Transformação digital nas Escolas: o que você precisa saber

Tempo de leitura: 5 minutos

Tecnologia e educação estão cada vez mais próximas. Seja para melhorar a experiência do aluno no ensino-aprendizagem ou melhorar a gestão escolar, a transformação digital nas escolas agora é uma realidade. Entenda neste artigo o que é esta transformação e como implementá-la na sua instituição.

O que é transformação digital?

Transformação digital é o processo no qual pessoas, instituições ou empresas usam a tecnologia para melhorar o desempenho nas atividades do dia a dia. 

Diferente da ideia de “digitalizar”, que tem o significado de trazer uma informação para o digital, a transformação digital implica em mudanças estruturais e comportamentais sobre o uso de tecnologias.

Este uso no dia a dia permite automatizar ações operacionais, gerar informações a partir de uma grande quantidade de dados e gerar análises preditivas a partir de tendências. Você pode usar estas aplicações para tomar decisões simples e corriqueiras ou até mesmo melhorar a gestão de uma instituição de ensino.

Uma área com grande transformação digital é a comunicação! Tecnologias como Whatsapp, Telegram ou redes sociais como o Facebook mudaram completamente a forma como nos comunicamos, gerando mais simplicidade e praticidade na interação com outras pessoas.

Guia-completo-sobre-Big-Data-na-educação

A Transformação Digital na Educação

A transformação digital é um processo que também impactou a educação. Com a pandemia do covid-19, este processo foi acelerado.

A Transformação Digital na educação é fortemente observada nas inovações no processo de ensino-aprendizagem, possibilitando que os alunos aprendam mais e com uma experiência melhor para além dos muros da sala de aula.

A aplicação de tecnologias como linguagem computacional, inteligência artificial, Internet das coisas (IoT) e robótica na educação para melhorar o processo de ensino, ficou conhecida como Educação 4.0.

Exemplos incríveis da aplicação da Educação 4.0 são o uso de jogos educativos que ensinam sobre tecnologias, como o Code.org , ou então a melhora da experiência na aprendizagem, como o tour digital da Pinacoteca, museu de São Paulo.

DICA DE LEITURA: Como utilizar gamificação na educação online para engajar alunos

A Transformação Digital nas Escolas

Para entender melhor o impacto da transformação digital nas escolas, é preciso conhecer os 5 domínios da era digital nos negócios, que David L. Rogers apresenta no livro “Transformação Digital: repensando o seu negócio para a Era Digital”. São eles: 

  1. Clientes: a tecnologia muda completamente a forma como lidar com os clientes tanto antes, durante e depois da venda. É muito importante que neste processo a experiência e expectativas dos clientes sejam alcançadas.
  1. Competição: cada vez mais a tecnologia tem sido um diferencial competitivo e impactando diretamente a relação entre concorrentes e fornecedores;
  1. Dados: considerado o “petróleo” deste século, o aumento da capacidade de armazenamento e organização dos dados nos permite usá-los para aumentar os resultados financeiros de um negócio;
  1. Inovação: a mudança de uma percepção pontual de inovação para a inovação contínua permitiu que as tecnologias conseguissem melhorar cada vez mais em um período menor de tempo;
  1. Valor: o uso de tecnologias gera mais valor para um negócio quando seus clientes sentem de perto as melhorias.

No contexto escolar é possível observar os impactos gerados pela tecnologia em cada um dos 5 domínios apresentados por David L. Rogers.

A transformação digital nas escolas permite que desde o professor ao aluno tenham uma experiência melhor dentro ou fora da sala de aula, e a gestão escolar se torna mais inteligente e menos trabalhosa. A inovação percebida e gerando real valor, cria um verdadeiro diferencial competitivo para as instituições de ensino.

Como implementar a transformação digital nas escolas

A principal dica para implementar a transformação digital na sua escola é criar um projeto com um objetivo definido. Por exemplo, os processos da secretaria da sua escola são demorados e usam muito papel, você pode melhorar o desempenho deste setor através do uso de tecnologia.

Na hora de organizar o projeto, leve em conta os pontos a seguir:

  • Quais os desafios atuais que você busca solucionar através da tecnologia,
  • Quais as expectativas de otimização com o uso de tecnologias,
  • Quais as tecnologias do mercado resolvem o problema,
  • Quais os investimentos necessários,
  • E o retorno do investimento esperado.

É muito importante que a gestão da instituição de ensino esteja à frente da transformação digital para que inspire e ajude os demais setores nas adaptações às novas tecnologias.

A transformação digital nas escolas traz resultados incríveis na gestão escolar, redução da inadimplência e no ensino, gerando valor para todos os envolvidos neste processo.

Assine a newsletter do Proesc

Gostou de conhecer sobre a transformação digital nas escolas? Assine a newsletter do Proesc e receba conteúdos, dicas e novidades do mundo educacional!

LEITURAS ALTAMENTE RECOMENDADAS:

3 Lições da Pandemia para Gestores Escolares

Matrícula digital: economia para a secretaria de educação

Tecnologia na educação infantil: como as escolas devem lidar?

Aproveite e curta também o nosso Facebook, siga-nos no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

Proesc.com

O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário