Marketing para atrair alunos: aprenda como fazer!

Tempo de leitura: 10 minutos

De um lado, uma faculdade particular com longas filas de candidatos ao seu vestibular. Do outro, uma escola de idiomas com salas sempre lotadas de estudantes. Duas instituições diferentes, mas que dividem o mesmo sucesso. O segredo delas? Ambas sabem como fazer marketing para atrair alunos.

No Brasil, temos cerca de 2.407 instituições de ensino superior, fora as escolas profissionalizantes, técnicas e de idiomas, todas disputando os cidadãos que desejam adquirir conhecimento e criar uma carreira.

Nesse cenário de alta competitividade, uma boa estratégia de marketing digital pode ser o diferencial que atrairá mais alunos para a sua escola ou faculdade. Para saber como obter esse poder e usá-lo ao seu favor, continue lendo esse artigo!

Como o marketing funciona para atrair alunos

Você pode estar pensando algo como “Certo, esse papo de marketing é muito bonito, mas eu não acho que faça tanta diferença assim”. Essa é uma linha de pensamento justa. Afinal, você não quer perder seu tempo com falsas promessas e técnicas que não dão em nada.

Por isso, antes de aprendermos como fazer uma boa estratégia de marketing para atrair alunos, vamos entender como esse conhecimento pode ser útil para você.

Em 2016, nós realizamos a pesquisa EduTrends, com a participação de mais de 18 mil instituições de ensino do Brasil. Nossa intenção era entender o panorama das dificuldades e objetivos dessas empresas no país.

Nós descobrimos com essa pesquisa que cerca de 66,5% das instituições pesquisadas investem em marketing offline, enquanto 81,3% delas direcionam recursos para o marketing digital.

Os resultados foram surpreendentes: apenas 69,3% das instituições que usam o marketing offline possuem um retorno muito ou moderadamente positivo. Já entre as empresas que usam o marketing digital, esse percentual pulou para 82,4%.

Além disso, nós descobrimos que:

  • instituições de ensino que investem em marketing digital possuem 8x mais visitas e 9,5x mais leads;
  • 79% de todas as instituiçoes utilizam o Marketing de Conteúdo;
  • quem usa o Marketing de Conteúdo possui 2,2x mais visitas em seu blog;
  • para 47,73% das instituições que não investem em marketing digital, o maior desafio que enfrentam é como alcançar o público.

Você pode saber mais sobre a EduTrends 2016 nesse link e acessar o nosso relatório completo.

Mas por que o Marketing Digital e o Marketing de Conteúdo geram esses resultados tão positivos para escolas e faculdades? Nós encontramos 3 razões:

Não é intrusivo

Diferente do Marketing Offline, que interrompe programas de TV ou as pessoas nas ruas com flyers, cartazes e outdoors, a grande parte das técnicas de Marketing Digital não é intrusiva.

Assim surgiu a metodologia do Inbound Marketing, também chamado de marketing de atração.

Ao procurar atrair o aluno ao invés de interrompê-lo, essas estratégias apresentam taxas de conversões e retornos maiores para quem as utiliza.

Efetivo em entregar a mensagem

O Marketing de Conteúdo possui uma grande eficiência em entregar a mensagem da escola para o aluno.

Com as ferramentas de segmentação do Facebook, Google ou outras redes sociais, é possível dialogar diretamente com seu público-alvo, sem desperdiçar tempo ou dinheiro.

Tem baixo custo

Atualmente, as técnicas de Marketing Digital e de Conteúdo são mais baratas do que estratégias de Marketing Offline. Quer um exemplo?

Segundo um estudo da Martech, em 2016, o custo por lead de empresas que utilizam o Marketing Digital é 3x mais barato do que o de empresas que não seguem o mesmo modelo.

Agora que você já viu que dá para gastar menos, atingir mais pessoas e conseguir mais matrículas para sua instituição de ensino, está interessado em aprender fazer tudo isso? Se sim, continue lendo!

O que você precisa antes de planejar sua estratégia

Você já deve ter ouvido falar que não é possível fazer uma omelete sem quebrar alguns ovos. Da mesma forma, não dá para elaborar uma boa estratégia de marketing para atrair alunos sem as ferramentas certas à disposição.

Existem 3 instrumentos primordiais que você precisará ter em mãos antes mesmo de começar o seu planejamento de marketing para captar alunos. Confira quais são:

Conhecimento teórico

É claro que existe uma pequena chance de você acertar tudo e fazer uma boa campanha de marketing para atrair alunos sem nenhuma base teórica, mas seria na sorte, sem grandes probabilidades de repetir.

Portanto, se você quer elaborar uma campanha para a sua instituição de ensino, precisará aprender sobre a teoria do marketing ou contratar uma agência terceirizada para trabalhar por você.

De maneira resumida, existem dois grandes conceitos que você precisa dominar antes de fazer seu plano de marketing. O primeiro é o Funil de Marketing e Vendas.

Esse funil é uma espécie de caminho que o consumidor precisa fazer para ir de um completo desconhecido até cliente assíduo da sua empresa. Os primeiros três passos desse funil são a parte de marketing, quando o consumidor se torna um visitante, lead e depois uma lead qualificada na sua estratégia.

A parte final do funil é tarefa do time de vendas, onde o consumidor deverá se matricular na sua instituição de ensino.

Já o segundo grande conceito teórico que você deve dominar é o de personas. Elas são a base de qualquer campanha de marketing e tão importantes que vamos falar sobre elas com mais detalhe a seguir.

Personas

Personas são perfis semi-fictícios que exemplificam o consumidor ideal da sua empresa. A ideia desse recurso é ir além das características genéricas como gênero, idade e renda, e abordar os objetivos, necessidades e desafios dos seus clientes, além das soluções que sua escola tem a oferecer.

Essas ferramentas são úteis, pois oferecem maiores detalhes sobre seus consumidores e ajudam o time de marketing a produzir o conteúdo perfeito para dialogar com seus possíveis clientes.

Com as informações fornecidas pelas personas, a empresa pode estabelecer uma estratégia de conteúdo completa para conduzir o consumidor por todos os estágios do funil de vendas.

Plataforma de Marketing

Por fim, o terceiro item que você precisa ter em mãos antes de dar início à execução da sua estratégia de Marketing Digital é uma plataforma. Afinal, sua empresa precisa de um espaço para dialogar com os consumidores.

O modelo mais utilizado no Marketing de Conteúdo envolve três plataformas diferentes:

  • um blog para hospedar o conteúdo da estratégia;
  • perfis em redes sociais para interagir e promover o conteúdo;
  • newsletter e e-mail marketing para aprofundar a relação com os consumidores e leads.

Isso não é uma regra, porém o modelo mais adequado para a sua instituição de ensino vai depender dos seus recursos e estratégia.

Como fazer marketing para atrair alunos

Agora que estamos preparados com conhecimento e com as ferramentas certas para o trabalho, vamos montar nossa ação de marketing para atrair alunos. Por onde começamos?

Qualquer estratégia de marketing é dividida em três estágios: o planejamento, a execução e a revisão. Confira abaixo mais detalhes sobre cada um deles!

Planejamento

A fase inicial da sua estratégia de marketing é marcada pela definição do que será feito, quando e para quem. Ou seja: qual conteúdo será produzido para qual persona e em qual momento.

Para isso, você precisará definir as suas personas e entender as necessidades delas em cada estágio do Funil de Marketing e Vendas.

Uma instituição de ensino pode ter vários tipos de personas diferentes. Por exemplo:

  • pais de adolescentes que vão terminar o Ensino Médio;
  • adultos que buscam por recolocações no mercado de trabalho;
  • jovens tentando decidir qual carreira seguir;
  • interessados em aprender uma profissão técnica;
  • interessados em dominar um novo idioma.

Depois de identificar quais personas procuram pelos serviços da sua instituição de ensino, será importante entender quais as necessidades delas em cada fase do funil de vendas. Ou seja: como atraí-las para sua plataforma e como convencê-las que seus serviços são essenciais para elas.

Esse cruzamento de informações resultará em um calendário editorial completo para sua estratégia de Marketing de Conteúdo. O próximo passo é colocá-lo em execução!

Execução

Com tudo planejado, é hora de colocar a mão na massa e criar o conteúdo ideal para alimentar a sua estratégia de marketing para atrair alunos.

Para tal, você precisará seguir algumas regrinhas:

  • escreva bons títulos para seus posts;
  • produza seu conteúdo pensando sempre nas necessidades da persona;
  • estruture seu texto em subtítulos e listas;
  • use dados para embasar seus argumentos;
  • se comunique de forma clara e direta;
  • evite erros de português para não perder sua credibilidade como autor.

Com o material produzido, sua segunda função será divulgá-lo para que ele alcance seu alvo. Cada tipo de persona costuma habitar um lugar diferente e, portanto, exigirá diferentes formas de promoção de conteúdo.

Jovens, por exemplo, estão mais nas redes sociais como o Instagram, Twitter ou Snapchat, enquanto adultos usam mais o motor de busca do Google ou o Facebook. Utilize a ferramenta certa para chegar até a pessoa pretendida.

Revisão

Um dos segredos do sucesso de uma boa estratégia de marketing que atrai alunos é que ela nunca está perfeita. Para alcançar a excelência, é necessário iniciar um processo de revisão constante para sempre melhorar sua campanha.

Estabeleça as métricas corretas para mensurar seu trabalho e confira constantemente os resultados obtidos pela sua estratégia.

Em seguida, use esses dados como base para detectar problemas na sua estratégia e tentar elaborar soluções. Ferramentas como os Testes A/B, por exemplo, são muito úteis na hora de encontrar a resposta ideal para os defeitos da sua campanha.

Fale com um consultor

Não hesite em repetir o processo de revisão da sua estratégia várias e várias vezes. Se sempre buscar otimizar seu trabalho, sempre obterá resultados incríveis.

Como deu para ver, elaborar uma boa campanha de marketing para atrair alunos envolve muito esforço, dedicação e trabalho duro. Porém, os resultados podem ser excelentes!

Se você precisa de mais ajuda nessa área, confira nosso artigo especial com 12 tipos de conteúdos que ajudarão a gerar leads para a sua instituição de ensino!

Assine a newsletter do Proesc

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão assim que são publicados? Então assine a newsletter do Proesc agora mesmo e fique por dentro dos melhores conteúdos sobre o mundo educacional.

LEITURAS ALTAMENTE RECOMENDÁVEIS:

Marketing digital para escolas e cursos: saiba como fazer!

Portal das escolas: captar alunos nunca foi tão fácil!

Guia completo da retenção de alunos para escolas e cursos

Curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.