanças.

Os gestores escolares que demoraram a se adaptar no início da pandemia, precisaram fazer isso depois, para que as escolas continuassem funcionando, e o resultado na demora foram os prejuízos financeiros.

Aproveitamos e selecionamos um vídeo rápido de depoimento da Blive Ensino Criativo, de Campina Grande – Paraíba, que usou as tecnologias do Proesc para se adaptar a esse período de pandemia. Confira:

Lição 3: Divulgue as inovações da sua escola

Um dos maiores desafios dos gestores escolares foi demonstrar para pais/responsáveis e alunos que o novo momento demandava novas ações.

Com a pandemia, muitas escolas tiveram redução na mensalidade devido a recomendações de instituições como Ministério Público ou até mesmo decisões julgadas.

Então como justificar a manutenção e, em alguns casos, até mesmo o aumento das mensalidades devido a novos investimentos em inovação? A resposta é: divulgação!

Um comportamento muito interessante que observamos em poucas escolas e que deu muito certo foi o aumento da presença nas redes sociais.

Muitas ações, atividades e até mesmo dinâmicas que ficam fechadas em sala de aula, ganharam ainda mais visibilidade. Além disso, algumas escolas também passaram a divulgar as novidades e inovações.

Isso cria um laço com a comunidade da escola e justifica os esforços em prol de uma educação de qualidade. 

Ou seja, o gestor precisa entender que aquilo que não é visto nos canais digitais, não é percebido por pais/responsáveis e alunos. A divulgação ajuda sua escola a se posicionar e ganhar credibilidade mesmo em momentos difíceis!

Quer saber como o Proesc ajuda escolas e cursos a inovarem a educação? Fale com um dos nossos consultores educacionais clicando aqui.

Agende uma demonstacao gratis do Proesc

Assine a newsletter do Proesc

Quer receber em primeira mão os artigos do blog do Proesc.com? Então assine a newsletter do Proesc e receba conteúdos, dicas e novidades do mundo educacional!

LEITURAS ALTAMENTE RECOMENDADAS:

Como adaptar a rotina escolar durante a Pandemia

Como utilizar gamificação na educação online para engajar alunos

3 Dicas de Biossegurança para Escolas

Aproveite e curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

Proesc.com

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário